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Quando uma motocicleta é furtada geralmente todos compartilham do prejuízo e o reparador perde o seu cliente por tabela.
Atualmente, a tecnologia atua como uma eficaz proteção contra furto da motocicleta. Portanto boa parte das motocicletas de média e alta cilindrada da Yamaha e também de outras marcas utilizam um sistema imobilizador de série que é uma espécie de cadeado eletrônico e não permite que a motocicleta possa ser ligada com outra chave mesmo que o contato da ignição seja acionado ou até violado.
Vamos abordar o assunto em duas partes explicando como evitar problemas e também como recodificar as chaves, como substituir e codificar a ECU e o conjunto imobilizador.
Vamos abordar exclusivamente as motocicletas da Yamaha obviamente alguns procedimentos são semelhantes dos demais fabricantes, porém há sempre uma peculiaridade de modelo e de marca. Fique sempre atento.
O fabricante teve o devido cuidado em desenvolver um dispositivo que assegure a proteção com uma certa simplicidade de utilização basta apenas remover a chave do interruptor da ignição, que o sistema já está acionado impossibilitando o funcionamento do motor com o corte da injeção de combustível e ignição. Quando uma motocicleta é adquirida na concessionária ela é acompanhada de três chaves uma vermelha e duas pretas com transmissor instalado dentro de cada corpo das chaves, a função da chave vermelha é de reconfigurar as chaves pretas que por sua vez são as de uso comum e a chave de cor vermelha deve ser guardada em local seguro e nunca ser utilizada na condução da motocicleta, pois sempre que a chave vermelha for utilizada, as demais chaves poderão perder a configuração e a motocicleta não irá pegar a não ser que seja feita nova configuração das chaves pretas.
O manual do proprietário traz uma série de advertências quanto ao uso e conservação das chaves, porém se as observações não forem seguidas, quanto ao manuseio das chaves e também a falta de informação, podem acarretar problemas para o reparador e insatisfação para o cliente.
O ideal é que toda a equipe técnica do departamento de pós vendas da revendedora e também a equipe de vendas estejam atentas às recomendações do fabricante e no momento da entrega técnica da motocicleta seja repassado ao cliente todas as informações sobre o sistema imobilizador de forma clara, evitando assim problemas futuros para ambas as partes.
O sistema imobilizador é confiável e não produz efeitos colaterais no sistema elétrico da motocicleta e assim como todo dispositivo de proteção, não é 100% seguro, tem sempre alguém burlando as senhas.
Além das recomendações de fábrica também quero sugerir alguns cuidados para os reparadores, consultores, orçamentistas e demais colaboradores das oficinas.
Moto nova com as três chaves:
É importante ter o máximo de zelo com as chaves para que não se percam, pois do contrario o prejuízo será grande e deverão ser substituídas as seguintes peças: ECU, contato da ignição, unidade imobilizadora e também demais componentes que utilizam as chaves sendo que o custo geral é bem alto.
No mercado paralelo há chaveiros que confeccionam as chaves codificadas sem a necessidade de ter algum modelo para cópia, porém este trabalho não é garantido pelo fabricante da moto.
Moto batida orçamento e reforma:
É importante observar quais são os itens que são vendidos somente em conjunto e os itens que são vendidos separadamente pois do contrario será necessária a substituição do conjunto, e se o mesmo não entrar na lista das substituições, o complemento do serviço pode até estourar o orçamento. Veja o quadro de itens dependentes.
Testes
Na rotina diária da oficina é comum utilizar algum componente de outra motocicleta para tirar possíveis duvidas, porém a ECU, imobilizador e o contato da ignição não podem ser submetidos a testes, pois as chaves ECU e imobilizador já estão codificados e não podem ser utilizados separadamente. Se houver a necessidade de efetuar algum teste é necessário substituir todo o conjunto, só assim a moto irá funcionar.
Para o caso de testes com peças novas, jamais utilize uma ECU ou imobilizador (virgem), pois assim que a chave vermelha for ligada estes componentes assimilarão a senha da chave e receberão a codificação e não poderão ser vendidos como peças novas, nem tampouco serem utilizados em outra motocicleta, em condições normais é impossível apagar a codificação feita da ECU também da unidade imobilizadora. Portanto a oficina terá de arcar com o prejuízo.
Cópia de chave (Preta)
O fabricante possui a chave virgem de reposição sem a codificação de segredo, bastando ao reparador, após a aquisição da peça, levar a um chaveiro para que seja efetuada a cópia do segredo mecânico da chave e posteriormente codificá-la, lembrando que sempre que codificar uma chave nova é necessário recodificar as demais chaves cópias, pois do contrário as demais chaves não serão reconhecidas.
Perda da Chave Padrão (Preta)
Se uma chave preta for perdida ou furtada é possível desabilitar o seu uso pela reconfiguração da chave-padrão que sobrou. O novo registro da chave-padrão apaga da memória a senha de todas as chaves armazenadas anteriormente, invalidando assim, o uso da chave perdida.
Perda da Chave Mestra (Vermelha)
A motocicleta irá funcionar normalmente com as chaves pretas, porém se por algum motivo as duas chaves pretas perderem a configuração, será impossível a reconfiguração e a motocicleta não irá funcionar restando como alternativa a substituição do conjunto ECU, unidade imobilizadora, contato da ignição ou como comentei buscar no mercado alternativo um chaveiro que resolva o seu problema, porém como eu havia dito o fabricante não recomenda este trabalho.
Pode haver interferência de sinal e alguma alteração no funcionamento do sistema de injeção eletrônica da motocicleta.
Outras recomendações
- É necessário que para execução do processo de configuração da(s) chave(s), a bateria da motocicleta esteja em bom estado de conservação.
- Não exponha a chave a temperaturas altas.
- Não deixe as chaves junto a componentes que emitam sinais elétricos ou outras chaves codificadas.
- Não deixe as chaves próximas a imãs de auto-falantes e outros componentes magnéticos.
- Não mergulhe a chave na água.
- Mantenha as chaves de outro sistema imobilizador afastadas do interruptor da ignição para não causar interferência de sinal.
Como saber se há necessidade de configurar ou reconfigurar as chaves
Motocicleta dá partida porém o motor não funciona.
O que substituir em caso de perda da chave (tabela abaixo)
Clique para aumentar
Indicação de erro através da luz espia localizada no painel da motocicleta
Para as motocicletas que indicam o código de falha diretamente no display de cristal liquido o código de falha é o 52 e para as motocicletas que apenas utilizam um sinal luminoso para indicar a falha por meio da luz espia uma seqüência de 5 piscadas lentas e posteriormente piscar rapidamente 2 vezes pode ser um erro causado por interferência de sinal. Se isso ocorrer, tente o seguinte:
1. Use a chave de reconfiguração (vermelha) de código para dar partida no motor.
Provável causa: interferência de sinal - veja se não há nenhuma outra chave imobilizadora próxima ao interruptor principal.
2. Se o motor funcionar, desligue-o e tente dar partida com as chaves padrão (preta).
3. Se uma ou ambas as chaves padrão não derem partida no motor, refaça a configuração das chaves.
Nota: veja se o imobilizador e a ECU estão configurados para esta motocicleta em teste
Também sugerimos como causa de falhas os dispositivos de segurança como alarmes ou rastreadores instalados indevidamente.
O kit de chaves que acompanha alguns modelos de motocicletas Yamaha
1. Chave Padrão
2. Chave Mestra utilizada para configurar e reconfigurar as chaves de uso comum, ECU e imobilizador.