Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Dando seqüência a esta série de matérias sobre o be a bá da parte elétrica, falaremos agora sobre relés. Como funcionam, onde ficam e para que servem. Ao olhar uma base de fusíveis com vários relés, você se pergunta qual é o acessório que estes relés estão auxiliando. Olha e não encontra nenhuma identificação. Você abre o capô lá tem mais relés, também debaixo do porta luva, nas laterais e etc.
E quando precisamos localizar os relés da ventoinha de alta e baixa velocidade, bomba de combustível, dentre outros, alguns deles ficam na base de fusíveis, outros ao lado da bateria, próximo ao motor e outros ao lado da central do módulo de injeção. Mesmo com a prática não temos muita informação sobre os relés, pois são muitos.
Então vamos a algumas dicas de funcionamento e identificação:
O relé auxiliar é um amplificador de corrente. Isto é, através de uma pequena corrente fluindo na bobina que está conectada aos terminais 85 e 86 do relé é possível controlar uma corrente de até 70 ampères, dependendo do tipo e aplicação do relé, nos contatos 30 e 87. Utiliza-se o terminal 30 como entrada de sinal positivo da bateria, passando pela base de fusível, e o terminal 87 como saída para o acessório.
A bobina não tem polaridade, isto é, qualquer um deles pode ser entrada negativa ou positiva proveniente de uma linha 15, pós chave. Algumas montadoras trabalham com o terminal 86 da bobina recebendo sinal da linha 15 pós chave e outras o 85, mas isso é fácil identificar com uma simples lâmpada de teste, exceto alguns relés auxiliares especiais que possuem diodo de proteção, nesse caso o terminal 86 é pós chave, linha 15 e o terminal 85 é negativo.
Lâmpada de teste 12V
Dica Importante: Nunca teste alimentação de bomba de combustível e ventoinha com multímetro e nem com caneta de polaridade. Já peguei vários casos em oficinas em que o reparador mesmo utilizando Scanner, multímetro e lâmpada de polaridade sem encontrar o defeito. Com essa lâmpada de teste descobri no ato o que acontecia. O multímetro marca os 12V e a lâmpada de polaridade acendia a luz vermelha indicando que havia corrente. Mas que era na verdade um retorno de corrente.
Para identificar o acessório que um relé auxiliar esta operando é muito fácil, basta fazer um jump entre os terminais 30 e 87, assim o acessório que ele estiver operando irá ligar.
Antes de fazer o jump, verifique se há alimentação com a lâmpada de teste 12V. Desta forma você irá identificar para que serve o relé que você tirou da base de fusível.
Atenção: Esse teste só serve para relés com essa numeração de terminais, mais para frente vamos aprender sobre os relés temporizadores das travas e vidros elétricos.
Na parte elétrica de um automóvel, não importa as cores dos fios ou dos reles, nem onde ficam, o que importa para nós é saber como funciona. Eu já fiz vários chicotes com todos os fios azuis, pretos, etc., então vamos nos apegar a aprender a identificá-los.
Referente à lâmpada de teste 12V, como algumas pessoas falam que queima módulo, não é verdade, e lógico, um leigo queima até trocando uma bateria. O Profissional sabe onde pode trabalhar com a lâmpada de teste 12V e onde deve utilizar a caneta de polaridade.