No mundo corporativo, uma boa parte das grandes corporações já têm como rotina destinar parte de seus recursos ao treinamento de jovens carentes da região onde as fábricas estão instaladas. Esta não é, no entanto, uma prática muito comum em pequenas e médias empresas.
Porém, na cidade de Vacaria, no Rio Grande do Sul, a Mecânica e Autopeças Bizotto dá exemplo. Apesar de ser uma empresa de pequeno porte, com apenas vinte colaboradores entre atendentes e mecânicos, a reparadora iniciou um projeto de treinamento teórico e prático sobre os mais diversos sistemas automotivos, destinado ao público atendido pela Cemaige (Centro Social Marista Irmão Getúlio).

Acima, fachada da empresa, em Vacaria (RS)
As aulas são ministradas pelo técnico da Bizotto, André Cargnino, e são realizadas duas vezes por semana, contando com apostilas completas sobre o assunto e uma sala para treinamento prático. O centro social se encarrega de disponibilizar os currículos e direcionar os alunos para o mercado de trabalho.
A Mecânica e Autopeças Bizotto está há quinze anos no mercado, atendendo toda a linha de veículos nacionais e importados, inclusive a linha Diesel leve, na prestação de serviços gerais na área da mecânica, tais como auto elétrica e eletrônica embarcada, geometria, suspensão e freios, manutenção em sistemas de ar-condicionado, motores e caixa de câmbio. Há cinco anos a empresa integra a rede Bosch Car Service, e possui uma média mensal de passagem de seiscentos veículos.
Já o Cemaige é um instituto social que desenvolve oficinas e cursos para crianças, adolescentes e jovens, na faixa etária de 5 a 23 anos, assim como para os pais ou responsáveis, qualificando-os para o mercado de trabalho e na formação pessoal.