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Semelhanças e diferenças na injeção eletrônica das diversas marcas de motocicleta do mercado - parte 2


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Paulo José de Souza
15 de novembro de 2012

Na edição anterior publicamos a tabela com a nomenclatura do sistema de injeção eletrônica, que compara os nomes dos componentes das principais marcas, mostramos também algumas peças que não são Intercambiáveis. Agora, apresentamos a tabela com os códigos de defeitos.

 
Embora os códigos ajudem bastante, nem sempre são confiáveis. O trabalho do scanner ou da lâmpada que indica os defeitos por meio de piscada é apenas referencial. Se o reparador trocar o componente sugerido pelo painel da moto ou indicado pelo scanner, pode ser que o defeito não seja eliminado ou pior, seja ocultado.

Uma dica válida para qualquer moto é ter em mente que cada componente catalogado na tabela atua na mesma fiação, ligados a central eletrônica (ECM ou ECU). O sistema é composto de conexões, chicotes e é alimentado previamente pela central ou diretamente da bateria.

Portanto antes de condenar um componente é melhor iniciar o trabalho analisando a tensão da bateria, verificar as conexões, inclusive da central eletrônica. Se a opção é a troca do componente, então é melhor avaliar o componente separadamente, normalmente os manuais de serviços dos fabricantes informam os procedimentos.

Se constatado defeito na peça, somente a substituição não conclui o trabalho. É necessário descobrir as causas, do contrário o novo componente pode apresentar o defeito futuramente e o cliente não vai gostar de ter que desembolsar mais dinheiro por causa de um serviço incompleto.

Dependendo do componente defeituoso, seja ele sensor ou atuador, a análise investigativa é simples. A causa pode estar relacionada à falha na manutenção ou qualidade do combustível, porém quando a causa esta relacionada à utilização da motocicleta, o reparador terá que dedicar algumas horas de testes e leitura de manuais até concluir o serviço. A central eletrônica também pode estar com algum defeito e indicar que a falha está em outra peça do sistema de injeção eletrônica.

Nas edições anteriores do jornal publicamos matérias com dicas sobre defeitos, sintomas e causas.

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