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Nas edições anteriores do jornal apresentamos outras funções da ferramenta de diagnósticos e, nesta, vamos mostrar os procedimentos básicos para o ajuste do monóxido de carbono (CO) nas motocicletas Fazer e Lander 250cc da Yamaha, o que deve ser checado a fim de garantir o menor índice de emissões possíveis.
Nas versões 2009 destas motocicletas a novidade é o sensor de oxigênio no escapamento, assim como ocorre nos modelos de maior cilindrada, que também necessitam do ajuste de CO.
Antes do ajuste
O ajuste de CO é praticamente a última etapa na manutenção da motocicleta e por este motivo os itens abaixo devem ser aferidos:
• Manter o filtro de ar em boas condições de conservação e limpeza;
• A vela de ignição deverá ser a original do fabricante e estar nova com a folga do eletrodo calibrada conforme padrão;
• A tensão da bateria deve ser igual ou superior a 12,8 V;
• O combustível deve ser de boa qualidade;
• O óleo de motor deve estar em ordem e ser o especificado;
• Devem apresentar boas condições de conservação o conjunto cilindro, pistão e anéis e estes podem ser avaliados através da medição da pressão da compressão do motor;
• Os retentores de válvulas também devem estar vedando;
• Folga de válvulas adequadas;
• O escapamento deve ter boa vedação na saída do cilindro e ser original e não pode estar amassado ou furado e nem tão pouco ter sido alterado;
• A pressão da linha de combustível tem que ser a estabelecida no manual de serviços, assim como o injetor de combustível não deverá apresentar falhas na vedação;
• Não deverá haver nenhum código de defeito memorizado na ECU;
• Todos os sensores deverão estar funcionando perfeitamente para evitar possíveis panes no sistema elétrico, que certamente influenciarão no tempo de injeção, ocasionando desta forma uma mistura rica e implicando em um acréscimo nas emissões.
Instalação da ferramenta
Recomenda-se que a instalação da ferramenta seja efetuada com a motocicleta desligada, a chave de ignição na posição OFF e o botão “engine stop” na posição ON. A ferramenta possui duas garras que deverão ser conectadas aos pólos da bateria respectivamente, sendo a garra do fio vermelho no pólo positivo e uma garra de fio preto no pólo negativo da bateria e um conector simples de cor verde claro que deve ser acoplado à fiação da moto num conector de mesma cor, que geralmente está localizado próximo à bateria.
Diagnósticos prévios
Após a instalação do aparelho de diagnósticos na motocicleta, pressione o botão “MODE” e vire a chave de ignição para “ON” enquanto mantém pressionado o botão. Em seguida, pressione o botão “UP” para selecionar o modo “DIAG”, que quer dizer DIAGNÓSTICOS.
Pressione o botão “MODE” novamente e aparecerão os diagnósticos em ordem crescente; vá até o diagnóstico 09 e verifique a tensão da bateria.
Se a tensão estiver com 12,8 V ou mais vá para o diagnóstico “D61” e verifique se há algum defeito memorizado, caso a tensão esteja abaixo coloque a bateria na carga e prossiga assim que tiver a tensão adequada.
Se houver algum defeito registrado vá para o diagnóstico “D62” e execute a limpeza pressionando o botão “mode”.
Após todas as etapas dos diagnósticos, desligue a chave de ignição da motocicleta siga o procedimento de ajuste de CO, lembrando que a ferramenta de diagnósticos não é capaz de analisar os gases provenientes do escapamento, sendo necessário que haja um analisador de gases conectado em local especifico no sistema de escape da moto.
Na próxima edição, mostraremos como identificar o momento em que é necessário ajustar o CO, assim como o procedimento de ajuste. Até lá.
Matéria da edição Nº218 - Abril de 2009