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Funcionamento do sistema


A transmissão aplicada no Volkswagen up! i-motion é do tipo automatizada. Esse tipo de transmissão é muito confundido com o automático, porém há diferenças entre eles. A automatizada possui todos os componentes de um sistema manual, mas é controlada por um gerenciamento eletrônico, isto é, possui uma embreagem, luvas com garfos de engate e anéis sincronizadores, entre outros componentes de um conjunto manual

Da Redação
22 de julho de 2024

Capítulo 1 

Funcionamento do sistema  


A transmissão aplicada no Volkswagen up! i-motion é do tipo automatizada. Esse tipo de transmissão é muito confundido com o automático, porém há diferenças entre eles. A automatizada possui todos os componentes de um sistema manual, mas é controlada por um gerenciamento eletrônico, isto é, possui uma embreagem, luvas com garfos de engate e anéis sincronizadores, entre outros componentes de um conjunto manual. Já a transmissão automática não possui embreagem para transmitir o torque entre o motor e a transmissão, possuindo um conversor de torqueresponsável por esta função. 

O sistema i-motion é projetado para conseguir o conforto de uma transmissão automática com a economia de uma manual, pois não requer que a embreagem seja acionada nem que as marchas sejam trocadas, e ao mesmo tempo garante economia de combustível, além de proporcionar uma manutenção mais barata.  

A transmissão automatizada do up! possui muitas funções de sistema automático, mas também tem características de transmissão manual. Essa transmissão consegue realizar as trocas de marchas automaticamente, portanto não existe um pedal de embreagem;o gerenciamento eletrônico controla o acionamento da embreagem e os engates das marchas, que ocorrem da mesma forma que na manual. Essa transmissão também possui o chamado auto-down, que significa que o sistema diminui automaticamente as marchas conforme a velocidade diminui.  

Outra característica do sistema é a proteção contra sobregiro;isso quer dizer que o sistema nunca irá permitir o engate de primeira marcha a uma velocidade de 100 km/h, por exemplo. Nessa condição, a rotação do motor se elevaria em excesso, causando danos ao motor. Portanto, para cada marcha solicitada o sistema verifica a possibilidade de engate. O sistema também executa a diminuição automática quando o kick-

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