Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Mobilidade elétrica e fonte de energia renovável é a bola da vez para o leitor do caderno de duas rodas do jornal Oficina Brasil.
Muitas são as vantagens para quem sonha com um Scooter elétrico. A novidade é o Scooter Prima Electra Kasinski que além do incentivo de possuir um IPVA mais barato, proporciona uma boa economia para o bolso, pois o custo de abastecimento das baterias e baixo.
Um detalhe importante mostra a preocupação da empresa e desenvolver um produto que tenha emissão zero de gases poluentes e o nível de ruído é quase nulo. E para quem mora em São Paulo, adeus inspeção veicular de emissões.
Tecnologia e simplicidade
Para o reparador de moto assim como para o consumidor, o ato de carregar as baterias não exige muito conhecimento, o processo é praticamente o mesmo de dar carga no aparelho celular, basta levantar o banco e conectar o carregador que acompanha o Scooter em uma tomada especial e em seguida conectar o plug do carregador na tomada da rede elétrica em casa ou na oficina, e quem sabe em um futuro próximo, nos “eletropostos” espalhados pela cidade. O detalhe aqui está em selecionar o carregador adequado à tensão elétrica de sua cidade, que pode ser 110V ou 220V. E quando o led verde do carregador estiver aceso o scooter está pronto para andar. Naturalmente o tempo de carga será proporcional à condição das baterias, que pode chegar a 6 horas.
Motor elétrico
O compacto propulsor elétrico é alimentado por uma tensão de 48V e está localizado no interior da roda traseira ou seja no cubo. A novidade que deve ser encarada com simplicidade pelo reparador de motocicletas trata-se de um motor de corrente continua do tipo “brushless” (motor sem escovas) que não tem contato mecânico. O rotor é composto de imãs no próprio cubo da roda e o estator é equipado com três sensores. Um ponto positivo do motor elétrico está no rendimento próximo dos 80%.
Embaixo do assento quatro baterias do tipo MF – (livre de manutenção) de 12v/35 Ah ligadas em série colaboram para o desempenho.
Uma característica do sistema é que ele é muito bem vedado e conta com o auxílio de uma junta liquida (cola de motor) e o usuário pode rodar tranquilamente.
Princípio básico de funcinamento do motor de corrente contínua
A atração e a repulsão dos campos magnéticos é o que movem o motor. A energização das bobinas gera o campo que por sua vez se opõe ao magnetismo do imã, tendo como resultado o movimento.
O impulso contínuo que gira a roda traseira do scooter ocorre pela mudança de polarização das bobinas em função de um comando do controlador.
No estator, três sensores do tipo Hall dão a referência em forma de sinal PWM (sinal modulado por largura de pulso).
Sistema elétrico
É protegido por um fusível de 10A e um par de dijuntores. Os 48V vindos do conjunto de baterias são gerenciados por uma central eletrônica composta por uma fonte elétrica, circuitos de potência e controle conhecida como controlador. Basicamente a alimentação do motor é em função do sinal vindo do sensor do ângulo de posicionamento do acelerador.
Outra atividade da central é realizar o controle da velocidade de deslocamento do motor e também colaborar para proteger o sistema elétrico.
O controlador também desempenha outras funções:
1. Proteção contra sobre corrente: um dispositivo limita automaticamente a saída de amperagem;
2. Realizar o desligamento automático do motor durante a frenagem.
Também realiza proteção contra sub tensão desligando o motor quando os níveis de tensão das baterias estiverem abaixo do especificado.
Sensor do acelerador
O gerenciamento de potência e torque no motor e dado pelo controlador em função do movimento do acelerador, para cada posição da manopla do aceleração é fornecida uma tensão. A tensão oscilará de 0,9 a 4,0 Volts
Conversor
Outro componente importante no sistema elétrico é o conversor DC/DC que transforma os 48v vindos das baterias em 12v tensão necessária para alimentar o sistema de iluminação e buzina etc..
Painel
A novidade está nas funções:
Amperímetro que possibilita ao usuário o gerenciamento do consumo das baterias.
Voltímetro - informa ao usuário a tensão das baterias e por último o Indicador de carga que Informa a condição de carga das baterias.
Botão LMH
Localizado no lado esquerdo do guidão este botão proporciona ao usuário 3 opções de performance de pilotagem.
L - Low (economica)
M - Midle (standard)
H - High (máxima)
Botão Climb
Localizado no lado direito do guidão tem a função de fornecer corrente adicional ao motor para auxiliar nas subidas durante um período de 10 segundos.
Cuidados básicos com as baterias
Os cuidados são os mesmos das bateria MF das demais motocicletas, mas um fator importante para assegurar vida longa as baterias é manter o conjunto sempre carregado.