Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Como saber a hora da manutenção das juntas homocinéticas

Como saber a hora da manutenção das juntas homocinéticas

Você deve observar os indícios, como estalos ao esterçar o volante tracionando ou ruídos ao acelerar e desacelerar, quando o carro estiver rodando em linha reta, enquanto reparadores devem observar estado da coifa, lubrificação e desgaste da peça ao fazer a manutenção

Da redação
31 de julho de 2023

De grande relevância para o desempenho do veículo, as juntas homocinéticas transmitem a força do motor para as rodas, ou seja, são responsáveis pela força motriz que sai da caixa de transmissão e chega às rodas para que elas tracionem. Segundo Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata, é fundamental revisá-las periodicamente para conferir as condições dessas peças já que, quando danificadas, podem gerar ruídos e perder a tração. Leite, destaca: “Os motoristas devem ficar atentos aos principais indícios de que as juntas homocinéticas chegaram ao fim de sua vida útil, como estalos ao esterçar o volante ou ruídos, ao acelerar e desacelerar, quando o carro estiver rodando em linha reta”.

Já os reparadores, na hora da manutenção, devem verificar o estado da coifa que deve estar preservado. Se a coifa estiver furada, resíduos podem contaminar a graxa e acelerar o desgaste da peça. Ao constatar qualquer anomalia na coifa o ideal é retirar a junta homocinética, lavá-la, e, fazer uma análise mais profunda, se desgastadas, efetuar a troca. Leandro, afirma: “Abraçadeiras também devem ser avaliadas, pois quando frouxas pode ocorrer vazamento do lubrificante e permitir a entrada de abrasivos e quando muito apertadas, cortar a borracha. Por isso, é importante usar alicate especial e torquímetro para efetuar a fixação das abraçadeiras e o aperto da porca da junta”.

Entre os motivos para a quebra da junta homocinética estão: problemas geometria da direção, falta de lubrificação adequada, sobrecarga do sistema de transmissão, seja pela condição do piso ou pela agressividade no modo de condução do veículo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
20% dos lubrificantes vendidos no Brasil são adulterados: saiba como se prevenir
Pitstop
Pitstop
Sucesso absoluto marca o 2º Congresso da Reparação de Veículos no Brasil
Pitstop
Pitstop
Raro e icônico: VW SP2 1974 vai disputar a final América Latina no Hot Wheels Legends 2025 representando o Brasil