Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veiculo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.
E-mail de contato: [email protected]
InstagramFacebookTikTok
Atalhos
NoticiasComunidade
Outros Assuntos
RotaMarcas na OficinaImagem das Montadora
Fórum Oficina Brasil
Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil
Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos Reservados
Política de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. O Índice de Manutenção Veicular vem para ajudar na compra de carro

O Índice de Manutenção Veicular vem para ajudar na compra de carro


Estudo que ajuda as seguradoras e consumidores a descobrirem o custo de manutenção mecânica dos principais veículos vendidos no país

Da redação
14 de agosto de 2015

O Centro de Experimentação e Segurança Viária – CESVI BRASIL – criou o Índice de Manutenção Veicular (IMV), um estudo que ajuda as seguradoras e consumidores a descobrirem o custo de manutenção mecânica dos principais veículos vendidos no país.

O IMV foi formulado através da análise dos 45 modelos (movidos a etanol, gasolina ou bicombustível) mais emplacados no país, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. A análise dos veículos foi baseada nas informações fornecidas pelas fabricantes no manual de instruções, considerando os componentes que precisam ser substituídos nas revisões programadas até os primeiros 100 mil quilômetros. 

Os conceitos foram divididos em manutenção em preventiva, aquelas peças que necessitam ser trocadas obrigatoriamente seguindo recomendações das montadoras, e preditiva, as que podem ser trocadas antes da recomendação do manual, de acordo com o desgaste ou mau uso.

Confira a lista dos principais itens de manutenção do IMV: 

MANUTENÇÃO PREVENTIVA:

Fluídos:

Óleo de motor

Óleo da direção hidráulica

Líquido de arrefecimento

Fluido de freio

Fluido da transmissão automática

Componentes

Filtro de óleo do motor

Filtro de ar do motor

Filtro de combustível

Filtro de ar-condicionado

MANUTENÇÃO PREDITIVA:

Kit de embreagem

Amortecedores

Velas de ignição

Correia dentada

Correia de acessórios 

Cabos de vela

Discos, pastilhas e lona

Pneus

Palhetas do limpador de para-brisa

Uma vez selecionados os componentes do IMV, a formulação do índice de cada modelo se baseia nos custos de componentes (apontados nos manuais do proprietário nos planos de manutenção preditiva e preventiva), fluidos (seguindo a recomendação de troca por quilometragem rodada, e não por tempo de uso do veículo), valor de mão de obra (levando em consideração a soma das horas médias de serviços de revisão até 100 mil quilômetros) e quantidade de manutenções informada pelas montadoras. Feitas as análises, o índice é calculado somando os custos dos componentes de manutenção preventiva mais os custos dos componentes de manutenção preditiva, resultando em uma escala de 10 a 60, em que quanto menor o número, melhor será sua classificação no IMV.

Seguindo todos estes conceitos, veja abaixo quais modelos lideram o Índice de Manutenção Veicular formulado pelo CESVI:

E como este novo índice pode te ajudar a decidir seu próximo carro?

Assim como o índice de reparabilidade veicular (conhecido como CAR Group) criado pelo próprio CESVI e o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro (que mede o consumo de combustível de vários modelos vendidos no Brasil), o novo Índice de Manutenção Veicular pode ser uma importante ferramenta para que os consumidores descubram quais serão os custos de manutenção em caso de colisão e a qualidade do serviço de pós-venda fornecidos pelas fabricantes. 

No entanto, vale fazer algumas ressalvas antes de consultar o IMV. A principal delas é que a metodologia adotada pelo CESVI no cálculo deste índice leva em consideração o plano de manutenção indicado pelas montadoras nos manuais de proprietário de seus veículos. Sendo assim, precisamos lembrar que os itens tanto de manutenção preventiva quanto preditiva podem apresentar desgaste prematuro ou ter sua vida útil prolongada de acordo com o uso do veículo - ou seja, se o motorista dirige de forma cuidadosa, evidentemente o veículo precisará de menos cuidados.

Outra recomendação que parece até óbvia, mas se faz necessária é de fazer as manutenções periódicas seguindo os prazos informados pela montadora. E, por fim, nunca deixe de pesquisar os preços praticados entre concessionárias de uma mesma rede. Apesar de o CESVI afirmar ter consultado várias lojas antes de formular o IMV de cada um dos 45 modelos analisados, não é raro encontrar diferenças entre os valores sugeridos pela fabricante e os praticados pela rede autorizada.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Renova Ecopeças já reciclou mais de 30 mil veículos em 12 anos de operação
Pitstop
Pitstop
BATERIAS MOTORCRAFT®
Pitstop
Pitstop
Garage Show retorna à Automec com Performances de Drift