Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Técnicas de Reparo de Módulos de Injeção Eletrônica, Aula 2: Central Bosch ME 17.5.20

Técnicas de Reparo de Módulos de Injeção Eletrônica, Aula 2: Central Bosch ME 17.5.20


Acompanhe passo a passo a resolução de mais um caso, desde os sintomas inciais do problema no veículo, os itens avaliados no diagnóstico e  os procedimentos de reparo da ECU

André Miura
25 de maio de 2016

Vamos pensar que um VW Gol G6 1.0 2014 chegou em sua oficina, pois não estava funcionando. Ao tentar dar partida, o motor até gira, mas não permanece em marcha lenta.  

1º passo
1° passo - Com um scanner analisar o sistema de injeção eletrônica e com base no nosso exemplo encontramos falha na bobina de ignição. (Foto 1)

2° passo - verificar o chicote elétrico, desde o bocal da ECU até a bobina e assim certificar que o mesmo não esteja rompido em algum ponto, para isso utilize um multímetro e o esquema elétrico do veículo. Se estiver rompido refaça o chicote, utilizando forro de solda, estanho e isolando, caso não esteja, deve seguir os passos seguintes (ver diagrama na página seguinte).  ECU REPAIR 3 – Terminal referente ao sinal de acionamento da bobina de ignição 1

3° passo – Conecte o osciloscópio no terminal do bocal da ECU referente à saída de sinal para acionamento da bobina, como mostra a foto 2. 

 

ECU REPAIR 4 – sinal de saída para acionamento da bobina de igniçãoO sinal de saída desse pino deve ser semelhante à foto 3. 

ECU REPAIR 5 – Componente responsável por acionamento da bobinaSe o sinal referente à imagem anterior (ECU REPAIR 4) for encontrado troque a bobina e teste o veículo, caso não seja encontrado, siga o próximo passo. 

4° passo – abra a central de injeção eletrônica e encontre o componente responsável pelo acionamento da

bobina de ignição (foto 4). 

 

 

5° passo – encontre o terminal do drive responsável pela saída do sinal (foto 5). 

ECU REPAIR 6 – Terminal responsável pela saída do sinal

6° passo – Novamente com o osciloscópio, verifique se o sinal de saída do terminal 33 é semelhante à imagem mostrada anteriormente (ECU REPAIR 4). Se houver sinal, siga a trilha desse terminal do drive até o terminal do bocal da ECU e certifique-se que a trilha não esteja rompida. Caso não haja sinal, siga os próximos passos. 

ECU REPAIR 7 – Terminal responsável pela entrada de alimentação do mult-drive

7° passo – Encontre o terminal, em que chega alimentação para o multi-drive (foto 6).

8° passo – Com um multímetro meça a tensão entre o terminal 42 do multi-drive e o GND e certifique-se que a tensão é de 12 volts. Se houver alimentação troque o multi-drive (BOSCH 400049), caso contrário, se não houver alimentação siga a trilha do terminal 42 do multi-drive e conclua que não há trilha rompida. 

Importante: Como a ECU é um componente de vital importância para o sistema do veículo e pode acarretar em graves consequências caso ocorra uma falha, é imprescindível que no momento da reparação o técnico responsável pelo serviço utilize certos critérios, como: 

1° substituir o componente defeituoso por um com as mesmas especificações do original definido pelo fabricante. 

2° após a realização do reparo deve-se testar a ECU em um simulador de bancada e garantir que este simule todo o consumo elétrico do veículo, para que não ocorra falhas quando a ECU for posta em trabalho real. 

3° realizar análise técnica do sistema com um scanner e certificar-se que não há falhas. 

Seguindo esses critérios e certificando que não há falhas, a ECU pode ser liberada para uso no veículo. 

Financeiramente, o reparo de ECU é uma área muito produtiva. De acordo com o exemplo citado, caso o reparador necessite trocar o MULT-DRIVE 40049, irá gastar em torno de R$ 40,00 no componente. Diante disso, não há necessidade de trocar o Módulo de injeção e também não será preciso mexer no sistema de imobilizador. Com isso, o custo pago pelo cliente referente ao serviço será bem menor e a margem de lucro da empresa será bem maior, sem falar em relação ao tempo do serviço, que é bem mais rápido.  

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Quais motivos causam barulho na correia de acessórios
Técnicas
Técnicas
Turbo Flutter: O que é, por que acontece e quais os riscos para o motor
Técnicas
Técnicas
O que é Remap de Motores?