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A boa notícia é que por força de lei (Portaria nº 009/15-SMT), os novos ônibus que estão entrando em circulação são equipados com o sistema de climatização. Apenas para se ter uma ideia, os ônibus biarticulados tem capacidade de transportar até 300 pessoas.
A manutenção do sistema de climatização em veículos de transporte público deve ser muito mais criteriosa devido ao uso intenso e também pela quantidade de pessoas concentradas no mesmo ambiente. O alerta sobre a manutenção de climatização em ambientes públicos surgiu em 1998 com a morte do ministro das comunicações Sergio Motta, (Fig. 1), provocada por uma bactéria “legionella pneumophila” (Fig. 2) que é agressiva e provoca pneumonia grave. Pode infectar pessoas de todas as idades e é mortal caso não seja tratada em tempo hábil.
Com a publicação da Portaria Nº 3.523 de 28 de agosto de 1998, criou-se o Plano de Manutenção Operação e Controle – PMOC, que é um conjunto de procedimentos legais elaborados para monitorar, adequar e manter os padrões de qualidade do ar em ambientes climatizados de uso público.
Esta portaria trata de ambientes fixos (prédios) e o nosso tema é de ambientes móveis (ônibus, micro-ônibus, vans) que ainda não têm uma legislação específica mas podemos fazer uma correlação devido ao uso coletivo.
A manutenção do sistema de climatização dos veículos de passeio já é bem mais conhecida se comparada com a manutenção em veículos maiores como os ônibus, mas com conhecimento e treinamento é possível executar todas manutenções respeitando as dimensões e volumes dos componentes.
Como funciona o sistema de climatização em um ônibus?
• O sistema de ar-condicionado do ônibus é muito similar ao da linha leve. O princípio básico de funcionamento é igual, sendo que o tamanho e a capacidade de troca térmica de cada componente que serão maiores (Fig. 3).
1. Fluido refrigerante: É um refrigerante qualquer corpo ou substância que age absorvendo o calor de outro corpo. Ele fica pressurizado dentro do sistema de climatização.
2. Condensador: Sua principal função é dissipar o calor absorvido pelo fluido refrigerante, retirado pelo evaporador. O fluido refrigerante superaquecido perde o calor para o meio ambiente, passando do estado gasoso para o estado líquido.
3. Filtro Secador: Elemento essencial para reter a maior parte das impurezas e/ou umidade dos sistema, com o objetivo de evitar que chegue na válvula de expansão e compressor.
4. Válvula de expansão: Um dos principais componentes e de elevada importância para regular o fluxo do fluido refrigerante que chega no evaporador.
5. Evaporador: Tem como objetivo absorver o calor do ambiente interno do ônibus, através do fluido refrigerante que vem em baixa pressão após ser expandido pela válvula de expansão, e passa do estado líquido para o gasoso.
6. Compressor: Ele é o “coração” do sistema. Tem a parte que “puxa” e a parte que “empurra” o fluido refrigerante. Na sucção o fluido entra no compressor em baixa pressão e temperatura e em formato gasoso, e na descarga o fluido aumenta a sua pressão e temperatura.
7. Acionamento do compressor: Através de um sistema de correias, o compressor é tracionado pelo motor do veículo e acionado por uma embreagem eletromagnética.
8. Ventilador do condensador: Ele precisa ser acionado quando a pressão ou temperatura ficar elevada e esta informação é enviada por um pressostato ou sensores instalados no sistema de ar-condicionado. Sua principal função é baixar a pressão no condensador, ajudando a efetuar melhor a troca térmica.
9. Ventilador do evaporador: Eles podem ser acionados com ou sem o ar-condicionado ligado. Sua principal função é ventilar o ambiente interno ou para otimizar a troca térmica do ambiente interno do veículo.
10. Controlador: Como o próprio nome diz, serve para controlar a temperatura interna do veículo, através de um painel controlador permite ao motorista controlar a temperatura interna desejada.
11. Sensor de temperatura: Componente muito importante para medir a sua temperatura interna, localizado no retorno do ar.
12. Placa de Relés: Componente fundamental que aciona o compressor e os ventiladores do condensador e evaporador.
13. Pressostato ou Transdutor eletrônico de pressão: Componente que faz a função de medir a pressão do sistema, através de um interruptor que liga ou desliga um componente. No caso do transdutor, o componente tem a função de transformar a pressão em grandezas elétricas para informar de um modo contínuo a pressão do sistema.
14. Renovação de ar: Sistema muito importante para umidificar o ambiente, e renovar o ar interno do veículo.
15. Filtro de ar: Muito importante para reter micro-organismos suspensos no ar ambiente, antes que suje e/ou contamine o evaporador e o ambiente.
16. Circulação de ar: Através dos dutos, o ar resfriado no evaporador é distribuído no interior do veículo.
17. Drenos: Servem para drenar a água condensada no evaporador para fora do veículo.
Veja em detalhes os componentes do ar-condicionado em ônibus:
MANUTENÇÃO PERIÓDICA/PREVENTIVA
A recomendação dos fabricantes é a substituição do filtro secador a cada um ano. (Sempre verificar o manual de manutenções preventivas de cada fabricante de sistemas).
Como relatado no começo desta matéria, como o ônibus pode ser considerado um ambiente público, recomendamos efetuar higienização com a remoção do fluido refrigerante e do evaporador, com a lavagem manual das aletas do evaporador e dutos do sistema de ar-condicionado do ônibus, a cada 3 meses ou mais dependendo do ambiente (cidade) e da contaminação do mesmo.
Vale ressaltar que com saúde não se brinca e que devemos aplicar com prudência todo o processo e procedimentos de higienização, com produtos específicos que realmente eliminem as contaminações do mesmo.
Até o próximo mês!