Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Totalmente desenvolvido para o estilo de vida urbano, o A1 traz em sua compacta embalagem tecnologias de última geração para enfrentar o trânsito das grandes cidades com muito conforto e consciência limpa de quem está despejando baixas emissões de poluentes na atmosfera.
A Audi divulga que o modelo pode rodar 15,4 km com um litro de gasolina na cidade. Mas economia não será grande aliada nas vendas, e sim a ideia de fazer a sua parte para a preservação do meio ambiente, usar uma energia, na medida do possível, “limpa”.
Powertrain de respeito
O motor 1.4l Turbo de injeção direta traz de seus irmãos maiores da linha Audi, como o premiado 2.0 TFSI, a linearidade da entrega de potência e suavidade de funcionamento, sem perder o leve ronco esportivo que sai pelo escapamento quando é exigido.
O câmbio S-Tronic de sete velocidades permite relações de marchas que proporcionam grande agilidade no trânsito. Graças ao sistema automatizado de dupla embreagem - o mesmo sistema utilizado no A3, A5 e outros -, as trocas de marcha acontecem em cerca de 0,03 segundos, ou seja, são praticamente imperceptíveis na condução urbana.
Então é possível aproveitar os 200 Nm de torque, disponíveis das 1.500 até as 4.000 rpm, com alterações suaves de rotação, aumentando o conforto e auxiliando na redução do consumo de combustível.
Quando o assunto é emissões...
E a redução de emissões foi realmente levada a sério no A1. O sistema de reaproveitamento de energia do modelo A8 também foi empregado, consistindo basicamente no armazenamento extra de energia gerada pelo alternador nas reduções de velocidade (uso do freio motor), para ser utilizada quando o motor for novamente solicitado, poupando-o do trabalho de geração de energia.
Herdado também dos modelos top A8 e A7, vem o sistema opcional start & stop. Com o carro parado e pedal do freio acionado por um determinado período, o motor é desligado. Quando o pedal do freio começa a ser liberado para acionar novamente o acelerador, o sistema já inicia o processo de partida no motor, passando até despercebido pelos menos atentos devido à grande eficiência.
Para a cidade
Os faróis de xênon plus com luzes diurnas de LED, mesma tecnologia aplicada no A8 (que custa mais de R$ 500 mil), aumentam a segurança no trânsito por chamar a atenção dos outros motoristas e pedestres.
Para a estrada
Aqui entra a segunda especialidade do A1. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,9 s, mas a sensação impressiona mais do que os números, porque ao pisar fundo no acelerador não se espera colar no banco e ver o conta giros subir tão rapidamente até as 5 mil rpm.
Quando chega a hora de trocar de marcha, que pode ser feita manualmente por borboletas atrás do volante, mais uma surpresa: é imediata, o ponteiro do conta-giros mal chega a cair e o pequeno propulsor já esta despejando torque novamente.
O câmbio ainda oferece a opção “S”, que altera os mapas de troca de marcha e também o comportamento da direção eletrohidráulica dando maior precisão às manobras. O sistema ESP ainda integra um bloqueio eletrônico do diferencial.
A velocidade máxima é de 203 km/h, e o modelo está preparado para enfrentá-la e ainda corrigir possíveis falhas do motorista, graças ao controle eletrônico de estabilidade. O baixo centro de gravidade, os largos pneus e a suspensão McPherson do tipo triangular deixam o A1 colado no chão com grande sensação de segurança para o motorista.
E, com tudo isso, a economia não é deixada de lado. A Audi informa que na estrada o A1 consome um litro de combustível a cada 21,7 km rodados.
Divertido
A Audi espera deixar o visual das ruas dos grandes centros mais divertido, devido ao grande número de unidades que almeja comercializar. Só na pré-venda, iniciada no final de 2010, foram comercializadas todas as 600 unidades disponíveis.
Essa expectativa se deve ao alto grau de customização do modelo. Como opcional, o consumidor pode escolher o arco do teto com pintura contrastante, além de optar pelas cores nas saídas de ar internas. O modelo pode ser escolhido em 11 cores diferentes, com uma opção de customização dos arcos e saídas de ar cada.
O A1 ainda vem equipado com interface bluetooth e Audi Music Interface, com opções de conexão e reprodução de celulares e aparelhos portáteis de música (iPod). O sistema de navegação é opcional, assim como o teto solar panorâmico Open Sky elétrico, o sistema keyless-go (botão de partida automática sem a chave), sensor de estacionamento traseiro e piloto automático.
O sistema surround de áudio Bose de 465 watts, 14 alto falantes, com tecnologia de fibra ótica LED também está na lista de opcionais. Entre outros equipamentos de série, destaque ainda para as lanternas traseiras com LEDs, sistema de assistência de partida em aclives, ar-condicionado, sensor de chuva e luz, sistema de alarme, computador de bordo e faróis de neblina, entre outros.
Segurança digna de um Audi
No quesito de segurança, o Audi A1 está entre os melhores da categoria. A carroceria, com alta rigidez torcional, pesa apenas 221 quilos, mas fornece proteção de alto nível aos ocupantes do modelo, que também é equipado com airbags frontais, laterais e cortinas de proteção para a cabeça.