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Falar de segurança na hora do reparo já se tornou um assunto repetitivo, todas as marcas incansavelmente batem na mesma tecla, mas na prática, o fator que dita a regra no mercado é o valor do orçamento. Por um lado o cliente é leigo, desconhece a lei do consumidor, e decide-se conforme quanto quer e pode pagar. De outro lado, o mecânico reparador que, em tese é o especialista e deve responder pela qualidade e segurança do serviço prestado, porém necessita do trabalho para o seu sustento. Então como agir ?
Algumas oficinas, inclusive credenciadas de seguradoras, e também concessionárias, alinham a suspensão dianteira (bengalas) e podem estar colocando em risco a segurança do usuário da motocicleta. Qual a garantia dada? O tema é polêmico.
O conjunto da suspensão dianteira recebe vários nomes: telescópio, garfo, bengalas, cilindro interno ou canela.
Verificamos no manual de serviços da motocicleta Honda Titan 150, quais os procedimentos de reparo para suspensão dianteira (garfo) quando estão desalinhados, e como já era de se esperar notamos que não há o procedimento de recuperação, somente substituição quando o limite de empeno é atingido. Alguns mecânicos e usuários podem até pensar que a fábrica está forçando a venda das peças. Informo que outros fabricantes também atuam da mesma maneira, não recomendando o alinhamento por uma questão bem obvia, a da segurança.
Uma vez que a peça entortou, é provável que quando alinhada, sua estrutura jamais será a mesma, considerando o tipo de material que tem uma maleabilidade limitada, e pode ser que se quebre durante a utilização da motocicleta nas ruas esburacadas do nosso país.
Para entender melhor e dar mais credibilidade ao assunto que há muita controvérsia, consultamos o departamento de pós vendas da Moto Honda da Amazônia com a seguinte pergunta: Porque não devemos alinhar a suspensão dianteira ?
O fabricante orienta que primeiramente está preocupado com a segurança dos consumidores. Desta forma, em caso de danos originados por acidentes, as peças envolvidas devem ser substituídas, e não recuperadas, e o reparo deve ser realizado sempre por um técnico especializado.
A Honda também informa que os componentes seguem critérios, normas internacionais, tanto na escolha de tipo e dimensionamento dos materiais empregados, além de passarem por rigorosos testes para garantir a segurança e durabilidade.
Quanto ao comportamento físico da estrutura da peça envolvida num acidente, há um processo de deformação, empenamento e/ou torção que provocam alterações estruturais, surgindo microtrincas que com a utilização, podem se propagar causando a quebra e, por conseqüência imediata, perda de controle da motocicleta ocasionando grave acidente.
Com base na explicação do fabricante, o melhor procedimento é orientar o cliente à questão da segurança dele e a preservação de seu patrimônio. Esse é o papel reparador especialista.
Diagnósticos
O que verificar na motocicleta envolvida numa colisão frontal?
Quando uma motocicleta sofre um acidente, seja ele colisão, queda, subida de guia ou um simples buraco no asfalto, a suspensão dianteira pode ser afetada e por consequência, as demais partes também.
Os efeitos não se limitam apenas à questão estética, logo vem a conseqüência e os primeiros sintomas: moto puxando para o lado, direção dura, dificuldade de girar a roda, oscilação da roda, suspensão sem ação, desgaste anormal nos pneus e etc.
Dependendo da gravidade do acidente, a motocicleta deverá ser desmontada e seu chassi encaminhado para um especialista, afim de verificar trincas e, com o auxílio de um gabarito especial, checar o alinhamento. Existem mecânicos experientes que, com seus recursos, conseguem efetuar a avaliação citada.
Quanto a suspensão dianteira. O que fazer? Quais peças trocar?
Na verdade, a análise não deve se limitar apenas aos elementos da suspensão, já que na motocicleta, suspensão e direção estão no mesmo conjunto.
Itens de verificação na motocicleta avariada
Itens |
Inspeção . |
Ação corretiva |
Suspensão dianteira (garfo) |
Limite de empeno/vazamentos |
Troca do conjunto |
Alavancas de embreagem e freio dianteiro |
Empenamentos e trincas |
Troca da peça |
Disco(s) do freio dianteiro |
Limite de empeno |
Troca da peça |
Eixo da roda dianteira |
Limite de empeno |
Troca da peça |
Raios da roda |
Quebrados ou soltos |
Troca da peça/ajuste |
Pneu |
Desgastes/cortes |
Troca da peça |
Aro/roda |
Empenamentos e trincas |
Recuperação/troca da peça |
Coluna de direção |
Limite de empeno |
Troca da peça |
Mesa superior da coluna |
Limite de empeno |
Troca da peça |
Rolamentos da colunas de direção |
Trincas e desgastes |
Troca da peça |
Rolamentos da roda dianteira |
Folgas na peça ou entre a peça e o cubo da roda |
Troca da peça |
Amortecedor de direção (se tiver) |
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