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Capítulo 1
Golf 2013 – Diagnóstico no sistema de climatização
Já faz algum tempo que o sistema de climatização deixou de ser somente um componente que proporciona conforto etornou-se um item de segurança ativa.Isso porque um habitáculo do veículo com a temperatura desejada pelos ocupantes contribui para que o condutor esteja com a sua frequência cardíaca dentro da faixa ideal e nível de transpiração aceitável e, com isso, os seus reflexos não são comprometidos. Além disso, nos dias quentes e chuvosos os fatores climáticos promovem o embaçamento dos vidros;mas, se o veículo estiver com o sistema de climatização ligado, a umidade do habitáculo será diminuída, desembaçando todos os vidros e garantindo a visibilidade do condutor.
O circuito de refrigeração
O sistema de climatização conta com um circuito de refrigeração hermeticamente fechado, o qual trabalha com certa quantidadede fluido refrigerantecom a denominação R134a (determinada de acordo com as dimensões do habitáculo de cada veículo).
O circuito básico de refrigeração é hermeticamente fechado
De forma geral, o circuito refrigerante é constituído por:
Compressor (A)à Responsável por promover uma diferença brusca de pressão entre as linhasde alta e baixa pressões. Esse é o único componente do circuito que tem a incumbência de realizar trabalho eproduzir pressão. Para seu funcionamento, o compressor recebe fluido refrigerantena linha de baixa pressão no estado frio e gasoso (sempre nessas condições, pois se existir fluido no estado líquido nessa linha de entrada pode ocorrer um calço hidráulico no compressor).
Condensador (B)à Está alojado no conjunto de radiadores do veículo. Nesse ponto do circuito de refrigeração, o fluido refrigeranteencontra-se no estado quente e gasoso, pois esse fluido acabou de sofrer um aumento de pressão proveniente do trabalho do compressor, o que consequentemente aumentou a sua temperatura. Com isso, a função desse condensador é promover um resfriamentonesse fluido com a ajuda do