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Origem do termo cavalos para potência


Entenda como a força dos cavalos foi utilizada como referência por James Watt para criar uma unidade que facilitasse a comparação entre máquinas a vapor e o trabalho animal no século XVIII

Samuel Sousa
18 de julho de 2025

Quando falamos de automóveis, utilizamos diversos tipos de medidas: a velocidade é calculada em quilômetros por hora (km/h), enquanto as cilindradas são obtidas em centímetros cúbicos (cm3) e a relação peso/torque é calculada em quilograma-força-metro (kgfm), para citar alguns exemplos.

No entanto, ao falarmos de potência do motor, nos referimos ao valor com o nome “cavalo”, nomenclatura que soa bastante diferente dos termos matemáticos e técnicos usados nas outras aferências de um veículo.

O nome dessa medida foi concebido pelo engenheiro escocês James Watt no século XVIII, que buscava uma maneira mais eficaz de divulgar a potência do motor a vapor que havia inventado. O produto foi capaz de reduzir o consumo de combustível em 75% comparado a um motor a vapor convencional.

Ao oferecer a criação aos donos de minas de carvão, Watt devia responder quantos cavalos o motor substituiria. Logo o inventor constatou que precisava de uma maneira rápida de fazer esse cálculo, portanto, concebeu uma medida que estimava que um cavalo poderia levantar 150 quilos por 30 metros em um minuto



Este cálculo é um tanto impreciso, já que acredita-se que Watt tenha utilizado cavalos muito jovens para fazer sua estimativa inicial. Outro problema deste valor é que não foi observado que estes animais não trabalham com esse mesmo desempenho durante todo o dia. Mas, para suprir a falta de uma métrica de potência na época, esta aferência era o suficiente – e afinal de contas, o motor inventado por James Watt teve um gigante impacto na Revolução Industrial, portanto, a homenagem é justa. O primeiro carro inventado, o Benz Patent-Motorwagen, não chegava a atingir um cavalo sequer



Como o cálculo é feito?

O valor pode ser aferido por um instrumento chamado dinamômetro. O processo consiste, inicialmente, em colocar o veículo inteiro no equipamento de maneira a verificar a potência que realmente é traduzida no movimento das rodas – a potência do motor é reduzida à medida que o carro faz movimentos mecânicos.

Posteriormente o teste é feito com o motor em bancada sob ambiente controlado, com variáveis como temperatura e pressão definidos conforme normas de padrões da indústria. Após os testes forem feitos em vários motores do mesmo modelo, uma média é feita a partir dos resultados obtidos.

O método utilizado para calcular a potência do motor é baseado na força alcançada (ou também chamado de trabalho) em 1 segundo. Este valor é indicado na unidade de medida Joule (j).

Para isso, deve-se saber a pressão média do motor, o curso do pistão, quantas rotações por minuto o motor alcança e o número de cilindros. Estes fatores são todos considerados e, a partir de seu cálculo, é determinada a Potência.

A partir do momento que se conhece a quantidade de joules por segundo, converte-se em cavalos de potência. Sendo 1000j/s equivalentes a 1,36 cv.



A diferença do termo cavalo entre as regiões:

É válido observar que o termo “cavalo” não é utilizado igualmente em todas as regiões do mundo, devido a diferença entre as medidas imperiais (com métricas como polegadas, milhas e libras, utilizada em países como Estados Unidos e o Reino Unido) e as medidas métricas, conhecidas por nós.

Obviamente a tradução faz parte do processo de inclusão da medida em um país; seria inconveniente dizer “pounds” ao invés de “libras”. Porém, além da tradução, conversões foram feitas para atender essas diferenças de medidas, resultando em uma leve diferença no valor. Portanto, 1 HP (horsepower) não é o mesmo valor que 1 CV (cheval vapeur, literalmente “cavalo-vapor” em francês) ou 1 PS (do alemão pferdestärke).

Ainda assim, a medida mais adequada para aferir potência é o watt (W). Esta medida está dentro dos padrões da SI e pode ser facilmente convertida para as métricas usadas para veículos – prática raramente vista na publicidade automotiva por todo o mundo, adotada apenas pelos catálogos alemães.

No Brasil é comum utilizar a medida “CV”, já que o país utiliza as medições do sistema métrico – portanto, dentro do padrão SI. No entanto, é um erro bastante comum não fazer a conversão da medida americana (HP) para a medida internacional (CV). Isso faz diferença com cifras maiores, a exemplo da potência de um Effa JBC, que varia entre 101,9 HP ou 103,3 CV.

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