Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Parte 8 - De maneira simples aprenda parte elétrica

Parte 8 - De maneira simples aprenda parte elétrica

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Alexandre Pandolfi Peres
08 de novembro de 2010

Dando seqüência a esta série de matérias sobre o be a bá da parte elétrica, falaremos agora sobre relés. Como funcionam, onde ficam e para que servem. Ao olhar uma base de fusíveis com vários relés, você se pergunta qual é o acessório que estes relés estão auxiliando. Olha e não encontra nenhuma identificação. Você abre o capô lá tem mais relés, também debaixo do porta luva, nas laterais e etc.


E quando precisamos localizar os relés da ventoinha de alta e baixa velocidade, bomba de combustível, dentre outros, alguns deles ficam na base de fusíveis, outros ao lado da bateria, próximo ao motor e outros ao lado da central do módulo de injeção. Mesmo com a prática não temos muita informação sobre os relés, pois são muitos.

Então vamos a algumas dicas de funcionamento e identificação:
O relé auxiliar é um amplificador de corrente. Isto é, através de uma pequena corrente fluindo na bobina que está conectada aos terminais 85 e 86 do relé é possível controlar uma corrente de até 70 ampères, dependendo do tipo e aplicação do relé, nos contatos 30 e 87. Utiliza-se o terminal 30 como entrada de sinal positivo da bateria, passando pela base de fusível, e o terminal 87 como saída para o acessório.


A bobina não tem polaridade, isto é, qualquer um deles pode ser entrada negativa ou positiva proveniente de uma linha 15, pós chave. Algumas montadoras trabalham com o terminal 86 da bobina recebendo sinal da linha 15 pós chave e outras o 85, mas isso é fácil identificar com uma simples lâmpada de teste, exceto alguns relés auxiliares especiais que possuem diodo de proteção, nesse caso o terminal 86 é pós chave, linha 15 e o terminal 85 é negativo.

Lâmpada de teste 12V

Dica Importante: Nunca teste alimentação de bomba de combustível e ventoinha com multímetro e nem com caneta de polaridade. Já peguei vários casos em oficinas em que o reparador mesmo utilizando Scanner, multímetro e lâmpada de polaridade sem encontrar o defeito. Com essa lâmpada de teste descobri no ato o que acontecia. O multímetro marca os 12V e a lâmpada de polaridade acendia a luz vermelha indicando que havia corrente. Mas que era na verdade um retorno de corrente.
Para identificar o acessório que um relé auxiliar esta operando  é muito fácil, basta fazer um jump entre os terminais 30 e 87, assim o acessório que ele estiver operando irá ligar.


Antes de fazer o jump, verifique se há alimentação com a lâmpada de teste 12V. Desta forma você irá identificar para que serve o relé que você tirou da base de fusível.
Atenção: Esse teste só serve para relés com essa numeração de terminais, mais para frente vamos aprender sobre os relés temporizadores das travas e vidros elétricos.


Na parte elétrica de um automóvel, não importa as cores dos fios ou dos reles, nem onde ficam, o que importa para nós é saber como funciona. Eu já fiz vários chicotes com todos os fios azuis, pretos, etc., então vamos nos apegar a aprender a identificá-los.
Referente à lâmpada de teste 12V, como algumas pessoas falam que queima módulo, não é verdade, e lógico, um leigo queima até trocando uma bateria. O Profissional sabe onde pode trabalhar com a lâmpada de teste 12V e onde deve utilizar a caneta de polaridade.

 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Como é Feita a Troca da Correia Dentada do EA211 1.6 na Prática
Técnicas
Técnicas
Diagnóstico avançado do sistema ABS e suas falhas mais comuns
Técnicas
Técnicas
Turbina dos motores CSS Prime 1.0 Turbo: Sintomas de Desgaste e Boas Práticas na Manutenção