Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
A identificação do sistema no carro só é feita por pessoas especializadas ou pelas luzes no painel que indicam a presença do sistema. Em motocicletas é um pouco mais difícil de identificar se o veículo tem ABS, mas é possível localizá-lo.
Para o sistema funcionar na moto, é necessária a existência de sensores instalados em cada uma das rodas. Assim, fica fácil saber se determinado modelo tem ou não o freio ABS. Observando a roda dianteira, é possível enxergar o que é chamado de “roda fônica”, que se assemelha a um disco com inúmeras janelas radiais em seu formato, gerando pulsos no sensor de roda, enviados para o módulo central.
Além das rodas fônicas, o painel pode ter luzes de advertência, com a sigla ABS em cor amarela. Alguns modelos de motocicleta possuem uma tecla no guidão para o acionamento do ABS. Já o módulo do ABS geralmente fica em locais mais ocultos, de difícil acesso para a visualização.
Com essas dicas, fica mais fácil de identificar modelos de motos com este sistema de freio importantíssimo para a segurança do motociclista.