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  5. Suspensão dianteira: alinhar ou não alinhar, eis a questão

Suspensão dianteira: alinhar ou não alinhar, eis a questão


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Paulo José de Sousa
14 de junho de 2012

Falar de segurança na hora do reparo já se tornou um assunto repetitivo, todas as marcas incansavelmente batem na mesma tecla, mas na prática, o fator que dita a regra no mercado é o valor do orçamento. Por um lado o cliente é leigo, desconhece a lei do consumidor, e decide-se conforme quanto quer e pode pagar. De outro lado, o mecânico reparador que, em tese é o especialista e deve responder pela qualidade e segurança do serviço prestado, porém necessita do trabalho para o seu sustento. Então como agir ?

Algumas oficinas,  inclusive credenciadas de seguradoras, e também concessionárias, alinham a suspensão dianteira (bengalas) e podem estar colocando em risco a segurança do usuário da motocicleta. Qual a garantia dada? O tema é polêmico.

O conjunto da suspensão dianteira  recebe vários nomes: telescópio, garfo, bengalas, cilindro interno ou canela.

Verificamos  no manual de serviços da motocicleta Honda Titan 150, quais os  procedimentos de reparo para suspensão dianteira (garfo) quando estão desalinhados, e como já era de se esperar notamos que não há o procedimento de recuperação, somente substituição quando o limite de empeno é atingido. Alguns mecânicos e usuários podem até pensar que a fábrica está forçando a venda das peças. Informo que outros fabricantes também atuam da mesma maneira, não recomendando o alinhamento por uma  questão bem obvia, a da segurança.

Uma vez que a peça entortou, é provável que quando alinhada, sua estrutura jamais será a mesma, considerando o tipo de material que tem uma maleabilidade limitada, e pode ser que se quebre durante a utilização da motocicleta nas ruas esburacadas do nosso país.

Para entender melhor e dar mais credibilidade ao assunto que há muita controvérsia, consultamos o departamento de pós vendas da Moto Honda da Amazônia com a seguinte pergunta:  Porque não devemos alinhar a suspensão dianteira ?

O fabricante orienta que primeiramente está preocupado com a segurança dos consumidores. Desta forma, em caso de danos originados por acidentes, as peças envolvidas devem ser substituídas, e não recuperadas, e o reparo deve ser realizado sempre por um técnico especializado.

A Honda também informa  que os componentes seguem critérios, normas internacionais, tanto na escolha de tipo e dimensionamento dos materiais empregados, além de passarem por rigorosos testes para garantir a segurança e durabilidade.

Quanto ao comportamento físico da estrutura da peça envolvida num acidente, há um processo de deformação, empenamento e/ou torção que provocam alterações estruturais, surgindo microtrincas que com a utilização, podem se propagar causando a quebra e, por conseqüência imediata, perda de controle da motocicleta ocasionando grave acidente.

Com base na explicação do fabricante, o melhor procedimento é orientar o cliente à questão da segurança dele e a preservação de seu patrimônio. Esse é o papel reparador especialista.

Diagnósticos

O que verificar na motocicleta envolvida numa colisão frontal?

Quando uma motocicleta sofre um acidente, seja ele colisão, queda, subida de guia ou um simples buraco no asfalto, a suspensão dianteira pode ser afetada e por consequência, as demais partes também.

Os efeitos não se limitam apenas à questão estética, logo vem a conseqüência e os primeiros sintomas: moto puxando para o lado, direção dura, dificuldade de girar a roda, oscilação da roda, suspensão sem ação, desgaste anormal nos pneus e etc.

Dependendo da gravidade do acidente, a motocicleta deverá ser desmontada e seu chassi encaminhado para um especialista, afim de verificar trincas e, com o auxílio de um gabarito especial, checar o alinhamento. Existem mecânicos experientes que, com seus recursos, conseguem efetuar a avaliação citada.

Quanto a suspensão dianteira. O que fazer? Quais peças trocar?

Na verdade, a análise não deve se limitar apenas aos elementos da suspensão, já que na motocicleta, suspensão e direção estão no mesmo conjunto.

Itens de verificação na motocicleta avariada

Itens

Inspeção .

Ação corretiva

Suspensão dianteira (garfo)

Limite de empeno/vazamentos

Troca do conjunto

Alavancas de embreagem e freio dianteiro

Empenamentos e trincas

Troca da peça

Disco(s) do freio dianteiro

Limite de empeno

Troca da peça

Eixo da roda dianteira

Limite de empeno

Troca da peça

Raios da roda

Quebrados ou soltos

Troca da peça/ajuste

Pneu

Desgastes/cortes

Troca da peça

Aro/roda

Empenamentos e trincas

Recuperação/troca da peça

Coluna de direção

Limite de empeno

Troca da peça

Mesa superior da coluna

Limite de empeno

Troca da peça

Rolamentos da colunas de direção

Trincas e desgastes

Troca da peça

Rolamentos da roda dianteira

Folgas na peça ou entre

a peça e o cubo da roda

Troca da peça

Amortecedor de direção (se tiver)

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