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  5. Teste Yamaha Fazer 600S (FZ6-S) – Parte 2

Teste Yamaha Fazer 600S (FZ6-S) – Parte 2


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Arthur Gomes Rossetti
21 de julho de 2009

Nesta segunda fase aprenderemos detalhes que fazem a total diferença na performance da motocicleta e aumenta as chances de enquadramento no Promot

Com a inspeção veicular atuante na cidade de São Paulo, mostraremos a seguir as dicas e procedimentos para o ajuste correto de CO (monóxido de carbono) na motocicleta Yamaha Fazer 600S ou 600N, que deverá estar compreendido conforme a tabela abaixo*:



Motos até 2002    9% CO
Motos após 2003 até 250cc    7% CO
Motos após 2003 acima de 250cc    6% CO

*Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares)
Segundo o manual do proprietário, a Fazer 600S deverá apresentar no máximo, 4,5% de índices de CO e 100 PPM de Hidrocarbonetos.   

Obs: As informações a seguir foram compartilhadas do manual de manutenção da Yamaha Motor do Brasil.

Passo-a-passo

Ajuste do volume de gás de escape


Nota: Não se esqueça de ajustar a densidade do monóxido de carbono de acordo com o padrão e ajuste o gás de escape.

1. Gire o interruptor principal para OFF e ajuste a chave de partida do motor para ON.

2. Mantenha os botões SELECT e RESET do painel pressionados, gire o interruptor principal para ON e continue pressionando os botões por 8 segundos ou mais.

Nota: DIAG aparece no LCD do hodômetro

3. Pressione o botão SELECT para selecionar o modo de ajuste do monóxido de carbono “Co” (1) ou o modo de diagnóstico “dl”.

4. Depois de selecionar “Co”, pressione os botões SELECT e RESET simultaneamente por 2 segundos ou mais para executar a seleção.

Nota: O número do clindro selecionado aparece no LCD do relógio
- Para diminuir o número do cilindo selecionado, pressione o botão RESET.
- Para aumentar o número do cilindro selecionado, pressione o botão SELECT.

5. Depois de selecionar o cilindro, pressione os botões SELECT e RESET simultaneamente por 2 segundos ou mais para executar a seleção.

6. Altere o volume de ajuste do monóxido de carbono ao pressionar os botões SELECT e RESET.

Nota: O volume de ajuste do monóxido de carbono aparece no LCD do hodômetro.
- Para diminuir o volume de ajuste do monóxido de carbono, pressione o botão RESET.
- Para aumentar o volume de ajuste do monóxido de carbono, pressione o botão SELECT.

7. Solte o interruptor para executar a seleção.
8. Simultaneamente, pressione os botões SELECT e RESET para retornar à seleção do cilindro (etapa 5).
9. Gire o interruptor principal para OFF para cancelar o modo diagnóstico.

Nota: A utilização do analisador de gases através de sonda na saída do escape deverá ser obrigatória, a fim de permitir que a motocicleta fique dentro do exigido pela legislação brasileira.

Ignição
Para que os valores de CO fiquem corretos, é fundamental também que as velas de ignição estejam dentro dos valores de folgas e condições mínimas de uso, assim como o sistema admissão e de escapamento.



Verificação das velas de ignição
O seguinte procedimento se aplica a todas as velas de ignição

1. Remova:
- Parafuso inferior do radiador (1)
- Parafuso do suporte da mangueira inferior do radiador (2). Consulte RADIADOR.

2. Desconecte:
- Tampas da vela de ignição

3. Remova:
- Velas de ignição

Cuidado:
Antes de remover as velas de ignição, assopre qualquer i mpureza acumulada nas áreas da vela de ignição com ar comprimido a fim de evitar que ela caia nos cilindros.



4. Verifique:
- Tipo da vela de ignição
Incorreto — Alterar



5. Verifique:
- Eletrodo (1)
Dano/desgaste — Troque a vela de ignição.
- Isolado
Cor anormal — Troque a vela de ignição. A cor normal está entre marrom claro e marrom escuro.

6. Limpe:
- Vela de ignição (com um limpador da vela de ignição ou escova)

7. Meça:
- Folga da vela de ignição (a) (com um calibrador de lâminas)
Fora de especificação — Posicione novamente




8. Instale:
- Velas de ignição


Sistema de escape
Para ter certeza de que não exista entrada falsa de ar pelo sistema de escapamento, o que ocasionaria diluição em excesso ao medir as emissões com o auxílio do analisador de gases, acompanhe a seguir as dicas e procedimentos de verificação:

O seguinte procedimento se aplica a todos os tubos de escape e juntas.

1. Remova:
- Radiador (consulte RADIADOR).

2. Verifique:
- Tubo de escape (1)
- Tubo catalizador (2)
- Silencioso (3)
Rachaduras/danos — Troque
- Junta (4)
Vazamentos de gás de escape — Troque

3. Verifique:
- Torque de aperto
- Porca do tubo de escape (5)
- Parafuso da junta do catalizador (6)
- Parafuso de emenda do silenciador (7)
- Parafuso de apoio do silenciador (8)
- Parafuso de apoio do tubo de escape (9)
- Parafuso de apoio do tubo do catalizador (10)



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