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Acompanhe este caso que parece inusitado, mas acontece com frequência por falta de manutenção preventiva e é de fácil solução, e às vezes evita uma desmontagem desnecessária no sistema de frenagem
O cliente chegou à oficina com um Volkswagen Fox 1.0 2008 Total Flex, reclamando que o freio do veículo não estava “estancando” precisamente, e o pedal do veículo se encontrava duro.
DIAGNÓSTICO
Foram examinados o desgaste de itens como pastilhas, discos, tambores e lonas de freios.
TENTATIVAS
Testamos também o hidrovácuo e válvula do hidrovácuo (servo-freio), e todos os componentes do freio estavam em perfeitas condições.
Verificamos se a mangueira de sucção (vácuo) do coletor de admissão estava obstruída, mas estava livre. Antes de trocar o hidrovácuo, funcionamos o veículo sem a carenagem do motor, onde se encontra o elemento filtrante de ar. Ao darmos partida no veículo com o pé no freio, notou-se que o hidrovácuo voltou a funcionar corretamente.
Quando recolocamos a carenagem do motor, o pedal voltava a ficar com o seu curso menor e mais duro. Retiramos o filtro de ar para inspecioná-lo, ele estava totalmente obstruído (sujo).
SOLUÇÃO
O defeito do veículo era no filtro de ar, obstruído e impedindo a passagem de ar da atmosfera, fazendo com que o vácuo diminuísse. O hidrovácuo estava ineficiente.
Ao trocar o filtro de ar, o sistema de freio voltou a funcionar corretamente.