Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Falha no freio do Fox não foi causada por componente ligado diretamente a este sistema

Falha no freio do Fox não foi causada por componente ligado diretamente a este sistema

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Alessandro Laino da Costa
25 de outubro de 2012

Acompanhe este caso que parece inusitado, mas acontece com frequência por falta de manutenção preventiva e é de fácil solução, e às vezes evita uma desmontagem desnecessária no sistema de frenagem

 

O cliente chegou à oficina com um Volkswagen Fox 1.0 2008 Total Flex, reclamando que o freio do veículo não estava “estancando” precisamente, e o pedal do veículo se encontrava duro.

DIAGNÓSTICO

Foram examinados o desgaste de itens como pastilhas, discos, tambores e lonas de freios.

TENTATIVAS

Testamos também o hidrovácuo e válvula do hidrovácuo (servo-freio), e todos os componentes do freio estavam em perfeitas condições.

Verificamos se a mangueira de sucção (vácuo) do coletor de admissão estava obstruída, mas estava livre. Antes de trocar o hidrovácuo, funcionamos o veículo sem a carenagem do motor, onde se encontra o elemento filtrante de ar. Ao darmos partida no veículo com o pé no freio, notou-se que o hidrovácuo voltou a funcionar corretamente.

Quando recolocamos a carenagem do motor, o pedal voltava a ficar com o seu curso menor e mais duro. Retiramos o filtro de ar para inspecioná-lo, ele estava totalmente obstruído (sujo).

SOLUÇÃO

O defeito do veículo era no filtro de ar, obstruído e impedindo a passagem de ar da atmosfera, fazendo com que o vácuo diminuísse. O hidrovácuo estava ineficiente.

Ao trocar o filtro de ar, o sistema de freio voltou a funcionar corretamente.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Como é Feita a Troca da Correia Dentada do EA211 1.6 na Prática
Técnicas
Técnicas
Diagnóstico avançado do sistema ABS e suas falhas mais comuns
Técnicas
Técnicas
Turbina dos motores CSS Prime 1.0 Turbo: Sintomas de Desgaste e Boas Práticas na Manutenção