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Diagnóstico de falhas no sistema de Alimentação de combustível Fiat Ducato, Citroen Jumper e Peugeot Boxer motor FPT 2.3 16V Proconve L6 (Euro 5).

Análise geral do sistema de alimentação de combustível

Renato França
07 de novembro de 2024

Iremos abordar as possíveis falhas relacionadas ao sistema de alimentação de combustível (linha de baixa e alta pressão) e como proceder a rotina de diagnóstico em cada uma. As falhas no sistema de alimentação podem provocar o acendimento da luz indicadora de avarias do sistema de injeção, limitação das rotações do motor e até o não funcionamento do motor. Os prováveis códigos de falhas relacionados ao sistema de alimentação são:  

P0087 – Pressão baixa do diesel – Desempenho ou operação incorreta;  

P0089 – Sistema de alta pressão do combustível – Alinhamento ou ajuste incorreto;  

P0090 – Pressão da linha de combustível muito alta – Amplitude do sinal acima do máximo.  

Visão geral do sistema de Alimentação de combustível - Injeção MJD8F3 – Magnetti Marelli Proconve L6 (Euro 5)  


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A linha de baixa pressão compreende uma bomba elétrica interna ao tanque, um filtro de combustível do qual o diesel é conduzido até a entrada da bomba de alta pressão.   

No filtro de combustível está alojado um sensor de temperatura do diesel, aquecedor do diesel e um sensor de indicação de água no diesel.  


A partir da bomba de alta pressão, o combustível é conduzido em alta pressão até o tubo Rail e distribuído de maneira uniforme aos eletros injetores e injetado em alta pressão de acordo com o controle de pressão realizado pela Mprop - via central de controle do motor - baseado na informação do sensor de pressão do Rail.  

Diagnóstico:  


Motor não funciona / dificuldade de partida / perda de potência do motor / pressão baixa do Rail;  


  • Códigos – P0087 / P0089  

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