Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Motos e Serviços
  4. /
  5. Parte 2 - Sistema imobilizador: configuração das chaves, ECU e imobilizador

Parte 2 - Sistema imobilizador: configuração das chaves, ECU e imobilizador


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Paulo José de Sousa
22 de setembro de 2009

Na matéria anterior abordamos a importância do sistema imobilizador das motocicletas Yamaha e também comentamos as principais dicas e cuidados com as chaves codificadas. Nesta segunda parte vamos ensinar o passo a passo para a configuração da ECU, Imobilizador e reconfiguração das chaves pretas e apresentar o autodiagnóstico do sistema, assim como os códigos de falhas.

Modo standby
Quando a chave de ignição é posicionada em “OFF” o modo standby inicia seu trabalho  em 30 segundos e a luz que possui o desenho de uma chave localizada no painel começará a piscar continuamente, por até 24 horas. Após este tempo a luz indicadora parará de lampejar, mas o sistema imobilizador permanecerá ativado protegendo a moto para desespero dos gatunos.

Quando é necessário efetuar a codificação das peças?
Quando ocorrer um funcionamento incorreto do sistema, o número do código de falha é sinalizado pela luz indicadora do sistema imobilizador localizada no painel da motocicleta e se houver alguma pane irreversível na ECU a respectiva substituição será inevitável. Portanto ao adquirir uma ECU nova a mesma irá requerer uma configuração, regra que vale também para o imobilizador e para as chaves pretas, porém para a ECU e o sistema imobilizador o registro dos códigos só é possível uma única vez. Em condições normais não é possível reconfigurar as peças citadas, porém para as chaves pretas a reconfiguração é permitida inúmeras vezes.

Dica: Antes de iniciar o processo é necessário lembrar que a tensão da bateria é vital para o bom funcionamento do sistema a fim de assegurar exatidão na configuração das peças e também para o autodiagnóstico.
Lembrando que pelo método do fabricante para efetuar a configuração ou a reconfiguração das peças, a chave vermelha (mestra) será fundamental para o registro dos códigos, portanto não é possível a utilização de outra chave ou mecanismo na realização dos processos.


Led indica funcionamento e falhas do sistema


Registro do imobilizador ou da ECU
Conforme comentamos, as peças novas não possuem códigos gravados por isso é necessário que se faça uma configuração em função da chave mestra que irá determinar o registro, lembrando que para as peças citadas não há possibilidade de um segundo registro!
O procedimento é simples: após a instalação de um novo imobilizador ou uma nova ECU, ligue o contato da ignição com a chave mestra (vermelha) e coloque na posição “ON”. Verifique se a luz do sistema imobilizador acende por aproximadamente um segundo, e depois apaga. Quando a luz apagar, o processo de codificação terá sido concluído.
Ainda com a chave vermelha, verifique se é possível dar partida na motocicleta.  Se estiver tudo ok, recodifique as chaves pretas. Execute o serviço de acordo com o passo a passo abaixo.


Miolo da chave MT-03

Registro da chave-padrão nova ou usada
O registro da chave-padrão é necessário quando ela é perdida e precisa ser substituída por uma nova ou numa hipótese mais remota, quando por algum motivo desconhecido a chave perder o código, ou quando há substituição da ECU ou imobilizador.

Nunca tente dar partida na moto com uma chave-padrão que não tenha sido codificada! Se o interruptor da ignição for girado para a posição “ON” com uma chave-padrão que não tenha o código da motocicleta, a ECU não irá reconhecer a chave e imediatamente o autodiagnóstico irá indicar o erro, gravando a falha na ECU e a motocicleta não irá funcionar!


Chaves padrão e mestra

Para a motocicleta MT-03 e as demais motocicletas que utilizam chave codificadas, a falha é indicada no painel através da luz  indicadora  de falhas no sistema imobilizador, que irá piscar para indicar o código “52” conforme a tabela  de código de falhas do sistema imobilizador.

Sempre que o autodiagnóstico indicar o código de falhas correspondente a chave da ignição, será necessário descobrir a causa e posteriormente reconfigurar as chaves. Sempre reconfigure as chaves aos pares.

O processo de codificação e recodificação de chave é o mesmo para chaves usadas. O código anterior existente na chave-padrão é apagado da memória, invalidando sua função quando o modo de registro da chave é ativado pela chave mestra (vermelha).



Itens que devem ser verificados e que podem ser causadores de panes no sistema imobilizador
Dica: Quando o interruptor principal é girado para a posição “ON”, a luz indicadora do sistema imobilizador não acende e nem lampeja, verifique também os itens abaixo:
• Fusíveis e ignição.
• Tensão de bateria
•Interruptor principal
e conectores.
•Led do sistema imobilizador
•Circuito elétrico do sistema     
imobilizador.

Passo a passo para o registro das chaves pretas:
1. Verifique no painel da motocicleta se luz indicadora do sistema imobilizador sinaliza o modo standby

2. Com a chave mestra ( vermelha), gire o interruptor da ignição para a posição “ON” e posteriormente  para a posição “OFF” e remova a chave mestra (dentro de 5 segundos)

3. Instale no interruptor da ignição a primeira chave-padrão a ser registrada; gire a chave para aposição “ON” (dentro de 5 segundos) para ativar o modo de registro da chave
O código existente na chave-padrão é apagado da memória quando o modo de registro da chave é ativado. Também quando o modo de registro da chave é ativado, a luz indicadora do sistema imobilizador lampejará rapidamente

4. Enquanto a luz indicadora estiver lampejando, gire o interruptor da ignição para a posição “OFF”, remova a chave e (dentro de 5 segundos) instale no interruptor da ignição a segunda chave-padrão a ser registrada
Se a luz indicadora do sistema imobilizador parar de lampejar, decorridos 5 segundos após a primeira chave-padrão ter sido registrada, o modo de registro estará desativado. Se isto ocorrer, a segunda chave-padrão não poderá ser registrada e os passos 2 a 4 terão de ser repetidos para registrar ambas as chaves-padrão

5. Gire o interruptor principal para a posição “ON”.
Quando a luz indicadora apagar, o processo de registro estará completo.
6. Verifique se o motor pode ser ligado com as duas chaves-padrão registradas!

 

Mais no Site! Acesse Aqui!

Veja a matéria como no jornal! acesse o Oficina Brasil Digital

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Motos e Serviços
Motos e Serviços
Desvendando a complexidade do sistema elétrico da motocicleta aliado à eletrônica embarcada
Motos e Serviços
Motos e Serviços
Vamos resolver? A sonda lambda da moto está com defeito e agora, como resolver com a certeza que é a sonda
Motos e Serviços
Motos e Serviços
Reflexões de um mecânico de motocicletas com uma qualidade singular, partilhar conhecimento