Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Projeto mostra que padrão de segurança de capacetes das Nações Unidas é superior a do Brasil

Projeto mostra que padrão de segurança de capacetes das Nações Unidas é superior a do Brasil

Dez modelos de capacetes de sete marcas distintas passam por um teste

Da redação
01 de fevereiro de 2016

Segundo projeto realizado pelo Grupo de Mecânica dos Sólidos e Impacto em Estruturas, da Universidade de São Paulo (USP), a norma para que os capacetes sejam homologados para venda no Brasil não é tão rígida quanto o padrão exigido pelas Nações Unidas.

Dez modelos de capacetes de sete marcas distintas passam por um teste. Destes, cinco foram enviados para a Inglaterra para serem testados pelo SHARP, uma espécie de Euro NCAP para capacetes, que adota padrões de aprovação superiores até aos das Nações Unidas.

Dos capacetes testados, apenas um se enquadra nos padrões europeus, os outros não poderiam ser vendidos, e nenhum dos modelos obteve cinco estrelas nos testes de colisão.

"Na norma brasileira o capacete cai em cima de uma superfície plana ou de uma superfície esférica, por exemplo, enquanto que na das Nações Unidas ele cai em uma plana e em uma superfície que imita o meio fio. Esse é o jeito como o capacete é testado. Mas as normas diferem também em aprovarem o capacete", afirma Marcílio Alves, professor do grupo e responsável pelos testes.

Para ser aprovado pelas Nações Unidas, um capacete precisa ser mais resistente ao impacto do que um homologado nos padrões brasileiros, o Inmetro exige que ele passe por um teste de colisão contra uma base a 25,2 km/h, enquanto as Nações Unidas demanda que a velocidade seja de 30,6 km/h.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
ZF Aftermarket inaugura Hub Tecnológico no Brasil como polo de negócios digitais e inovação
Pitstop
Pitstop
Pastilhas de Freio: Cerâmicas vs. Semi-metálicas
Pitstop
Pitstop
A diferença entre faturamento e receita em oficinas automotivas