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A TRW Automotive Holdings Corporation mostrará entre os dias 12 e 23 de setembro, no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, Alemanha, que as suas avançadas tecnologias de segurança ativa e passiva já formam a base que tornará viável a condução semiautônoma de veículos nas estradas.
O conjunto completo de tecnologias a serem apresentadas pela empresa inclui a próxima geração de sistemas de assistência ao motorista como a câmera de vídeo S-CAM 3 e o radar AC1000; controladores inteligentes de segurança da TRW como o ECU, módulo que integra múltiplas funções do chassis e de assistência ao motorista; atuadores como o que integra o controle dos freios com a direção elétrica; tecnologias adaptativas de segurança do ocupante e soluções melhoradas para a segurança dos ocupantes dos assentos traseiros.
“A indústria automotiva está entrando em um período de imensas mudanças porque o mercado deseja reduzir significativamente o número de mortes em acidentes, na década atual e nas próximas. Embora as tecnologias de segurança já sejam oferecidas há vários anos nos veículos de luxo, seu uso agora está sendo estimulado para múltiplos segmentos do mercado de veículos por uma combinação de medidas legais, notas dadas por programas de avaliação de novos modelos, incentivos do setor de seguros e exigências do consumidor”, explica Wilson Rocha, diretor de vendas Equipamento Original na TRW Automotive América do Sul.
“As tecnologias atualmente em produção vêm se tornando cada vez mais sofisticadas. Além disso, para alertar os motoristas elas agora intervêm ativamente em situações críticas com o objetivo de ajudar a prevenir ou atenuar os efeitos de acidentes. Nós temos uma tecnologia de condução em rodovias que suporta a tendência para a direção semiautônoma: do sistema de alerta, por meio da assistência ao motorista, até um piloto automático, com o motorista deslocado de sua posição normal e os sistemas prontos para assumir o controle em certas condições”, diz Rocha.
Para chegar à direção semiautônoma, as tecnologias de controles eletrônicos de segurança, radares, sensores, câmeras e de cintos de segurança evoluíram para exercer cada vez mais funções. A integração de sistemas também avançou.
No Salão de Frankfurt, promovido pela International Automobil-Ausstellung (IAA), a TRW destacará as seguintes novas tecnologias de segurança:
Tecnologias de segurança passiva para os assentos traseiros.
Principalmente no que se refere a tecnologias para o sistema de cinto de segurança, com pré-tensores e fechos integrados a sistemas eletrônicos de segurança ativa, que ao serem acionados enviam informações para que a segurança passiva seja ativada. O cinto de segurança potencializa a sua função e responde prontamente quando, por exemplo, radar, sensor ou câmera detecta uma situação de perigo com necessidade imediata de frenagem, aumentando a segurança e o conforto dos passageiros.
“A TRW vem desenvolvendo tecnologias relevantes há muitos anos, antecipando-se a esse novo cenário, e está bem preparada para adoção em massa de sistemas de segurança para o mercado nos próximos anos. O trabalho continua com o objetivo de garantir que nossos sistemas tenham um custo acessível para todos os segmentos de veículos, em diferentes mercados. Assim, o benefício poderá ser generalizado,” conclui Rocha.
O estande da TRW no Salão de Frankfurt foi planejado para dar vida a essas inovações. Os visitantes poderão assistir a apresentações, demonstrações e simulações. O estande da TRW ficará no box F20, Hall 8.