Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Como o primeiro fabricante de poliuretano termoplástico (TPU), a BASF otimizou com sucesso o material para que ele possa ser aplicado no exterior do veículo extensivamente e sem pintura. A montadora PSA Peugeot Citroën utiliza a nova classe de TPU Elastollan® AC 55D10 HPM (material de alta performance) para o revestimento do Citroën C4 Cactus com o chamado Airbumps®, que são como grandes almofadas cheias de ar em cores contrastantes colocadas nas laterais, na parte dianteira e traseira do veículo, visando proteger o exterior contra impactos, arranhões e dando ao veículo uma aparência distinta. Esta estreia global é o resultado de muitos anos de trabalho de desenvolvimento entre a montadora francesa, o fornecedor Rehau (Suíça) e a BASF. A Rehau fabrica os Airbumps® laterais, enquanto a empresa Faurecia (França) produz os pára-choques dianteiro e traseiro.
"Com sua superfície característica Elastollan®, os Airbumps® incorporam a filosofia do Citroën C4 Cactus perfeitamente - eles têm estilo e são multifuncionais. Juntamente com a BASF e os fornecedores das peças Airbump®, moldamos o desenvolvimento do material e do processo de fabricação de tal forma que os dois resultaram em modelos que oferecem a melhor combinação de qualidade, estética e custos", explica Jérôme Vinot Préfontaine, gerente geral de Compras do programa C4 Cactus da PSA Peugeot Citroën.
A vantagem do Elastollan® HPM está na sua liberdade de design e durabilidade a longo prazo, juntamente com um tátil atraente e uma aparência elegante. O novo material combina as propriedades convencionais de TPU, tais como boa resistência à tração e resistência à abrasão, elasticidade, excelente resistência ao impacto em baixas temperaturas e elevada resistência ao meio, com novas características: possui excelentes propriedades de superfície mesmo com pequenas espessuras de parede, é resistente a arranhões, aos raios UV e condições climáticas, é fácil de limpar e tem uma alta temperatura de serviço de 120 a 150 °C.
Boas propriedades de montagem
Isto faz com que ele seja uma superfície ideal para os Airbumps® de absorção de impacto que dão ao C4 Cactus a aparência gráfica característica. O componente Elastollan® moldado por injecção está montado em uma concha de apoio de policarbonato e acrilonitrila-butadieno-estireno (ABS), formando assim cavidades flexíveis, que podem ser amassadas, voltando ao seu estado inicial. Toda a estrutura é fixada ao chassi de metal. Devido às boas propriedades de montagem do HPM é possível uma montagem firme que os materiais de acabamento convencionais, tais como o polipropileno, não conseguem.
O Elastollan® HPM pode ser pigmentado, para que os Airbumps® não tenham que ser pintados. Assim, eles não necessitam de manutenção especial e, no caso de um acidente, ajudam a reduzir os custos de reparo no veículo. Os Airbumps estão disponíveis em quatro cores contrastantes (preto, marrom, cinza claro e escuro) e contribuem para o design de cor individual harmonioso em conjunto com as tintas automotivas, primers e vernizes da Divisão de Tintas da BASF.
Processamento: Curto ciclo e boas propriedades de fluxo
A BASF também desenvolveu as propriedades de processamento da nova classe de Elastollan®. O material pode ser moldado por injeção com uma ampla janela de processo e um ciclo em que o tempo é 50% menor em comparação ao TPU convencional. O material possui excelentes propriedades de fluxo, o que significa a produção de paredes com espessuras de 1.5 a 1.8 mm, sem afetar a qualidade da superfície. "Devido às elevadas exigências de superfície e cor, dureza e flexibilidade a estreita cooperação com a BASF na formulação do material e desenvolvimento de aplicação foi um fator decisivo para nós", explica Bernard Delles, responsável pelo projeto do fornecedor automotivo Rehau, que fabrica os Airbumps® laterais. A Faurecia usa o novo Elastollan® HPM para a fabricação dos pára-choques dianteiro e traseiro do C4 Cactus."A inovação não está apenas no material, mas também na montagem. A BASF desenvolveu um plástico que exigia uma nova tecnologia de montagem. Trabalhamos em conjunto para atender os requisitos para a produção industrial em massa dessas peças diferentes", diz Sébastien Bret, gerente de desenvolvimento da Faurecia.
Até agora, o Elastollan® têm sido utilizado na indústria automotiva para revestimento de cabos, no compartimento do motor e no interior do veículo, como por exemplo, nas maçanetas, câmbio e porta-copos. O TPU da BASF pode ser moldado por injeção, extrudido ou moldado por sopro.