Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veiculo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.
E-mail de contato: [email protected]
InstagramFacebookTikTok
Atalhos
NoticiasComunidade
Outros Assuntos
RotaMarcas na OficinaImagem das Montadora
Fórum Oficina Brasil
Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil
Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos Reservados
Política de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Projeto mostra que padrão de segurança de capacetes das Nações Unidas é superior a do Brasil

Projeto mostra que padrão de segurança de capacetes das Nações Unidas é superior a do Brasil


Dez modelos de capacetes de sete marcas distintas passam por um teste

Da redação
01 de fevereiro de 2016

Segundo projeto realizado pelo Grupo de Mecânica dos Sólidos e Impacto em Estruturas, da Universidade de São Paulo (USP), a norma para que os capacetes sejam homologados para venda no Brasil não é tão rígida quanto o padrão exigido pelas Nações Unidas.

Dez modelos de capacetes de sete marcas distintas passam por um teste. Destes, cinco foram enviados para a Inglaterra para serem testados pelo SHARP, uma espécie de Euro NCAP para capacetes, que adota padrões de aprovação superiores até aos das Nações Unidas.

Dos capacetes testados, apenas um se enquadra nos padrões europeus, os outros não poderiam ser vendidos, e nenhum dos modelos obteve cinco estrelas nos testes de colisão.

"Na norma brasileira o capacete cai em cima de uma superfície plana ou de uma superfície esférica, por exemplo, enquanto que na das Nações Unidas ele cai em uma plana e em uma superfície que imita o meio fio. Esse é o jeito como o capacete é testado. Mas as normas diferem também em aprovarem o capacete", afirma Marcílio Alves, professor do grupo e responsável pelos testes.

Para ser aprovado pelas Nações Unidas, um capacete precisa ser mais resistente ao impacto do que um homologado nos padrões brasileiros, o Inmetro exige que ele passe por um teste de colisão contra uma base a 25,2 km/h, enquanto as Nações Unidas demanda que a velocidade seja de 30,6 km/h.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Renova Ecopeças já reciclou mais de 30 mil veículos em 12 anos de operação
Pitstop
Pitstop
BATERIAS MOTORCRAFT®
Pitstop
Pitstop
Garage Show retorna à Automec com Performances de Drift