Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veiculo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.
E-mail de contato: [email protected]
InstagramFacebookTikTok
Atalhos
NoticiasComunidade
Outros Assuntos
RotaMarcas na OficinaImagem das Montadora
Fórum Oficina Brasil
Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil
Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos Reservados
Política de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Motos e Serviços
  4. /
  5. Parte 2 – Aplicação da ferramenta de diagnósticos no ajuste de CO

Parte 2 – Aplicação da ferramenta de diagnósticos no ajuste de CO


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Paulo José de Sousa
20 de maio de 2009

Na edição passada mostramos os procedimentos prévios para se realizar o ajuste de CO nas motocicletas Fazer e Lander 250cc, fabricadas pela Yamaha. Nesta segunda e última parte da matéria abordaremos como identificar o momento em que é necessário ajustar o CO, assim como o procedimento de ajuste.

Quando ajustar o CO

Cada motocicleta possui suas diferenças relacionadas ao uso, desgastes, combustível, periodicidade de manutenções, utilização de peças originais etc.; então, por este motivo, sempre que for constatado por meio do analisador de gases, a motocicleta deverá receber um ajuste específico de CO.


Ajuste de CO, indicação da rotação e valor correspondente ao ajuste “0”.


A ferramenta é o meio que utilizamos para acessar a regulagem do CO nos programas da ECU e todo trabalho de regulagem de CO deve seguir um rigoroso procedimento e ser acompanhado, simultaneamente, de um analisador de gases e do manual de serviços da motocicleta.
Se o mecânico modificar a regulagem do CO sem o auxílio do analisador, é possível que a mistura da moto seja alterada a ponto de causar falhas ou dano ao motor.

Já comentamos que o valor referência do CO fica armazenado na ECU, então se a ECU for substituída deve-se executar novo ajuste de CO; o valor referência não é um percentual de gás.
Na linha de montagem, as motocicletas recebem o ajuste de CO dentro dos padrões exigidos por lei, por isso não é necessário fazer alterações.


A imagem exemplifica como a Controlar efetuar a coleta dos gases de escape nas motocicletas

Procedimento de ajuste
Para que seja efetuado o ajuste é necessário que a motocicleta esteja em local ventilado e que o motor receba ventilação forçada, para evitar aquecimento excessivo.

O ajuste de CO requer que o motor esteja aquecido e na rotação de marcha lenta padrão, entre 1.300 a 1.500 rpm, e o analisador de gases esteja conectado no orifício de inspeção de gases. Em algumas versões o local é na curva de escape ou em um ponto apropriado, conforme o ano de fabricação da motocicleta.

De acordo com o manual de serviços do modelo, a conexão da sonda do analisador de gases deverá ser feita antes do catalisador.
Na versão em que houver o sistema indução de ar no escapamento é necessário que o mesmo seja desabilitado, a fim de garantir um resultado preciso na medição.

Com a chave de ignição na posição OFF e o interruptor ENGINE STOP na posição “ON”, pressione o botão “MODE”, gire a chave de ignição para posição “ON” e, em seguida, pressione o botão “UP” até localizar a opção “CO”. A alteração do volume de gás de escape é dada pressionando o botões “UP” ou “DOWN”. Nesse momento, observe o percentual de “CO” no analisador de gases e, se necessário, execute a alteração aumentando ou diminuindo o percentual dado no analisador; o índice que aparece no LCD da ferramenta é apenas um valor referência.


Escapamento e vista do catalisador versão antiga, Fazer 250cc

Após obter o valor padrão, desligue a chave de ignição da motocicleta e o ajuste estará finalizado.
Desconecte a ferramenta de diagnósticos iniciando pela garra negativa, em seguida pela positiva e, por último, o conector de fio verde claro, e não se esqueça de ligar o conector da luz de anomalia.


Escapamento e vista do catalisador versão antiga, Fazer 250cc

Lembretes
A tensão da bateria é vital para o perfeito funcionamento do autodiagnóstico, acesso e limpeza das informações memorizadas, assim como os demais ajustes e verificações.

Se houver mais de um defeito no sistema, a ordem de apresentação no display de cristal líquido da ferramenta será crescente, repetindo novamente a sequência até que seja feito o reparo.

Todos os defeitos apontados serão armazenados no histórico de falhas da ECU da motocicleta. Mesmo após o reparo é importante que os defeitos memorizados sejam eliminados antes de qualquer tentativa de ajuste de CO, a fim de assegurar um bom resultado.

Ao utilizar outra ECU certifique-se de não estar transferindo defeitos memorizados de uma outra motocicleta: acesse a memória e se necessário execute a limpeza.

Ao transferir uma ECU para outra motocicleta o ajuste do gás de exaustão deverá ser refeito. O que é regulagem perfeita para um modelo, pode não ser adequada para outro, devido às condições de conservação de cada moto.
Escapamento com catalisador e ponto de tomada dos gases, versão antiga
O escapamento é de aço inox e nesta versão não há o sensor de oxigênio. Na junção com o abafador há um catalisador do tipo colméia.

O catalisador possui metais nobres que são agentes ativadores do oxigênio, que em suas reações químicas reduzem as emissões tóxicas vindas da queima da mistura ar/combustível, como o HC = hidrocarbonetos, CO = monóxido de carbono, NOx = óxido de nitrogênio, transformando-as em: CO2 = gás carbônico, N2 nitrogênio e H2O = água.

Não é aconselhável remover o catalisador devido às emissões nocivas lançadas na atmosfera e também às alterações no funcionamento do motor.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Motos e Serviços
Motos e Serviços
Desvendando a complexidade do sistema elétrico da motocicleta aliado à eletrônica embarcada
Motos e Serviços
Motos e Serviços
Vamos resolver? A sonda lambda da moto está com defeito e agora, como resolver com a certeza que é a sonda
Motos e Serviços
Motos e Serviços
Reflexões de um mecânico de motocicletas com uma qualidade singular, partilhar conhecimento