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Nesta segunda e última parte da matéria, abordaremos quais são as regulagens que devem ser realizadas neste eixo diferencial e, ainda, qual é a maneira correta de montá-lo, preservando assim seu correto funcionamento
Para nos auxiliar com esses procedimentos, convidamos o supervisor de treinamento da Affinia Eduardo Guimarães.
CÁLCULO DE AJUSTE DA PROFUNDIDADE DO PINHÃO
Quando realizar a manutenção em um pinhão que não tenha sido ainda reparado, não precisa utilizar um medidor de profundidade, pode realizá-la apenas através de cálculos. Para tal, confira o número do pinhão novo com o do antigo, cruze essas informações na tabela e isso lhe dará o tamanho do calço a ser utilizado. (Foto 1)
Em caso de manutenção em um eixo usado:
• Instale o dispositivo de trava das engrenagens satélites;
• Nivele a caixa com o auxílio de um “nível”;
• Posicione um paquímetro digital no vão da ferramenta; (Foto 2)
• Usando o medidor de profundidade do paquímetro, meça a distância entre o chanfro da ferramenta e a base de apoio da capa do rolamento inferior, onde é montado o pinhão. (Fotos 3 e 3A)
Dessa maneira, faça quatro medidas (uma a cada 90º) e tire a média. Esse será seu valor H.
Confira o número do pinhão novo na tabela acima e anote o a medida P.
Com essas medidas, insira na fórmula:
Calço = H – (DM+/-P)
Por exemplo, na medição do eixo encontramos:
• H medido: 140,1 mm;
• Número DM para esse eixo: 138,89 mm;
• Número P para este +2: 0,05 .
Assim teremos:
Calço = 140,1 mm – (138,89 + 0,05);
Calço = 140,1 – 138,94;
Calço = 1,16 mm.
• Monte os mancais e aplique o torque recomendado (vide tabela ao final da matéria); (Fotos 4 e 4A)
A próxima etapa de regulagem é o ajuste lateral da caixa sem o pinhão:
• Monte o relógio comparador sobre a caixa com o auxilio de uma base magnética;
• Apoie a ponta de medição do relógio comparador sobre um dos parafusos de fixação da coroa; (Foto 5)
• Empurre com as mãos a coroa para uma das laterais da caixa;
• Marque seu relógio como sendo zero nessa medida. Faça três medidas a 120º uma da outra;
• Empurre agora esse conjunto no sentido oposto ao zero adotado;
• Repita o processo até que a mesma leitura seja obtida;
• Anote o valor da leitura final do relógio comparador. Essa será a medida do calço que deverá ser utilizado.
Agora, para a montagem do pinhão:
• Instale os calços necessários de acordo com os cálculos realizados anteriormente; (Fotos 6 e 6A)
• Monte a capa do rolamento interno em sua sede correspondente; (Foto 7)
• Instale o cone do rolamento no pinhão;
• Insira o pinhão na carcaça e monte os calços de ajuste de pré-carga;
• Monte o cone do rolamento externo e o terminal do pinhão;
• Instale as arruelas e a porca.
IMPORTANTE: gire a porca repetidas vezes em ambos os sentidos para que esse movimento permita o correto assentamento do pinhão.
O retentor também não deverá ser montado ainda, somente será após realizado o ajuste da pré-carga dos rolamentos. (Foto 8)
PRÉ-CARGA DOS ROLAMENTOS DO PINHÃO
Para a realização deste procedimento, utilize a tabela de torque, pré-carga e folgas que será disponibilizada ao fim desta matéria. Outro detalhe importante: inicie a montagem com os calços que já estavam instalados no pinhão anteriormente. Na sequência:
• Instale o terminal, a arruela e a porca com o torque descrito na tabela;
• Gire o pinhão com o torquímetro a fim de conferir se os valores obtidos, de acordo com a tabela, estão dentro do padrão, considerando para tal estes com o pinhão em movimento, nunca com o torque de partida; (Foto 9)
• Caso seja necessário reduzir o torque, adicione mais calços. Caso deseje aumentá-lo, retire calços;
• Quando a pré-carga for obtida, remova a porca e o terminal para instalar o retentor do pinhão. Aplique uma leve camada de óleo nos lábios do retentor para garantir seu correto funcionamento e também para evitar que este, seco, ocasione um incorreto torque de giro;
• Reinstale o terminal e a porca e aplique o torque especificado; (Foto 10)
• Fixe o espelho traseiro para proteger o conjunto de engrenagens de agentes externos; (Foto 11)
• Abasteça o sistema com o óleo lubrificante especificado para o mesmo, no caso, EP SAE 85W I40 API GL 5 em um total de 1,6 litros. Nunca utilize o chamado “óleo 90”. Esta especificação não atente aos requisitos deste e de outros projetos modernos, causando aumento do atrito interno e por consequência a fadiga destes e até a quebra do conjunto.
Lembre-se que a desmontagem, a regulagem e a posterior montagem dos componentes do eixo diferencial garantirão a preservação da vida útil do componente, além de assegurar o correto funcionamento do sistema de transmissão de acordo com o trabalho que for solicitado. O excesso de folga entre dentes ou falta desta poderá também comprometer o conjunto seriamente, além de causar perigo a segurança do condutor do veículo. Veja abaixo na imagem o correto ponto de assentamento entre os dentes. (Foto 12)