Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Em um único sábado, o Auto Center Gorgonio, de Indaiatuba, revisou 70 veículos, em ação inédita no setor: um Pit Stop organizado e promovido por uma única oficina. A iniciativa contou com a participação da Dayco e MTE-Thomson, que realizaram, respectivamente, avaliações de correias e cabos de velas, e análise de gases e combustível. Além disso, os carros passavam por diagnose eletrônica, para leitura de parâmetros.
Cadastrada no Programa Agenda do Carro, o Auto Center Gorgonio utilizou o check-list disponível no site (www.agendadocarro.com.br) para avaliar os veículos no Pit Stop. Os principais problemas encontrados foram extintores de incêndio vencidos, problemas com correias, rolamentos, velas e cabos, lâmpadas queimadas em geral (lanterna, luz de placa, freios), e falta de vedação em válvulas (resultado obtido a partir do check-up eletrônico).
Os proprietários do Auto Center, César Gorgonio de Souza, e a esposa, Adriana, contam que a ideia do Pit Stop ocorreu logo após a Automec 2009. “É preciso estar sempre conectado ao mercado”, diz Adriana.
Souza confirma a perspicácia da esposa. “Foi ela que cadastrou a oficina na Agenda do Carro”, diz. A iniciativa do casal é exemplo a ser seguido, pois apesar de trabalhoso, organizar um evento como para promover a manutenção preventiva e o uso do chek-list traz benefícios para a sociedade como um todo e, principalmente para a oficina, que em um único dia prospectou 70 clientes.
História
O Auto Center Gorgonio foi fundado há 7 anos e é a quarta oficina montada por Souza. “Agora tenho minha esposa como sócia”, conta o mecânico que desde os 13 anos é apaixonado pelo ofício. “Aos 17 montei minha primeira oficina com um sócio”, diz o reparador que hoje está com 35 anos.
Em um galpão de 400 m² de área, Souza, Adriana e outros três mecânicos atendem cerca de 50 veículos por mês. “Fazemos alguns trabalhos de restauração também”, conta o reparador, que já foi instrutor do Senai da região.
Moderna, a estrutura do Auto Center foi planejada, segundo Souza, para ser 100% amigável ambientalmente. “Hoje contamos com captação de água de chuva para lavar chão e peças, ambiente iluminado naturalmente, que permite trabalhar todo horário comercial sem acender as lâmpadas, em dias claros, serviço de limpeza de panos, tratamento de água de radiadores e banheiros adaptados para deficientes físicos”, diz o proprietário.
Para o futuro, Adriana conta que o objetivo é trabalhar mais intensamente com o check-list e as manutenções preventivas. “Conseguimos diagnosticar diversos problemas só com o check-list”, afirma Adriana, ao revelar que na região, poucas oficinas trabalham com este filosofia.
Confira também a matéria no OB Digital!