Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Na edição passada mostramos os procedimentos prévios para se realizar o ajuste de CO nas motocicletas Fazer e Lander 250cc, fabricadas pela Yamaha. Nesta segunda e última parte da matéria abordaremos como identificar o momento em que é necessário ajustar o CO, assim como o procedimento de ajuste.
Quando ajustar o CO
Cada motocicleta possui suas diferenças relacionadas ao uso, desgastes, combustível, periodicidade de manutenções, utilização de peças originais etc.; então, por este motivo, sempre que for constatado por meio do analisador de gases, a motocicleta deverá receber um ajuste específico de CO.
Ajuste de CO, indicação da rotação e valor correspondente ao ajuste “0”.
A ferramenta é o meio que utilizamos para acessar a regulagem do CO nos programas da ECU e todo trabalho de regulagem de CO deve seguir um rigoroso procedimento e ser acompanhado, simultaneamente, de um analisador de gases e do manual de serviços da motocicleta.
Se o mecânico modificar a regulagem do CO sem o auxílio do analisador, é possível que a mistura da moto seja alterada a ponto de causar falhas ou dano ao motor.
Já comentamos que o valor referência do CO fica armazenado na ECU, então se a ECU for substituída deve-se executar novo ajuste de CO; o valor referência não é um percentual de gás.
Na linha de montagem, as motocicletas recebem o ajuste de CO dentro dos padrões exigidos por lei, por isso não é necessário fazer alterações.
A imagem exemplifica como a Controlar efetuar a coleta dos gases de escape nas motocicletas
Procedimento de ajuste
Para que seja efetuado o ajuste é necessário que a motocicleta esteja em local ventilado e que o motor receba ventilação forçada, para evitar aquecimento excessivo.
O ajuste de CO requer que o motor esteja aquecido e na rotação de marcha lenta padrão, entre 1.300 a 1.500 rpm, e o analisador de gases esteja conectado no orifício de inspeção de gases. Em algumas versões o local é na curva de escape ou em um ponto apropriado, conforme o ano de fabricação da motocicleta.
De acordo com o manual de serviços do modelo, a conexão da sonda do analisador de gases deverá ser feita antes do catalisador.
Na versão em que houver o sistema indução de ar no escapamento é necessário que o mesmo seja desabilitado, a fim de garantir um resultado preciso na medição.
Com a chave de ignição na posição OFF e o interruptor ENGINE STOP na posição “ON”, pressione o botão “MODE”, gire a chave de ignição para posição “ON” e, em seguida, pressione o botão “UP” até localizar a opção “CO”. A alteração do volume de gás de escape é dada pressionando o botões “UP” ou “DOWN”. Nesse momento, observe o percentual de “CO” no analisador de gases e, se necessário, execute a alteração aumentando ou diminuindo o percentual dado no analisador; o índice que aparece no LCD da ferramenta é apenas um valor referência.
Escapamento e vista do catalisador versão antiga, Fazer 250cc
Após obter o valor padrão, desligue a chave de ignição da motocicleta e o ajuste estará finalizado.
Desconecte a ferramenta de diagnósticos iniciando pela garra negativa, em seguida pela positiva e, por último, o conector de fio verde claro, e não se esqueça de ligar o conector da luz de anomalia.
Escapamento e vista do catalisador versão antiga, Fazer 250cc
Lembretes
A tensão da bateria é vital para o perfeito funcionamento do autodiagnóstico, acesso e limpeza das informações memorizadas, assim como os demais ajustes e verificações.
Se houver mais de um defeito no sistema, a ordem de apresentação no display de cristal líquido da ferramenta será crescente, repetindo novamente a sequência até que seja feito o reparo.
Todos os defeitos apontados serão armazenados no histórico de falhas da ECU da motocicleta. Mesmo após o reparo é importante que os defeitos memorizados sejam eliminados antes de qualquer tentativa de ajuste de CO, a fim de assegurar um bom resultado.
Ao utilizar outra ECU certifique-se de não estar transferindo defeitos memorizados de uma outra motocicleta: acesse a memória e se necessário execute a limpeza.
Ao transferir uma ECU para outra motocicleta o ajuste do gás de exaustão deverá ser refeito. O que é regulagem perfeita para um modelo, pode não ser adequada para outro, devido às condições de conservação de cada moto.
Escapamento com catalisador e ponto de tomada dos gases, versão antiga
O escapamento é de aço inox e nesta versão não há o sensor de oxigênio. Na junção com o abafador há um catalisador do tipo colméia.
O catalisador possui metais nobres que são agentes ativadores do oxigênio, que em suas reações químicas reduzem as emissões tóxicas vindas da queima da mistura ar/combustível, como o HC = hidrocarbonetos, CO = monóxido de carbono, NOx = óxido de nitrogênio, transformando-as em: CO2 = gás carbônico, N2 nitrogênio e H2O = água.
Não é aconselhável remover o catalisador devido às emissões nocivas lançadas na atmosfera e também às alterações no funcionamento do motor.