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O novo propulsor traz a nova denominação TEC (Tecnologia para Economia de Combustível), com melhorias de torque em baixas rotações, proporcionando economia de combustível e redução de emissões de CO2 com nova Unidade Eletrônica de Controle
Segundo a montadora, o motor TEC foi desenvolvido inicialmente como um dos principais recursos do Gol com o pacote BlueMotion Technology. Porém, a Volkswagen estendeu a sua aplicação a toda a linha 1.0l dos modelos Novo Gol e Novo Voyage, nos quais o benefício de economia de combustível chega a até 4%, em relação ao motor 1.0l VHT (conforme norma NBR 7024). O motor TEC é Total Flex. Quando está abastecido com etanol (E100), a potência do motor TEC é de 76 cv (56 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 10,6 kgfm (104 Nm) a 3.850 rpm. Quando está abastecido com gasolina (E22), a potência é de 72 cv (53 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 9,7 kgfm (95 Nm) a 3.850 rpm.
O motor TEC tem 999 cm³ de cilindrada, quatro cilindros em linha e duas válvulas por cilindro. Este motor está posicionado na dianteira de forma transversal .
PARTIDA A FRIO
A Volkswagen afirma que a evolução do motor 1.0l EA111 foi possível graças a uma série de avanços mecânicos e eletrônicos, a começar pelo sistema de partida a frio. Com o auxílio de um tanque auxiliar (“tanquinho”), o novo sistema proporciona partidas mais rápidas a baixas temperaturas, especialmente quando o tanque principal do veículo está abastecido com etanol. Uma bomba auxiliar, instalada separada do “tanquinho” e isolada acusticamente, pressuriza a gasolina, cuja vazão é controlada por meio de uma válvula eletromagnética de alta precisão. O combustível segue para uma mini galeria, posicionada no coletor de admissão, que conta com quatro bicos de injeção com orifícios calibrados. Desta forma, a gasolina é injetada com precisão em cada um dos quatro cilindros, próximo às válvulas de admissão. Toda a estratégia de injeção é controlada pela unidade de comando, que sincroniza a entrada de combustível com os ciclos de funcionamento do motor. A precisão da válvula eletromagética permite que a ECU comande, conforme necessidade, o sistema auxiliar, também na fase pós-partida. Isso promove ótimo comportamento dinâmico do motor desde a partida, com respostas sem falhas aos comandos do acelerador, além de redução de emissões de CO2 na fase de aquecimento do motor.
NOVA ECU
Para gerenciar o perfeito sincronismo da injeção de combustível, o motor TEC utiliza a nova Unidade Eletrônica de Controle (ECU), da mesma geração adotada pela matriz, na Alemanha. Uma das principais vantagens dessa nova ECU está na maior capacidade de armazenamento e processamento. Agora o hardware com micro controlador opera com 32 bits e 2 Mbytes de memória. O software também foi totalmente desenvolvido para a nova geração do motor 1.0l EA111, gerenciando com precisão a injeção de combustível e otimizando a performance do motor em baixas rotações.
COLETOR DE ADMISSÃO
O coletor foi projetado para atuar em conjunto com um novo perfil do comando de válvulas, com o objetivo de aumentar o fluxo de ar admitido pelos cilindros (“enchimento”) em baixas rotações. Dessa forma, na faixa entre 1.000 rpm e 3.000 rpm, existe mais torque disponível, proporcionando maior conforto de rodagem com redução de consumo. Este torque em baixas rotações também possibilita a troca de marchas em rotações mais baixas, gerando economia de combustível. O motor TEC também traz melhorias para as altas rotações, com ações de redução de atrito e da força de atuação do comando de válvulas. Adicionalmente, o novo coletor de admissão, feito de poliamida de alta resistência e baixa rugosidade, garante um fluxo de ar admitido sem restrições.
REDUÇÃO DE ATRITO
Outra grande vantagem do motor TEC está na redução de atrito das peças móveis, o que garante melhor rendimento do motor, especialmente em altas rotações. Os novos pistões contam com superfícies de carbono nas saias, reduzindo o atrito dentro das câmaras de combustão.O sistema de acionamento de válvulas e retentores também foram modificados para redução de atrito, com o objetivo de diminuir o consumo de combustível. As molas das válvulas tiveram uma redução na constante elástica, para demandar menos força do trem de válvulas na tarefa de abrir e fechar as válvulas de admissão e escapamento.
Ao mesmo tempo, a massa das molas foi reduzida, garantindo perfeito retorno das válvulas no fechamento das câmaras de combustão. Para completar, novos retentores de válvulas, do eixo comando e da flange traseira do virabrequim, tiveram seu projeto aprimorado, para oferecer menor resistência ao movimento das peças, mantendo a vedação à passagem de óleo.
NOVOS BICOS INJETORES
A formação da mistura ar/combustível e a eficiência da combustão foram melhoradas com novos injetores de spray. Isso permite que a combustão seja mais precisa, utilizando menos combustível e, consequentemente, reduzindo o consumo. Outro benefício do motor TEC, na fase de combustão, está na adoção de um sistema de ignição com uma bobina por cilindro, montadas diretamente sobre as velas. Como o sistema elimina os cabos de alta voltagem, aumenta-se a energia disponível para a centelha das velas de ignição, melhorando a precisão da combustão e o aproveitamento do combustível.
MOTOR 1.6l
O motor 1.6l EA111 VHT, também disponível para as versões topo de linha do Novo Gol e do Novo Voyage, recebe ações de redução de atrito. Posicionado de forma transversal no cofre dianteiro, o motor tem 1.598 cm³ de cilindrada, quatro cilindros em linha e duas válvulas por cilindros. As válvulas de admissão e de escapamento estão mais leves e trabalham em perfeita sintonia com as molas das válvulas, cuja carga foi ajustada para baixos e altos regimes de rotação do motor.
SERVO-FREIO
Adicionalmente, o pacote de segurança na frenagem do Novo Gol e do Novo Voyage agora conta com servo-freio de diâmetro maior (10 polegadas). Esse aumento no diâmetro do servo-freio proporciona melhor “feeling” de pedal na frenagem.
SEGURANÇA
O Novo Gol Power e o Novo Voyage Comfortline podem ser equipados com apoio de cabeça para os cinco ocupantes. Nos bancos dianteiros, os apoios podem ser regulados em altura, ajustando-se à posição do motorista e do passageiro, garantindo conforto e segurança ao mesmo tempo.
No assento traseiro, essas versões também contam com apoios de cabeça para os três ocupantes. Enquanto não estão sendo utilizados, os três apoios de cabeça traseiros podem ficar moldados na parte superior do encosto do banco, permitindo ótima visibilidade do motorista quando necessita olhar pelo espelho retrovisor interno.
Caso haja ocupante no banco traseiro, deve-se elevar o encosto de cabeça para o ajuste melhor a diversas alturas de ocupantes, sempre prezando pelo conforto e pela segurança dos passageiros.
CINTOS RETRÁTEIS
Além dos três apoios de cabeça traseiros, os ocupantes das pontas do assento de trás contam agora com cintos de segurança de três pontos do tipo retrátil. Se o cinto não estiver sendo utilizado, voltará para a posição normal, rente ao encosto no banco traseiro. Além da segurança dos novos cintos, os cintos encostados no banco traseiro também facilitam a entrada e a saída dos ocupantes pelas portas de trás.