Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Técnicas
  4. /
  5. Como testar a pressão de compressão dos cilindros corretamente

Como testar a pressão de compressão dos cilindros corretamente


Neste tópico abordaremos as diferentes formas de se testar pressão de compressão nos cilindros do motor de combustão interna

Glauber Sena
22 de julho de 2025

Se o seu motor perder compressão em um ou mais cilindros, surgirão problemas. De uma falha de ignição a uma redução drástica de potência, alguns problemas graves e complexos podem surgir. Um teste de compressão é, de longe, um dos procedimentos mais básicos de teste de motor e um ponto de partida para entender exatamente o que o seu motor está fazendo e onde pode estar o problema.

A premissa de um teste de compressão é testar cada cilindro para ver, exatamente quanta compressão aquele cilindro específico está produzindo. Entender um procedimento de teste de compressão também significa entender o que você está tentando alcançar, ou seja, a consistência entre os números de cada cilindro e procurar por valores discrepantes.

Problemas relacionados à compressão podem causar mau funcionamento, falhas de ignição e sintomas relacionados a emissões. Falhas típicas que causam problemas de compressão são:

·         Falhas de sincronização ou vedação das válvulas de admissão ou escape;

·         Falhas no pistão, no furo e/ou no anel de compressão;

·         Filtro de ar ou entrada de ar bloqueados;

·         Escape bloqueado;

·         Falhas no turbo;

·         Lavagem do furo do cilindro;

·         Problemas de lubrificação do motor.

O teste de compressão consiste numa análise fundamental para identificar falhas mecânicas de dimensional e vedação dos componentes que formão a camara de combustão. Atualmente existem ferramentas e equipamentos que podem realizar os devidos testes a forma mais rápida e prática atualmente é através do teste de compressão relativa que mostra uma comparação entre todos os cilindros de forma indireta testando de forma elétrica.

Teste de compressão relativa



Os equipamentos de diagnóstico como scanner atuais tem a opção de realizar o teste de compressão relativa, basicamente o procedimento consiste em dar a partida do motor, durante 5 ou 10 segundos. Nesta fase, se mede o consumo de corrente de bateria e queda de tensão, provocado por cada cilindro, no ciclo de compressão.

Os cilindros com melhor vedação exigirão um maior esforço do motor de partida, ou seja, maior consumo de corrente e queda de tensão durante o ciclo de compressão, aqueles cilindros com menor compressão, oferecerão uma menor resistência ao movimento, exigindo um consumo menor.

O teste apresenta resultados relativos ao cilindro com maior consumo de corrente, durante o seu ciclo de compressão, o cilindro que possuir o maior valor de consumo de corrente apresentará o valor de 100% e os outros cilindros com consumo de corrente inferiores assumiram valores menores que 100%. Para teste de compressão, diferenças acima de 10% se conclui que o cilindro está com problemas de compressão.

Teste de compressão com manómetro



Um teste de compressão é simples de aprender e requer apenas algumas ferramentas básicas. Do ponto de vista mecânico, você precisará saber como remover corretamente as velas de ignição do veículo ou equipamento que está testando e desativar adequadamente o sistema de ignição e o sistema de combustível, este último se o veículo for com injeção eletrônica. Para motores com carburador, você pode optar por desativar o fornecimento de combustível e deixar o carburador sem combustível.

O uso do manômetro para medir compressão é o método mais convencional e usado por grande parte das oficinais o método consiste em remover as velas e montar o manômetro de medição e iniciar a partida do motor sem pôr em funcionamento e manter por 5 a 10 segundos, a vantagem de se usar um manômetro é ter o valor real da pressão em bar ou PSI conforme escala.

Ressaltando que uma boa vedação de cilindro acarreta em uma boa compressão isso influência diretamente no funcionamento do motor e seu ciclo termodinâmico, caso tenha perda de vedação ocorrerá baixa performance do motor e o condutor do veículo reclamará sobre defeito de motor fraco.

Teste de compressão com osciloscópio e transdutor de compressão



Um método de medição mais eletrônico utilizando o osciloscópio e um transdutor de compressão podemos medir a pressão de compressão e conferirmos num gráfico de tensão sobre o tempo

A grande vantagem de se usar uma imagem gráfica é ter a comparação por meio de um sinal bom e um sinal ruim sendo registados num banco de dados onde pode ser consultado constantemente.

A rampa de compressão neste caso é a mais importante de ser observada, um perfeito funcionamento em relação a compressão está relacionado a simetria do sinal, dependendo do osciloscópio podemos usar réguas para chegar em tal análise.

 

Teste de compressão com osciloscópio e pinça amperimétrica



O teste usa a seguinte propriedade de um motor de partida de corrente contínua (CC) para fornecer uma comparação conveniente e não invasiva da compressão do cilindro do motor:

Com uma tensão de alimentação fixa, a corrente consumida por um motor de partida CC é proporcional à carga do motor; quando a carga aumenta, a corrente aumenta.

Durante a partida do motor, tanto a carga quanto a corrente do motor de partida aumentam à medida que cada pistão percorre seu curso de compressão. Portanto, uma medição contínua da corrente do motor de partida indica o grau relativo de compressão nos cilindros à medida que eles percorrem sua ordem de ignição.

Idealmente, as compressões do cilindro e o consumo de corrente associado seriam iguais. Na realidade, haverá uma pequena variação. Qualquer pico baixo e repetitivo na forma de onda indica um cilindro com baixa compressão e justifica uma investigação mais aprofundada.

O teste de pressão no cilindro pode ser usado para confirmar problemas de compressão com a partida do motor ou condições de funcionamento.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Técnicas
Técnicas
Como um Motor 1.6L da Fórmula 1 gera mais de 1000 Cavalos de Potência
Técnicas
Técnicas
Como testar a pressão de compressão dos cilindros corretamente
Técnicas
Técnicas
Entendendo os alternadores pilotados e sua influência no desempenho elétrico dos veículos