Notícias
Vídeos

Yamalube é o óleo lubrificante Yamaha para motos Yamaha e para outras marcas de motos


Lubrificante para motos possui avançada tecnologia que possibilita o funcionamento do motor e da transmissão com o mesmo óleo, trabalha em regime severo, rotações em torno de 10 mil rpm e temperaturas de 150º

Por: Da Redação - 13 de agosto de 2018

No início, quando a Yamaha começou a produzir motores, seguiam a prática de recomendar óleos lubrificantes já existentes no mercado.

Logo foi percebido que o lubrificante não atendia às exigências necessárias para o bom funcionamento dos motores que exigiam proteção e desempenho que contribuíssem com a tecnologia aplicada aos motores Yamaha.

O óleo lubrificante Yamalube é formulado e testado em laboratórios no Japão pela mesma equipe de engenheiros que projetam os motores Yamaha.

Esta equipe tem acesso exclusivo a dados confidenciais sobre as mais novas tecnologias empregadas nos motores, então somente eles seriam capazes de desenvolver um óleo capaz de melhorar o desempenho e proteger o motor da melhor forma possível.

O pacote de aditivos aplicado no lubrificante possui especificações rígidas para alcançar sempre a mais alta tecnologia de lubrificação, após a formulação é submetido a testes exaustivos, tanto no laboratório quanto no campo.

O resultado é a única linha de óleos que faz jus aos rigorosos padrões de qualidade da Yamaha no Brasil e no mundo.

A JX Nippon Oil & Energy do Brazil, estabelecida em São Paulo desde 2009, é a fornecedora dos lubrificantes para a Yamaha.
A formação da empresa começou em 1999, com uma fusão entre a Nippon Oil e a Mitsubishi Oil, formando a Nippon Mitsubishi Oil, voltando em 2002 a chamar-se apenas Nippon Oil.

A partir de 2010, fundiu-se com a Japan Energy criando então a JX Nippon Oil & Energy, que ocupa o 1º lugar em vendas no Japão.

Motor 4T Motos

A transmissão é integrada ao motor formando um conjunto que utiliza o óleo do motor como um fluido de transmissão e interage com a embreagem fornecendo o atrito adequado para manter a dirigibilidade apropriada. 

O lubrificante para motocicletas tem que resistir a temperaturas que podem exceder a 150°C mantendo a estabilidade ao cisalhamento que é crítica para a durabilidade da transmissão. O cisalhamento ocorre quando há o rompimento do filme de óleo que protege os componentes móveis, provocando o contato das partes metálicas e a consequência é o desgaste prematuro.

Os óleos “específicos” para motores 4T protegem o motor, a transmissão e fornecem à embreagem a propriedade “antideslizamento”, sem romper o filme de óleo que mantém o conjunto motor e câmbio sempre lubrificado mesmo em condições extremas de rotação e temperatura.

Características do óleo lubrificante para motos

ANTIATRITO

As peças móveis no motor podem danificar-se com o calor gerado pelo atrito. A lubrificação tem a função de formar uma película de óleo nas superfícies destas peças reduzindo o calor e protegendo as peças de desgastes e danos.

INIBIÇÃO DE CORROSÃO

O óleo Yamalube forma uma película fina que protege as superfícies metálicas do ar, água e gases corrosivos.

LIMPEZA

O óleo Yamalube elimina as partículas metálicas, os óxidos e os hidrocarbonetos, de modo que as superfícies de atrito fiquem limpas.

REFRIGERAÇÃO

O óleo Yamalube absorve o calor e ajuda a dissipá-lo, mantendo o motor sempre com sua temperatura ideal de trabalho.

VEDAÇÃO

O óleo Yamalube flui para anéis formando uma boa vedação entre o pistão e a parede do cilindro e garantindo o desempenho da motocicleta.

AMORTECEDOR

O óleo deve suportar grandes cargas como o pino do pistão e do virabrequim. O óleo Yamalube expande a área de pressão e reduz a carga, permitindo uma longa vida útil do motor.

O Yamalube é formulado com óleo básico e aditivos especiais, que garantem o alto desempenho e limpeza do motor mesmo nas condições mais severas de uso.

ÓLEO YAMALUBE 4T SINTÉTICO RS4GP 10W40

Para os aficionados por motos esportivas, podemos comparar as corridas de moto GP com as corridas de carros de Fórmula 1.

Tecnologias aplicadas nas pistas de corridas não demoram muito para chegar nas motos de rua e fabricantes de lubrificantes como a JX, que patrocina a equipe Yamaha Moto GP desde 2012, passou a fornecer um óleo de motor exclusivamente dedicado à equipe a partir de 2015, o Yamalube RS4GP – 10W40. 

A tecnologia aplicada ao lubrificante das motos de corridas está ao alcance de todos quando se adquire o Yamalube.

Recomendado para motocicletas de motores quatro tempos flex e à gasolina de qualquer categoria o novo Óleo Yamalube RS4GP – 10W40 foi desenvolvido com a mesma tecnologia empregada nas pistas pela equipe Yamaha Factory Racing MotoGP, que ressalta um elevado desempenho e alta eficiência, quando requerido um lubrificante que atenda à especificação SAE 10W-40 API-SL e JASO MA2 T 903:201. 

O Yamalube tem a qualidade ideal e necessária que atende às motocicletas de todas as categorias e marcas do mercado que exigem alta performance, por isso o mais importante piloto de motovelocidade do mundo, detentor de 9 títulos do principal campeonato de motovelocidade do mundo, Valentino Rossi, assina a campanha da marca Yamalube no Brasil. 

Suspensão dianteira

As motocicletas possuem um sistema de garfo na suspensão dianteira que utiliza um fluido hidráulico nos amortecedores que é elaborado com aditivos modificadores de atrito que garantem um deslizamento suave e evitando o arraste no garfo. 

A elevada qualidade deste fluido utilizado nos amortecedores mantém a viscosidade equilibrada em uma faixa muito ampla de temperatura.

As especificações são basicamente três:

SAE 5W de baixa viscosidade;

SAE 10W de média viscosidade;

SAE 15W de alta viscosidade.

Conforme a necessidade de aplicação ou nível de conforto, existe um fluido adequado para a suspensão.

Veja as principais características do óleo lubrificante Yamalube: 

Maximiza a aceleração e a potência;

Proporciona o melhor desempenho e proteção sobre condições normais e extremas;

Melhora a sensação na mudança de velocidades e respostas na aceleração;

Fórmula superior que garante a limpeza e a potência do motor, melhorando os requisitos de economia de combustível;

Excelente proteção para o motor, embreagem e caixa de transmissão;

Mantém a estabilidade e desempenho a longo prazo, mesmo durante a alta temperatura e alta carga de funcionamento;

Testado e aprovado pela Yamaha Motor Co. Ltd. - Japão;

Normas: JASO-MA2 e API-SL;

Viscosidade: 10W-40;

100% sintético.

Nova Embalagem

O lubrificante Yamalube está com embalagem nova e mais ergonômica para facilitar o manuseio ao fazer a manutenção da moto. O mais importante está dentro destas embalagens que é o óleo certo para as motocicletas.

YAMALUBE 4T 20W-50

Óleo mineral para motocicletas 4 tempos flex e gasolina.

YAMALUBE 4T SEMI-SINTÉTICO 10W40

Óleo semissintético para motocicletas 4 tempos flex e gasolina. 

YAMALUBE 2-S

Óleo semissintético para motocicletas e scooters 2 tempos. 

YAMALUBE Fork Oil 10

Óleo mineral para suspensão de motocicleta. 

YAMALUBE 4T 20W-50

Óleo mineral para motocicletas 4 tempos flex e gasolina. 

Recomendações para troca de óleo da motocicleta:

Seguir as orientações contidas no plano de manutenção dos manuais conforme o regime de uso, quilometragem e tempo.

Quando for fazer a troca do óleo do motor, verificar se tem filtro que também deve ser trocado.

O custo do óleo lubrificante e filtro, quando comparado com o valor da moto, é muito pequeno e o benefício oferecido com a manutenção correta é inquestionável e garante o funcionamento por muito tempo.