Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
A função da bobina de ignição é transformar a tensão da bateria do veículo em alta tensão, que é levada até as velas pelos cabos de ignição, ou diretamente pelas bobinas. Nas velas de ignição, esta alta tensão é transformada em uma centelha elétrica, que dá início à reação de queima do combustível.
Quando as bobinas operam irregularmente, comprometem o funcionamento do motor do carro, que não realiza a combustão da mistura ar-combustível de forma correta. Além disso, a bobina em mau estado prejudica outras peças do sistema de ignição e injeção eletrônica.
Pedro Valencio, coordenador de Suporte ao Cliente Aftermarket da Delphi Technologies, explica: “Essencial para o correto trabalho do sistema de ignição, o mau funcionamento da bobina pode resultar num gasto de combustível além do normal, falhas ou ruídos agudos, fazendo com que o veículo tenha um desempenho abaixo do esperado. Assim, a correta manutenção é essencial”.
A fabricante da tríade de ignição, cabo, bobina e vela, aponta o passo a passo para o correto diagnóstico de problemas no componente.
Como detectar problemas na bobina de ignição?
É recomendado que, na substituição das bobinas de ignição, sejam trocados também os cabos e velas de ignição.
Bobinas costumam durar mais do que velas e cabos de ignição, mas sempre que possível levar o reparador mais próximo. O principal fator de deterioração das bobinas é justamente o desgaste das velas de ignição, que pode ser natural ou provocado por outros problemas que se reflitam na câmara de combustão.