Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Outra novidade é chegada da versão GT Line, que integrará a gama Sandero, como a versão que realça sua esportividade. Contará com a força do novo motor 1.6 8V
A linha 2013 dos modelos Logan, Sandero e Sandero Stepway apresentam, como principal novidade, o novo motor 1.6 8V Hi-Power que, segundo dados da montadora, deixará os modelos mais eficientes. O propulsor 1.6 8V Hi-Power se beneficia da tecnologia da marca Renault na Fórmula 1, onde, atualmente, fornece motores para quatro equipe (Red Bull Racing-Renault, Lotus-Renault, Williams-Renault e Caterham-Renault.
Além do novo motor, a gama 2013 do Sandero traz outras mudanças importantes, como a chegada da versão GT Line, que reforça ainda mais esportividade, e os novos equipamentos de série das versões Authentique e Expression.
As mudanças beneficiam também o sedã Logan, que, além de receber o novo motor 1.6 8V Hi-Power, também passa a contar com mais equipamentos de conforto e conveniência.
AO GOSTO BRASILEIRO
As alterações realizadas no propulsor 1.6 8V Hi-Power foram feitas pela equipe de desenvolvimento de motores do Renault Tecnologia Américas (RTA), moderno centro de engenharia, cujo objetivo é desenvolver produtos voltados à necessidade e ao perfil dos consumidores latino-americanos.
Para Gustavo Volci, chefe de Projeto de Desenvolvimento de Motores do RTA, o propulsor Hi-Power é mais adequado ao gosto dos motoristas brasileiros. “Cerca de 85% do torque já estão disponíveis em 1.500 rotações, o que significa para o consumidor em uma redução do consumo de combustível de 10% na cidade, além de arrancadas e retomadas mais ágeis, diferença que podem ser sentida no trânsito urbano e também em estrada, numa ultrapassagem, por exemplo”, explica.
Um dos principais benefícios do novo motor 1.6 8V Hi-Power é o fato dele ser mais econômico, quando comparado com o propulsor antigo. Os modelos equipados com essa nova motorização são, aproximadamente, 10% mais econômicos no ciclo urbano e 5% ao trafegar do trânsito rodoviário.
Comparando-se com o antigo Hi-Torque, o novo propulsor Hi-Power que passa a equipar Sandero e Logan anotou ganho de 10% na potência, usando etanol (E100), e 2,5% com gasolina (E22). São 106 cv e 98 cv, respectivamente. O torque também melhorou significativamente, principalmente com etanol no tanque: 7% a mais, ou seja, 15,5 kgfm. O número com gasolina foi mantido em 14,5 kgfm.
Os ganhos de performance se refletem nos números. A velocidade máxima obtida pelo propulsor Hi-Power é de 174 km/h (com etanol) e 172 km/h (com gasolina). A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,2 segundos (com etanol) e em 11,8 segundos (com gasolina). O Hi-torque precisava de 11,7 segundos e 12,1, segundos, respectivamente.
As mudanças técnicas incluem alterações nas relações de marchas, para beneficiar o consumo de combustível. O câmbio continua sendo o mesmo manual de cinco marchas feito pela Renault no Chile, caracterizado por engates macios e precisos. As relações de marchas, no entanto, foram ligeiramente modificadas, com o objetivo de reduzir o consumo de combustível.
PARA O "TIME TITULAR"
A partir de 2013, a linha Sandero ganha uma nova versão, batizada de GT Line, que realça ainda a esportividade presente no modelo. A denominação esportiva GT Line já é conhecida do brasileiro, pois serviu para nomear a série limitada, também do modelo Sandero, no final de 2010.
O modelo sai completo de fábrica, com ar-condicionado, direção hidráulica com regulagem de altura, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, farol de neblina, computador de bordo, rodas de liga leve de 15 polegadas na cor preta, rádio com CD e MP3 (do tipo double DIN) e comando satélite na coluna de direção. Completam a lista os importantes itens de segurança: freios com sistema ABS e airbags para motorista e passageiro.
O GT Line custa R$ 38.470.
RENAULT SANDERO 2013:
A gama 2013 do Sandero/Sandero Stepway está disponível em nove versões, com três opções de motorização (1.0 16V, 1.6 8V e 1.6 16V) e duas de caixa de câmbio (manual e automática/seqüencial):
- Authentique 1.0 16V Hi-Flex: Versão base (ar quente, desembaçador traseiro e limpador de vidro traseiro).
- Expression 1.0 16V Hi-Flex: Versão base (ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, farol de neblina, computador de bordo e alarme).
- Expression 1.6 8V Hi-Power: Versão base (ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, farol de neblina, computador de bordo e alarme).
- Privilége 1. 6 8V Hi-Power: Versão topo de linha (ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, farol de neblina, computador de bordo, retrovisores externos com acionamento elétrico, rodas de liga leve e rádio CD Player 2DIN com comando satélite na coluna de direção).
- Privilége 1. 6 16V Hi Flex com câmbio automático: Versão topo de linha (ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, farol de neblina, computador de bordo, retrovisores externos com acionamento elétrico, rodas de liga leve e rádio CD Player 2DIN com comando satélite na coluna de direção).
- GT Line 1. 6 8V Hi-Power: Versão esportiva e traz como itens exclusivo: parachoques, faróis com máscara negra, novas rodas de 15”, adesivo nas portas dianteiras, lanteras traseiras escurecidas, aerofólio na cor preto brilhante, adesivo GT Line na traseira e acabamento interno esportivo), além do freios ABS, airbag duplo, ar condicionado, direção hidráulica, rádio CD Player 2 DIN e computador de bordo.
- Stepway 1.6 8V Hi-Power
- Stepway 1.6 16V Hi-Flex com câmbio automático;