Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veiculo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.
E-mail de contato: [email protected]
InstagramFacebookTikTok
Atalhos
NoticiasComunidade
Outros Assuntos
RotaMarcas na OficinaImagem das Montadora
Fórum Oficina Brasil
Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil
Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos Reservados
Política de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Pitstop
  4. /
  5. Citröen C4 Cactus é o primeiro modelo a utilizar TPU no exterior do veículo

Citröen C4 Cactus é o primeiro modelo a utilizar TPU no exterior do veículo


A vantagem do Elastollan® HPM está na sua liberdade de design e durabilidade a longo prazo, juntamente com um tátil atraente e uma aparência elegante

Da Redação
01 de outubro de 2014

Como o primeiro fabricante de poliuretano termoplástico (TPU), a BASF otimizou com sucesso o material para que ele possa ser aplicado no exterior do veículo extensivamente e sem pintura. A montadora PSA Peugeot Citroën utiliza a nova classe de TPU Elastollan® AC 55D10 HPM (material de alta performance) para o revestimento do Citroën C4 Cactus com o chamado Airbumps®, que são como grandes almofadas cheias de ar em cores contrastantes colocadas nas laterais, na parte dianteira e traseira do veículo, visando proteger o exterior contra impactos, arranhões e dando ao veículo uma aparência distinta. Esta estreia global é o resultado de muitos anos de trabalho de desenvolvimento entre a montadora francesa, o fornecedor Rehau (Suíça) e a BASF. A Rehau fabrica os Airbumps® laterais, enquanto a empresa Faurecia (França) produz os pára-choques dianteiro e traseiro.

"Com sua superfície característica Elastollan®, os Airbumps® incorporam a filosofia do Citroën C4 Cactus perfeitamente - eles têm estilo e são multifuncionais. Juntamente com a BASF e os fornecedores das peças Airbump®, moldamos o desenvolvimento do material e do processo de fabricação de tal forma que os dois resultaram em modelos que oferecem a melhor combinação de qualidade, estética e custos", explica Jérôme Vinot Préfontaine, gerente geral de Compras  do programa C4 Cactus da PSA Peugeot Citroën.

A vantagem do Elastollan® HPM está na sua liberdade de design e durabilidade a longo prazo, juntamente com um tátil atraente e uma aparência elegante. O novo material combina as propriedades convencionais de TPU, tais como boa resistência à tração e resistência à abrasão, elasticidade, excelente resistência ao impacto em baixas temperaturas e elevada resistência ao meio, com novas características: possui excelentes propriedades de superfície mesmo com pequenas espessuras de parede, é resistente a arranhões, aos raios UV e condições climáticas, é fácil de limpar e tem uma alta temperatura de serviço de 120 a 150 °C.

Boas propriedades de montagem
Isto faz com que ele seja uma superfície ideal para os Airbumps® de absorção de impacto que dão ao C4 Cactus a aparência gráfica característica. O componente Elastollan® moldado por injecção está montado em uma concha de apoio de policarbonato e acrilonitrila-butadieno-estireno (ABS), formando assim cavidades flexíveis, que podem ser amassadas, voltando ao seu estado inicial. Toda a estrutura é fixada ao chassi de metal. Devido às boas propriedades de montagem do HPM é possível uma montagem firme que os materiais de acabamento convencionais, tais como o polipropileno, não conseguem.

O Elastollan® HPM pode ser pigmentado, para que os Airbumps® não tenham que ser pintados. Assim, eles não necessitam de manutenção especial e, no caso de um acidente, ajudam a reduzir os custos de reparo no veículo. Os Airbumps estão disponíveis em quatro cores contrastantes (preto, marrom, cinza claro e escuro) e contribuem para o design de cor individual harmonioso em conjunto com as tintas automotivas, primers e vernizes da Divisão de Tintas da BASF.

Processamento: Curto ciclo e boas propriedades de fluxo
A BASF também desenvolveu as propriedades de processamento da nova classe de Elastollan®. O material pode ser moldado por injeção com uma ampla janela de processo e um ciclo em que o tempo é 50% menor em comparação ao TPU convencional. O material possui excelentes propriedades de fluxo, o que significa a produção de paredes com espessuras de 1.5 a 1.8 mm, sem afetar a qualidade da superfície. "Devido às elevadas exigências de superfície e cor, dureza e flexibilidade a estreita cooperação com a BASF na formulação do material e desenvolvimento de aplicação foi um fator decisivo para nós", explica Bernard Delles, responsável pelo projeto do fornecedor automotivo Rehau, que fabrica os Airbumps® laterais. A Faurecia usa o novo Elastollan® HPM para a fabricação dos pára-choques dianteiro e traseiro do C4 Cactus."A inovação não está apenas no material, mas também na montagem. A BASF desenvolveu um plástico que exigia uma nova tecnologia de montagem. Trabalhamos em conjunto para atender os requisitos para a produção industrial em massa dessas peças diferentes", diz Sébastien Bret, gerente de desenvolvimento da Faurecia.

Até agora, o Elastollan® têm sido utilizado na indústria automotiva para revestimento de cabos, no compartimento do motor e no interior do veículo, como por exemplo, nas maçanetas, câmbio e porta-copos. O TPU da BASF pode ser moldado por injeção, extrudido ou moldado por sopro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pitstop
Pitstop
Renova Ecopeças já reciclou mais de 30 mil veículos em 12 anos de operação
Pitstop
Pitstop
BATERIAS MOTORCRAFT®
Pitstop
Pitstop
Garage Show retorna à Automec com Performances de Drift