Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Volkswagen
  4. /
  5. Estratégias de funcionamento do sistema Start-Stop do Jetta 2019

Estratégias de funcionamento do sistema Start-Stop do Jetta 2019


É cada vez mais comum você estar parando o seu veículo, por exemplo, em um semáforo fechado, e perceber que o motor do carro ao lado foi desligado.

Da redação
08 de julho de 2024

O que chama ainda mais atenção é que, no momento que esse semáforo abre, o veículo do motor recém-desligado volta a funcionar. Pois bem, o veículo em questão é equipado com o sistema Start-Stop, que consiste na tecnologia capaz de desligar e religar automaticamente o motor nas paradas breves, em semáforos ou por determinadas condições do tráfego.  

Esse sistema foi desenvolvido com o propósito inicial de diminuir a emissão de gases poluentes pelo motor, principalmente nas situações de “anda e para” ocasionadas pelo volume de veículos circulando ao mesmo tempo nos grandes centros urbanos.  

O Start-Stop promove vantagens, tais como:  

Economia de combustívelà Como o funcionamento do motor consome combustível mesmo em marcha-lenta, desligá-lo em breves paradas contribui para a economia durante o trajeto. 

Conforto acústicoà O motor desligado enquanto o veículo estáparado significa menos ruído sendoemitido, especialmente quando há uma concentração de veículos em um pequeno espaço, como em semáforos fechados. 


Para as explicações do sistema Start-Stop, iremos nos basear no veículo Jetta 2019, que é equipado de série com esse sistema. Porém, toda sua estrutura é similar aos demais veículos montados sob a plataforma MQB (Estratégia de Montagem Modular Transversal). 

O sistema Start-Stop diferencia-se de outros sistemas justamente por não possuir sensores, atuadores e nem unidade de controle próprios. Ele consiste em integrar diversos sistemas cujas informações irão contribuir para que o motor possa ser desligado ou impedido de desligar nas breves paradas do veículo. Para se ter uma ideia, em uma parada breve na qual o sistema Start-Stop decidiu desligar o motor, algumas atividades realizadas pelos sistemas do veículo devem estar aptas ao funcionamento independentemente do estado do motor. São elas: energia mínima acumulada na bateria, para garantir a partida do motor e a alimentação elétrica da rede de bordo; concentração mínima de vácuo no servofreio, para garantir algumas ações de frenagens;entre outros exemplos.  

Funcionamento do Start-Stop 

Ao funcionar o veículo, o sistema Start-Stop já estará ativo. As estratégias de funcionamento acontecem dentro de dois processos distintos: processo de parada e processo de partida.  

Processo de parada–

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Volkswagen
Volkswagen
Procedimento de sincronismo do motor EA189 2.0 TDI da picape Amarok
Volkswagen
Volkswagen
Sistema start-stop do T-Cross 2019: eficiência e economia em movimento
Volkswagen
Volkswagen
Remoção das correntes de sincronismo do motor 3.0 V6 da picape Amarok