Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Segundo a Kia, a iniciativa de tornar o Soul Flex se deve ao desejo do consumidor brasileiro, que preferem carros flex. Essa constatação pode ser confirmada com os dados da Anfavea - Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. As vendas de veículos flex representaram em março, 84,8% do total de veículos comercializados no país.
Por enquanto, o Soul é o único carro da montadora Coreana no Brasil a ter motorização flex. Porém, a Kia já anunciou a intenção de lançar modelos flex também do Picanto e do Cerato.
Motor
O motor continua o mesmo 1.6 litro, mas agora flex fuel. Quando alimentado com gasolina, o motor atinge 126 cavalos de potencia a 6.300 rpm. Com etanol, a potência chega a 130 cavalos de potência a 6.300 rpm. Respectivamente, os torques máximos atingem 157 N.m a 4.500 rpm e 161,9 N.m a 5.000 rpm.
A motorização Flex Fuel do Soul foi desenvolvida por engenheiros da Kia, em parceria com a Kefico (uma subsidiária da Bosch na Coreia do Sul). Os estudos e pesquisas para a conversão começaram em 2009. Em 2010, começaram os testes de campo feitos em Teresina, no Piauí, e no Rio de Janeiro, nos meses de fevereiro, e Campos do Jordão, em São Paulo, entre junho e julho.
Detalhes
O Kia Soul é considerado o único carro Design do Brasil. O veículo tem cinco portas, linha de teto elevada e entreeixos alongado. O espaço de bagagem é de 340 litros, com assentos em posição vertical. A altura total é de 1.610 mm e a altura em relação ao solo é de 45mm a 165 mm mais elevada em relação a outros veículos compactos.
Um dos destaques tecnológicos é a câmera para manobras de marcha ré, montada abaixo da maçaneta da tampa traseira e uma tela de LCD de 3.5 polegadas instalada no retrovisor central. O sistema é acionado quando a marcha ré é selecionada, e facilita para que o motorista verifique simultaneamente a traseira e o ponto cego debaixo da janela traseira. O preço sugerido é a partir de R$ 52.900, 00.
Sportage tem novo design e motorização
O Sportage mudou. A carroceria ganhou um estilo ousado, porém o carro ainda é um SUV compacto urbano. Agora, o veículo está mais longo, mais largo e mais baixo que o modelo anterior e encarna o novo dinamismo visual da Kia, não esquecendo de agregar as características off-road que tornaram o veículo um dos preferidos da categoria - altura e posição de condução elevada, além de sensação de segurança – com um estilo urbano.
O novo Kia Sportage está disponível com motorização 2.0 litros a gasolina, DOCH, 16 válvulas com dual CVVT, de 166 cavalos a 6.200 rpm e torque máximo de 20,1 kgm a 4.600 rpm. A transmissão manual é de cinco velocidades e a automática de seis, com opção de troca sequencial.
O novo Sportage está disponível em quatro versões com tração 4x2 e um com 4x4 full time, e são equipados com um sistema semelhante ao usado no Sorento. Os motoristas que dirigem em estrada poderão optar pela tração 4x2, que tem menor peso, aceleração mais rápida, economia de combustível e boa tração. Já para quem dirige em condições mais pesadas ou off-road, o mais indicado é o modelo 4x4.
Conforto
O conforto do novo Sportage é indiscutível. Algumas versões incluem acendimento automático dos faróis sensíveis a luminosidade, sistema de som com quatro alto-falantes, espelhos retrovisores com regulagem elétrica e rádio CD/MP3 com controle no volante.
Nas versões top de linha, o ar condicionado tem controle independente frontal dual zone, banco do motorista com ajuste elétrico, câmera de marcha ré com visor LCD, teto solar elétrico duplo panorâmico e espelho retrovisor interno com anti-ofuscamento automático eletrocrômico.
Carroceria
A carroceria do Sportage está mais longa e tem maior distância entreeixos – 2.640 mm. O carro tem 4.445 mm de comprimento, 1.885 de largura e 1.635 de altura. O espaço para bagagens aumentou 70 mm na traseira e a capacidade de carga está entre os melhores da categoria, com 740 litros com bancos traseiros na posição vertical, e 1.547 litros com os assentos traseiros rebatidos.
A Kia também investiu em barras de proteção contra impactos laterais nas quatro portas e encostos de cabeça dianteiros ativos – sistema ‘Active Front Headrest’. Em algumas versões, o novo Sportage chega a ter 10 airbags, ESP (Controle de Estabilidade) e sensores de aproximação no pára-choque traseiro.