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Ajuste de combustível - aplicação ao diagnóstico


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Por: Humberto José Manavella - 23 de abril de 2009

A presente matéria, elaborada com informações retiradas do livro “Diagnóstico Automotivo Avançado”, a ser publicado em breve, aborda a utilização dos parâmetros de Ajuste de Combustível no diagnóstico de problemas de consumo e dirigibilidade. Isto dá continuidade ao abordado em edições anteriores, em que foram apresentados os conceitos básicos. Recomenda-se, portanto, consultar previamente as referidas matérias.

Como mencionado, o Ajuste de Combustível é um recurso que permite controlar de forma precisa, o teor da mistura para obter o máximo de redução nas emissões e no consumo.

Lembrando: o valor de Ajuste de Combustível a ser aplicado no cálculo do tempo de injeção tem como base, a informação recebida do sensor de O2 pré-catalisador e se apresenta na forma de dois parâmetros de adaptação calculados pela UC:

“Ajuste de Combustível de Curto Prazo” (sigla: STFT)
“Ajuste de Combustível de Longo Prazo” (sigla: LTFT)

Nota: Lembrar que as siglas LTFT e STFT são aquelas adotadas pelo padrão OBD II original. Podem variar de acordo com as especificações próprias de cada país. Na matéria da edição de fevereiro 2009 foram apresentadas algumas das muitas denominações que os diversos fabricantes utilizaram para estes parâmetros, em sistemas pré-OBD II.


Parâmetros de ajuste

Os parâmetros de ajuste de combustível constituem um importante auxiliar ao diagnóstico em veículos OBDII ou veículos pré-OBDII que disponibilizem tais parâmetros.
Através deles é possível visualizar como a UC atua sobre o tempo de injeção para manter o sensor de O2 comutando corretamente.

Lembrar que em regimes transitórios os sistemas com sonda Lambda passam a trabalhar em malha aberta. Aqueles com sensor de relação ar/combustível permanecem em malha fechada.

Desde o ponto de vista do diagnóstico, o ajuste de longo prazo (LTFT) resulta de grande interesse devido a que registra a tendência das correções ao longo do tempo. Já, o ajuste de curto prazo (STFT), por não ser memorizado, só serve para analisar condições instantâneas de funcionamento.

Assim, comparando os valores do ajuste de longo prazo em marcha lenta com aquele a 2500 rpm, pode-se ter uma idéia de como o sistema de controle de combustível se comporta em diferentes regimes de funcionamento. Por exemplo:

- Um valor de LTFT de 20% em marcha lenta e -3% a 2500 rpm pode apontar para vazamento (ou entrada falsa de ar) o qual afeta a massa de ar admitida com maior intensidade nas baixas rotações. Na medida em que aumenta a carga (aumenta a massa de ar admitido), o vazamento se transforma numa porcentagem menor do ar total admitido e o fator de correção diminui.

- Um valor de LTFT de 0% em marcha lenta e +20% a 2500 rpm pode indicar uma restrição na linha de combustível, fato este que afeta a mistura com maior intensidade nas acelerações ou rotações mais altas.

Análise de Casos

A seguir alguns exemplos de interpretação do conteúdo das células de ajuste de longo prazo. A condição ideal de todas as células conterem o valor 128 (0%) passos, raramente acontece devido às tolerâncias normais que apresentam os componentes que fazem parte do sistema de controle do motor.  Lembrar que os sistemas OBD II apresentam os valores em porcentagem. Consultar a matéria da edição de fevereiro 2009 que contém a tabela de conversão “passos-porcentagem”.

Este é um exemplo (figura [a]) do conteúdo das células, no caso em que a UC aplica as correções necessárias para compensar uma condição de escapamento levemente pobre. Representa uma configuração típica de funcionamento normal, no qual, a sonda tem “autoridade” no controle da mistura. (ver neste capítulo o item “Autoridade do Sensor de Oxigênio”)

 

 

 

2) Este é um exemplo (figura [b]) no caso em que a UC aplica as correções necessárias para compensar uma condição de escapamento levemente rico. Representa uma configuração típica de funcionamento normal, no qual, a sonda tem “autoridade” no controle da mistura.

 

 

3) Este exemplo (figura [c]) mostra o caso em que o ajuste atinge o limite máximo (160 passos) para algumas condições de rotação e carga. Esta configuração de valores é indicação de escapamento pobre. Muito possivelmente, a sonda perde a autoridade nesses casos e provoca a gravação do código correspondente a “Sensor de Oxigênio - Nível Baixo”.

 

 

4) Este exemplo (figura [d]) mostra o caso em que o ajuste atinge o limite mínimo (100 passos) para algumas condições de rotação e carga. Esta configuração de valores é indicação de escapamento rico. Muito possivelmente, a sonda perde a autoridade nesses casos e provoca a gravação do código correspondente a “Sensor de Oxigênio - Nível Alto”.

 

 

Os valores das células podem ser visualizados no modo contínuo quando solicitado o parâmetro “Ajuste de Longo Prazo” ou similar. O valor apresentado é aquele utilizado pela UC naquela condição de rotação e carga.

Como mostra a figura [e], para alguns sistemas da GM, entre outros, é mostrado o número da célula que está sendo utilizada.

 

 

 
 
  Matéria da edição Nº218 - Abril de 2009