Notícias
Vídeos

Mercedes-Benz apresenta soluções em engenharia da mobilidade no Congresso SAE Brasil 2013


A Mercedes-Benz do Brasil – por meio da participação em painéis técnicos, apresentação de cases científicos e exposição de veículos – participará intensamente do Congresso SAE Brasil 2013

Por: Da Redação - 04 de outubro de 2013

A Mercedes-Benz do Brasil – por meio da participação em painéis técnicos, apresentação de cases científicos e exposição de veículos – participará intensamente do Congresso SAE Brasil 2013, a maior vitrine de debates e tecnologias do setor na América Latina. Organizado pela SAE Brasil, o evento será realizado entre 7 e 9 outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Patrocinadora principal do evento, a Mercedes-Benz demonstrará sua experiência, conhecimento e competência no campo da engenharia da mobilidade. Sob o tema "A Qualificação da Engenharia Brasileira na Busca por Soluções Inovadoras", o Congresso SAE Brasil é o maior fórum do gênero no Hemisfério Sul e o segundo do mundo depois do SAE Congress, promovido pela SAE International em Detroit, nos Estados Unidos.

"O Congresso SAE BRASIL é uma referência técnico-científica no mundo da mobilidade. Seu conteúdo afinado com a dinâmica da sociedade e de alto padrão técnico é motivo de orgulho para a engenharia brasileira", afirma Roberto Bastian, diretor de Logística e Infraestrutura da Mercedes-Benz do Brasil e presidente do Congresso SAE Brasil 2013. “É uma honra e uma satisfação imensa para a nossa empresa participar como um dos maiores apoiadores e integrantes do evento”.

De acordo com Bastian: “A pesquisa científica não se dá apenas na universidade, é preciso proporcionar aos profissionais do setor e estudantes o ambiente propício à inovação, que promova a interação e estimule a realização de pesquisas competitivas”.

Philipp Schiemer participa do Painel dos Presidentes
O presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Philipp Schiemer, participará do Painel dos Presidentes, fórum de debate do Congresso SAE Brasil que será mediado por Mario Laffitte, diretor de Comunicação Corporativa da empresa. Este encontro será realizado no dia 9 de outubro, às 16h00, colocando em pauta o tema central do evento, a qualificação da engenharia brasileira na busca por soluções inovadoras.

A empresa também será representada no evento por outros executivos. Ricardo Santos, diretor de Compras de Material da Mercedes-Benz do Brasil, será o mediador do debate sobre a competitividade na visão de compras, painel a ser realizado também no dia 9, às 09h00.

No dia 8 de outubro, às 08h30, o painel sobre a interação entre manufatura e desenvolvimento de produto como fonte de competitividade e inovação contará com a presença de Alexandre Nogueira, gerente senior de Planejamento da Produção de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, que falará sobre o círculo virtuoso da engenharia de manufatura para alcançar o melhor e mais eficiente processo produtivo.

Também no dia 8, às 13h30, o painel “Caminhões & Ônibus” abordará os avanços do desenvolvimento de soluções locais inovadoras. Daniel Spinelli, gerente sênior de Desenvolvimento do Produto – Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, fará uma apresentação sobre o centro de competência de chassis de ônibus, papel desempenhado pela unidade brasileira no Grupo Daimler. Este painel será mediado por Décio Del Débbio, engenheiro do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Empresa.

A Daimler AG também estará presente no evento, por meio da participação de dois representantes. Klaus-Dieter Holloh, diretor de Engenharia de Caminhões, no Painel Internacional, avaliará as perspectivas da indústria automotiva global frente às mudanças nos campos da economia, energia e emissões. Este fórum será realizado no dia 8, às 16h00. Ralph Saroenba, gerente sênior do Centro de Competência de Logística Internacional da Daimler AG, participará de um painel para falar sobre o papel da logística na eficiência das operações, no dia 8, às 13h30.

Cases demonstram a competência do CDT brasileiro
Engenheiros e técnicos do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Mercedes-Benz do Brasil apresentarão diversas palestras técnicas no Congresso SAE Brasil 2013. Entre os pontos abordados, incluem-se experiências com motores, emissões, combustíveis alternativos (biodiesel, diesel de cana e bicombustível Diesel+GNV), projetos, eletroeletrônica, ergonomia, conforto e segurança.

Actros e novo Classe A são atrações na Mostra Tecnológica
O caminhão extrapesado Actros 2546 6x2, para uso rodoviário, é uma das grandes atrações da Mostra Tecnológica, principal atividade paralela aos debates do Congresso SAE Brasil 2013. No estande da empresa, também ganhará evidência o novo Classe A, o revolucionário compacto lançado este ano. Estes expoentes da linha de produtos da marca no País demonstram a genialidade e o talento dos engenheiros da Mercedes-Benz na criação de avançadas soluções para transporte e passeio.

Tanto o Actros, quanto o Classe A, são reconhecidos pelo elevado padrão de qualidade, tecnologia, desempenho, economia, conforto e segurança, bem como pela compatibilidade ambiental.

Profissionais da Mercedes-Benz serão homenageados no evento
Por meio de premiações, o Congresso SAE Brasil presta reconhecimento aos profissionais de engenharia da mobilidade no País. No evento deste ano, Gilberto Leal, gerente de Desenvolvimento de Motores da Mercedes-Benz do Brasil, será homenageado por sua atuação e contribuição na categoria “combustíveis e emissões”.

Por sua vez, no Prêmio SAE Brasil Jovem Engenheiro de 2013, o reconhecido pela Mercedes-Benz foi Caio de Carvalho Scozzafave. O objetivo dessa iniciativa é reconhecer os profissionais em início ou média carreira, sua integração com a comunidade da engenharia, bem como o desempenho exponencial em suas atividades.