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Na edição anterior, apresentamos os procedimentos iniciais para desmontar e diagnosticar problemas relacionados aos duplos comandos de válvulas das motocicletas equipadas com motores V2 de 650cc produzidos na Coréia pela Hyosung e que, aqui no Brasil, equipam as motocicletas Kasinski. Nesta segunda parte vamos concluir o assunto, ensinando o processo de remoção e montagem dos componentes.
Processo de remoção dos comandos dos cilindros dianteiro e traseiro
Para execução deste trabalho não é necessário remover a tampa esquerda do motor, pois ela possui no visor superior, acesso às referências gravadas no volante correspondentes aos posicionamentos de “PMS” ponto morto superior dos pistões.
A regra é: adotar o “F” para o cilindro dianteiro e o “R” para o cilindro traseiro do motor que servirão de base para o posicionamento da montagem dos comandos e também de regulagem de válvulas. No visor inferior movimentamos o virabrequim com o auxilio de uma chave “soquete de 14 mm” a fim de movimentar o virabrequim e posicionarmos as referências necessárias.
Passos da desmontagem do motor
Na orientação, vamos optar pela desmontagem da tampa do motor iniciando pelo cilindro traseiro.
Remova os parafusos do tipo Allen. Pelo visor central com o auxílio de uma chave soquete “14 mm” gire o motor no sentido anti-horário até aparecer a referência correspondente ao cilindro traseiro “R”. O pistão correspondente ao cilindro traseiro deverá estar no ponto morto superior
1. Remova a tampa do cabeçote do cilindro traseiro, soltando os parafusos Allen e as tampas dos visores na tampa esquerda do motor.
2. Girando motor no sentido anti horário, posicione o motor na referência “R”, certifique – se que as válvulas estão livres e o pistão está no “PMS” em fase de compressão (nesta fase os ressaltos dos comandos não estão pressionando as válvulas)
3. Libere a pressão na corrente de comando correspondente cilindro que está sendo desmontado rotacionando no sentido horário o núcleo do tensor com uma chave de fenda fina. Se não for possível desarmar o tensor da corrente, remova-o.
4. Verifique se as referências dos comandos de válvulas dianteiro e traseiro, mancais e engrenagens estão corretos.
5. Remova a capa da corrente, e também o mancal do comando da admissão soltando os parafusos aos poucos na sequência cruzada. Seguindo a mesma regra, remova posteriormente o mancal do comando do escapamento. Prenda a corrente de comando com um fio para evitar que ela caia dentro do motor.
6. Organize as peças de forma que os mancais, comando, pastilhas e etc. não se misturem, quanto aos comandos, mancais e demais peças só existe uma maneira correta de montar esse motor, se houver erro na montagem o prejuízo pode ser grande.
7. Avalie os comandos e os mancais quanto ao estado geral, desgastes, folgas e empenamentos.
O processo de desmontagem do cilindro dianteiro é semelhante, porém a referência que deve aparecer no visor é a letra “F” e o motor deve ser girado no mesmo sentido a partir da referência, anteriormente posicionada para localizar a referência citada.
O processo de montagem
O passo a passo para a montagem é a mesmo para ambos os cilindros, bastando apenas que o reparador inicie o trabalho de montagem pelo cilindro traseiro posicionando o pistão no “PMS” dado pela referência “R” do rotor observado no visor. Para localizar a referência o motor deve ser sempre girado no sentido anti-horário. Obs.: Na montagem todas as peças devem estar limpas.
1. Levante a corrente de comando e instale os comandos da admissão indicado pela inscrição “IN” e o de escape “EX”, detalhe é que esses comandos possuem as engrenagens fixas em seus eixos. Posicionar os eixos com as referências próprias das engrenagens (setas) voltadas para cima, que posteriormente serão alinhadas com as referências dos mancais. O detalhe aqui é que entre as engrenagens dos comandos da admissão e escape os espaços medidos no topo das engrenagens, ou seja, na corrente de comando deve ser igual a dezesseis pinos.
No processo de montagem das peças a referência “R” do volante não pode sair da posição.
2. Instale os mancais dos comandos correspondentes a admissão “IN” e o de escape “EX” coloque os seis parafusos e aperte aos poucos em seqüência cruzada, com torque especifico de 12 Nm ou 1,2 kg.f
3. Confira se os posicionamentos das engrenagens dos eixos estão alinhados e instale a proteção da corrente e o tensor correspondente ao cilindro. Desarme o tensor para a corrente ficar ajustada, confirme novamente as referências dos comandos e do volante magnético.
4. Repita a operação no cilindro dianteiro, bastando girar o motor no sentido anti-horário, lembrando que a referência de montagem localizada no volante magnético é a letra “F”.
Após a montagem das peças correspondentes aos cilindros dianteiro e traseiro gire o motor, respeitando o sentido de rotação e confira todas as referências.
Coloque o cilindro dianteiro na referência “F” e confira a folga válvulas: admissão 0,1mm~0,2mm e escape 0,28mm ~ 0, 32, mm
A folga do cilindro traseiro deve ser efetuada com o motor na referência “R” admissão 0,1mm~0,2mm e escape 0,28mm ~ 0, 32, mm
Para finalizar proceda ao serviço na ordem inversa, de acordo como informamos na edição anterior do jornal.
Conselhos úteis durante a desmontagem e montagem
Retire as velas de ignição para facilitar a movimentação dos pistões do motor. Separe todas as peças de forma organizada para facilitar o trabalho na hora da montagem e que sejam asseguradas todas as posições originais, principalmente as pastilhas (calços) das válvulas. Um descuido pode originar uma batida de válvula, caso haja uma inversão na posição das pastilhas.
Não é necessário desmontar as tampas dos cabeçotes dianteiro e traseiro simultaneamente a não ser que haja alguma necessidade específica. É mais prudente iniciar e finalizar o trabalho no mesmo cabeçote. No processo de montagem siga a ordem inversa da desmontagem, aplique o aperto especificado em cada parafuso e lubrifique os eixos de comando e mancais. Substitua as guarnições das tampas do motor.