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Papo de Oficina’ fala sobre sistemas de arrefecimento na RTA


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Marco Antonio Silvério Jr./Bruna Paranhos
21 de setembro de 2010


Com o tema “Os segredos dos sistemas de arrefecimento”, reparadores de todo o Brasil puderam discutir o assunto com os membros do Conselho Editorial do Jornal Oficina Brasil, José Claudio Cobeio, da Cobeio Car e Danilo José Tinelli, da Auto Mecânica Danilo, no programa “Papo de Oficina”, apresentado na RTA dia 14 de setembro.

O primeiro assunto abordado foi a questão dos aditivos utilizados no sistema de arrefecimento. O apresentador questionou os convidados sobre a qualidade dos produtos comercializados no mercado paralelo e qual a preferência em relação aos aditivos concentrados (que precisam ser adicionados proporcionalmente a quantidade de água) e os já diluídos. A opinião dos dois convidados foi bem semelhante, dizendo que existem ótimos produtos no mercadoparalelo, mas lembraram que alguns modelos, como por exemplo, alguns motores MWM, exigem aditivos originais.


Quanto ao tipo, manifestaram preferência por aditivos já diluídos em água deionizada ou destilada, pois já possuem uma quantidade muito pequena ou desprezível de sais minerais que conduzem eletricidade, além de ser livre de cloro, que pode formar substâncias corrosivas ao alumínio. Uma questão não respondida no programa foi sobre a diferença entre aditivos a base de etilenoglicol e a base de propilenoglicol. Os dois têm a mesma função e capacidade de alterar os pontos de ebulição e congelamento da água, porém o etilenoglicol é tóxico e por isso nocivo a saúde, já o propilenoglicol pode ser encontrado até em pasta de dente.


O Programa “Papo de Oficina” está em sua sexta edição e acontece pelo menos uma vez por mês, contando sempre com a participação de um ou mais especialistas no assunto do dia. O programa é um bate papo entre os convidados e os telespectadores que ficam em diversos pontos espalhados pelo país e podem tirar dúvidas e trocar experiências durante uma ou duas horas de transmissão.

Confira abaixo algumas dúvidas enviadas por participantes respondidas ao vivo, e veja também no hotsite da RTA o programa na integra.

ALTESE, Rio de Janeiro – RJ: No Rio de Janeiro o pessoal tem o hábito de retirar a válvula termostática. Que problemas isso pode causar?  Como e quando devo usar o aditivo? Ele pode causar algum problema na válvula?
Resposta: Duas coisas erradas. A começar pela retirada da válvula termostática e outra coisa é achar que o aditivo vai causar problema nela. Muito pelo contrário, ele é quem vai garantir que o sistema funcione corretamente. Hoje com a injeção eletrônica é de extrema importância que o motor trabalhe na temperatura para o qual foi designado, caso essa seja maior ou menor, haverá com certeza aumento de consumo de combustível e diminuição de vida útil.

AUTOPEÇAS, SANTA LUZIA, Teresina – PI: Qual a melhor maneira para o uso do aditivo no sistema? É necessária a limpeza do sistema toda vez que houver aplicação? Caso o veículo nunca tenha usado o produto, existem problemas em colocar o aditivo?
Resposta: Não é aconselhado. É melhor colocar o aditivo sem limpeza. Se você utilizar algum produto para fazer a limpeza, é possível retirar a ferrugem já existente, ocasionando vazamentos. Mesmo em veículos que nunca utilizaram aditivos, deve ser colocado sem problemas, pois o mesmo só trará benefícios.

CARGA MÁXIMA, Goianá – MG: Em uma VW Parati com motor AP 1.6 onde já foi substituída a válvula termostática, o radiador, bomba d’água são novos e a água circula normalmente. Ao subir um forte morro com o ar condicionado ligado o carro esquenta. O que fazer?
Resposta: É difícil sem ver o carro, sugiro retirar para teste a válvula termostática, que mesmo nova pode estar com problemas.

ANTONIO SOLUÇÕES, Recife – PE: É aconselhado isolar o ar quente ou não? Aqui vemos muitos carros com o ar quente isolado.
Reposta: Se ele estiver defeituoso, não tem problema isolar, se tiver em ordem, não há o porquê isolar. Fique atento para os casos em que para isolar você ter que fazer o by-pass, ou seja, manter a circulação.

AUTOPEÇAS UTIDA, Guaíra – PR: Nos motores CHT, quando começa a jogar ar pelo reservatório de água, qual a possibilidade do problema ser cabeçote?
Resposta: 100%! Esse é um problema comum com este tipo de motor.


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