Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Inmetro estabelece padrão para certificar freios para veículos

Inmetro estabelece padrão para certificar freios para veículos

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
07 de fevereiro de 2014

O Inmetro anunciou uma nova regulamentação de requisitos mínimos de segurança para materiais de atrito usados no sistema de freios de veículos. Segundo a entidade, a medida visa proporcionar maior segurança a motoristas e passageiros.

Pastilhas (para freios a disco) e lonas (para freios a tambor), passarão por testes de durabilidade, resistência, dilatação em altas temperaturas e capacidade de atrito, e se reprovadas, deverão passar por mudanças, até que estejam em conformidade com a nova regra.

"Não podemos admitir que um componente que está ligado diretamente com a segurança dos ocupantes do veículo falhe", afirma Leonardo Rocha, chefe-substituto da Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade do Inmetro.

A nova regulamentação tem como objetivo melhorar a qualidade dos componentes de freios. Os testes com algumas pastilhas e lonas já foram iniciados. "Há indícios de que a maioria dos componentes vendidos atualmente apresenta algum tipo de problema, que deverá ser corrigido", diz Rocha.

Fabricantes e importadores terão até 24 meses a partir da publicação da portaria (em 30 de janeiro), para adequar a produção aos novos padrões. Ou seja, pastilhas e lonas fora das especificações só podem ser produzidas até 30 de janeiro de 2016. A partir deste prazo, as peças em estoque têm mais seis meses para serem vendidas a distribuidores, concessionárias e auto-peças.

No terceiro e último prazo, 30 de janeiro de 2017, todos os componentes fabricados e vendidos devem atender as normas.

Após o prazo, quem descumprir as normas estará sujeito às penas previstas na lei. "Pode haver apreensão dos produtos e multa, que varia entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão", completa Rocha. Contudo, o chefe do departamento do Inmetro estima que, os maiores fabricantes irão atender às exigências com antecedência ao prazo final.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
teste
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil