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Capítulo 1 – Eixo traseiro do Amarok; Funcionamento e manutenção
O eixo traseiro do Volkswagen Amarok é um sistema simples de pouca manutenção. O sistema de tração traseira inicia-se com o eixo cardã, que distribui a rotação até o eixo traseiro. O cardã pode ser movimentado pela caixa da transferência no caso dos modelos 4x4 permanente ou 4x4 engatáveis. Já no caso dos modelos 4x2, o cardã é conectado diretamente na saída da transmissão até o conjunto do eixo traseiro, portanto os eixos se diferem de acordo com o sistema de tração do Amarok e de acordo com as especificações de ano e motorização do veículo.
Podemos notar na comparação entre os modelos 4x4 e 4x2, o comprimento diferente dos eixoscardãs.
O eixo cardã aciona o conjunto do eixo traseiro, formado por um sistema de transmissão em 90°, conjunto diferencial e semi eixos que conectam até as rodas.
O sistema de transmissão em 90° é formado por um conjunto coroa e pinhão do tipo hipóide. Esse sistema possui características de resistência e baixo ruído, quando comparado a uma engrenagem helicoidal comum.
A imagem acima mostra o desenho da engrenagem hipóide do conjunto coroa e pinhão do eixo traseiro do Amarok.