Notícias
Vídeos

Vídeo mostra detalhes do Ka Concept 4-Portas


A Ford divulgou um vídeo com detalhes do design do Ka Concept 4-Portas

Por: Da Redação - 07 de fevereiro de 2014

O álbum de imagens traz também as fases do processo de criação do modelo feito no Centro de Desenvolvimento do Produto da Ford no Brasil, um dos cinco do mundo responsáveis por todas as etapas do projeto de novos veículos.

O centro de Camaçari desenvolveu dois protótipos do Ka Concept 4-Portas, exibidos no Brasil e na Índia. No final do ano passado, também foram construídas em seus estúdios três unidades do modelo Ka Concept 5-Portas – dois mostrados no Brasil e um na Europa, em Barcelona.

A precisão de formas e a atenção aos detalhes são pontos fortes desses modelos que antecipam como será o veículo final de produção. Esta é uma etapa importante que nenhuma outra marca produz localmente.

CRIAÇÃO
A criação a partir do zero de um automóvel leva em conta fatores objetivos e subjetivos. As tendências de moda e a conotação de imagens, associadas a aspectos como conforto, segurança, bem-estar, diversão, também são levadas em conta no conceito do projeto.

O design começa com os traços básicos que definem a personalidade do veículo. Na fase seguinte, imagens em 3D criadas em computador ajudam a dar forma à proposta inicial e garantir sua viabilidade de montagem. Em seguida é feita a modelação física em “clay”, com precisão artística. Em tamanho natural, o carro ganha forma antes da montagem das primeiras unidades reais para testes.

Todo esse trabalho requer vários meses e envolve uma equipe altamente especializada. Cerca de 80 profissionais, entre designers e técnicos, trabalham no estúdio na Bahia. Localizado em Camaçari, o Centro de Engenharia e Design da Ford no Brasil tem mais de 1.500 pessoas, quando incluídos os engenheiros de várias especialidades.

PRIMEIRAS IMAGENS
O vídeo do Ka Concept 4-Portas mostra as primeiras tomadas do veículo desenvolvido no País com uma nova proposta para o segmento de sedãs compactos em mercados mundiais de grande volume.

Steven Armstrong, presidente da Ford América do Sul, afirmou que o Ka Concept 4-Portas faz parte da maior renovação da linha de produtos já feita pela marca no mercado brasileiro. “É um carro que redefine as expectativas dos consumidores do segmento, com foco no design, tecnologia, economia de combustível e segurança”, disse.

João Marcos Ramos, chefe de Design da Ford América do Sul, explicou o trabalho de criação do Ka Concept 4-Portas. “Ele segue claramente a linguagem da nova família global Ford, unindo sofisticação e praticidade. Conseguimos entregar um carro que tem ao mesmo tempo um interior espaçoso e perfil elegante”, destacou.

SALÃO DE NOVA DÉLI
Na Índia, onde é chamado Figo Concept, o novo sedã compacto global teve grande repercussão na mídia, antecipando a sua exibição no Salão de Nova Déli, que abre para o público no próximo dia 7. Como no Brasil, ele foi apresentado como um carro que vai além da praticidade e economia, oferecendo design sofisticado e tecnologias avançadas em um segmento de preço acessível.