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A BRUBICAR vem acompanhando o desenvolvimento da Injeção Eletrônica no Brasil há muitos anos e agora desenvolve um trabalho específico sobre as tecnologias aplicadas nas motocicletas.
Observamos que existem diferenças entre as linhas Street e Off-Road, aonde as tecnologias chegaram de maneira sofisticada. Na linha Off-Road, existem particularidades de modelo para modelo, e cada fabricante aplica sua tecnologia para definir a melhor performance de seu produto.
Em se tratando de motocicletas para competição, cada preparador tem que deixar sua marca registrada através do trabalho realizado. Para isso, existem recursos que possibilitam o ajuste distinto entre a marca da motocicleta e as exigências de cada piloto.
No sistema de Injeção Eletrônica, a atuação dos reparadores é fundamental para que todo o sistema funcione conforme as especificações dos fabricantes, porém, sua atuação é diferenciada, pois não importa apenas manter o sistema em boas condições, mas, também, deve-se alterar as curvas originais de projeto, levando em consideração as necessidades de seus pilotos, sem se esquecer de respeitar os limites mecânicos do motor.
Pode-se, então, alterar, através de programas específicos, as curvas de injeção e ignição.
Estas alterações, também conhecidas como remapeamento, possibilitam definir o rendimento do conjunto de maneira específica, dependendo, inclusive, do tipo de terreno em que o piloto irá correr.
Existem pistas mais curtas, com muitas curvas e subidas. Neste caso deve-se retrabalhar as curvas da injeção e ignição em rotações mais baixas, pois o piloto necessita de mais torque.
Quando a competição ocorre em pistas maiores, o piloto necessita de torque e mais velocidade final, trabalhando-se, então, com um remapeamento diferenciado.
É possível trabalhar no remapeamento em várias condições de rotação do motor.
Muitos reparadores remapeiam as curvas como se isso fosse simples, porém, não se deve esquecer que, para que se obtenha êxito no retrabalho de um motor, é necessário conhecer muito bem temperatura de queima dos gases, vela de ignição ideal, combustível, além de outros parâmetros.
Ao se remapear a injeção, é claro que a ignição também deverá ser remapeada, mas como? Considerando o ângulo de permanência ideal e definindo também o avanço ideal.
Para se obter melhor rendimento térmico do motor, deve-se conhecer o resultado da queima dos gases e, então, definir a ignição.
Não adianta fazer o combustível entrar se não é possível fazer com que seja queimado o máximo possível, evitando-se índices altos de HC. Enfim, para os apaixonados em desenvolvimento de novas tecnologias, a Injeção Eletrônica veio para dar muitas oportunidades em alcançar bons resultados, dependendo apenas da dedicação de cada um.
Na próxima edição, veremos com mais detalhes a localização dos componentes da moto Off-Road.
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