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Medindo a folga do mancal do comando de válvulas com precisão usando plastigage


Ruídos na parte superior do motor sempre são uma indicação de problemas, porém é muito importante a abordagem deste tema polêmico, cercado de lendas, mitos e nem sempre tem base técnica

Por: Paulo José de Souza - 17 de maio de 2017

Vamos analisar uma das origens de ruídos na parte superior do motor, com enfoque no diagnóstico de defeitos entre os mancais e o comando de válvulas.Apresentaremos alguns tipos de mancais, causas de defeitos e utilizaremos o plastigage na verificação da folga entre o eixo do comando de válvulas e seu respectivo mancal.

Os diversos fabricantes não fornecem parâmetros que estabeleçam a diferença entre ruído como defeito e ruído como característica, mas podemos definir que ruído é uma frequência geralmente desagradável aos ouvidos dos reparadores mais experientes, podendo ser classificado até como poluição sonora.

Vale lembrar que após um tempo de utilização da motocicleta o nível de ruído máximo pode ser alterado em função dos desgastes do motor e escapamento, por isso, durante um diagnóstico, além da experiência o reparador deverá analisar item a item, baseando-se nas tolerâncias definidas nos manuais de serviços.

O suporte do comando de válvulas é conhecido como mancal, o dispositivo pode ser dividido em partes, peça única, ou a união da tampa com o cabeçote.

Tampa do cabeçote, parte do mancal do eixo de comando e suporte de balancins - motocicleta Honda CBX 200

Suporte (mancal) do comando de válvulas - Motocicleta Honda CBX 250 Twister

Detalhes da parte superior do motor

O mancal serve para posicionar o comando de válvulas, permitindo a ele liberdade de funcionamento.

Em resumo a parte superior do motor em estudo está dividida em: tampa do cabeçote, cabeçote, mancais, comando de válvulas, válvulas, molas, pastilhas, engrenagens de comando e em alguns casos podemos encontrar balancins e eixos, porém pelo tipo de construção dos mancais os diagnósticos da folga entre o suporte e o comando de válvulas só são possíveis por meio do plastigage.

Comando de válvulas, esquema didático dos diagnósticos de empenamento (A) e desgastes dos pontos de atrito com os mancais (B)

Algumas motocicletas têm seus mancais inacessíveis aos instrumentos de medição, portanto, em complemento ao trabalho, o método tradicional é avaliar as condições do(s) comando(s) de válvulas nos quesitos empenamento do eixo e desgastes dos pontos de apoio(foto), substitua o comando de válvulas se o empenamento ou desgaste estiverem fora da especificação.

Um fator critico de análise está na temperatura, a parte superior é a região mais quente do motor, o cabeçote e o cilindro alcançam altas temperaturas decorrentes do atrito das peças móveis e também da queima da mistura ar/combustível, realizada na câmara de combustão. O calor é dissipado pelo cabeçote e cilindro e demais agregados da parte superior do motor, falhas no controle da temperatura comprometem a lubrificação e a durabilidade das peças.

O reparador deve estar atento também às características dos motores na parte superior do motor, que é considerada a mais sensível por ser a região mais alta, pode estar mais sujeita às falhas de lubrificação ocasionadas por possíveis interrupções no bombeamento de óleo, o percurso que o lubrificante faz da bomba de óleo localizada na parte mais baixa até o ponto mais alto do motor seguindo tubulações, galerias e canais. 

Causas de falhas na lubrificação dos componentes do cabeçote:

• Nível do lubrificante abaixo do especificado;

• Lubrificante não especificado;

• Tubulações e galerias de óleo obstruídas;

• Defeitos na bomba de óleo;

• Filtro de óleo com defeito ou saturado (sujo).

Causas de ruídos excessivos entre mancais e eixo de comando de válvulas: 

• Mancal e eixo de comando desgastados (foto);

• Excesso de folga radial ou axial entre eixo de comando e mancal;

• Eixo do comando de válvulas empenado;

• Mancal trincado;

• Mancal solto;

• Mancal prendendo o eixo por excesso de aperto;

• Falha ou falta de lubrificação no conjunto;

• Rolamentos do comando de válvulas com folga (alguns modelos).

Mancal desgastado, motocicleta: Honda VB 300

Mancais e comandos apoiados em rolamentos - motocicleta Kasinski Comet 250

Ruído nos mancais do comando de válvulas

O eixo de comando de válvulas gira a uma rotação equivalente a metade da rotação real do motor apresentada no tacômetro da motocicleta.

Durante o movimento de rotação, o conjunto eixo e mancal são submetidos a esforços e o lubrificante tem a função de reduzir o atrito formando uma película entre os dois, preencher as folgas e dissipar o calor.

Falhas entre o mancal e comando de válvulas alteram o movimento de abertura das válvulas e consequentemente afetam o desempenho do motor.

Os ruídos emitidos pela folga entre os mancais e eixo de comando de válvula geralmente estão relacionados ao atrito excessivo das peças móveis, a folga acima ou abaixo da especificação compromete a vida útil dos componentes.

Eixo do comando de válvulas, desgaste no ponto de apoio - motocicleta: Honda CB 300

Posição dos mancais e dos comandos de válvulas

Nas motocicletas equipadas com dois comandos de válvulas os mancais são desenhados especificamente para a admissão e escapamento.

Seguindo a lógica da maioria dos fabricantes, os mancais e os comandos de válvulas atendem à seguinte regra:

Mancal e comando de válvulas de admissão recebem a sigla “IN” (intake);

Mancal e comando de válvulas de escapamento recebem a sigla “EX” (exaust).

Posição dos mancais de comandos da admissão "IN" e escapamento "EX" - motocicleta: Kasinski Mirage 650

A inversão dos mancais e dos eixos de comando de válvulas pode ocasionar travamento, ruídos, quebra dos suportes, em alguns caso não é possível concluir a montagem do motor.

Referência de posição do comando de válvulas do escapamento "EX" - motocicleta: Kasinski Mirage 650

Descrição do plastigage

O Plastigage é um fio de seção muito fina, o instrumento é eficaz nas medições das folgas radiais entre o eixo de comando de válvulas e os mancais, o uso também inclui diagnósticos em outras partes do motor, comercialmente existe uma variedade grande para atender ao setor da reparação automotiva, no segmento de 2 rodas o mais comum é o verde (Foto), em diagnósticos ele atende ao seguinte intervalo de folgas: 0,025mm até 0,076mm.

Plastigage

O calibrador de material plástico flexivel, quando comprimido, acomoda-se à superfície e possui propriedades precisas, o medidor de folgas é recomendado quando os intrumentos de medições tradicionais não conseguem obter os dimensionais das superfícies entre um eixo e seu mancal,  Em resumo, o calibrador é de simples aplicação e possui exatidão nas medidas.

Cabeçote e comando de válvulas - motocicleta Honda CB 400

Procedimentos para o diagnóstico de folga entre os mancais e o comando de válvulas com o uso do plastigage

1. Para realizar a medição de folga, coloque um pedaço de plastigage entre o comando de válvulas e o mancal, certifique-se que as superfícies das peças estejam limpas.

Plastigage no comando de válvulas

2. Aperte todos os parafusos na sequência seguindo a especificação de torque conforme o fabricante do motor.

Torquímetro - aperto dos parafusos dos mancais

3. Solte os parafusos e remova o mancal, cuidado para não girar o eixo.

Aspecto do plastigage compactado (esmagado) no eixo do comando de válvulas

4. Compare a largura do plastigage esmagado (comprimido) no eixo com a escala do gabarito, o valor será correspondente à folga do conjunto.

Comparação da largura do plastigage compactado com escala do gabarito, valor aproximado da folga: 0,076mm

5. Com a especificação de folga obtida pelo calibrador plástico compare com o manual do fabricante, se a medida estiver fora da especificação substitua o cabeçote e seus respectivos mancais.