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O usuário “andrade_font” postou uma ótima dica em nosso fórum sobre o Fox 1.0 Total Flex equipado com Magneti Marelli 4BV. Ele informou que o veículo chegou a sua oficina apresentando falha em acelerações e principalmente em marcha-lenta. Ao conversar com o cliente, foi informado que o defeito havia aparecido após a troca da correia dentada há alguns dias.
Supondo que seria um defeito de diagnóstico bem rápido, imediatamente ele foi conferir o sincronismo do motor, mas ficou surpreso ao constatar que este estava correto. Como o código de falha apresentado indicava falha no circuito do sensor de fase, substituiu a peça para teste e inspecionou o chicote elétrico em busca de interrupções ou conexões com mau contato. Porém, nada foi encontrado de errado nos fio e o problema ainda persistia. Assim como as velas, os cabos também foram substituídos, sem sucesso.
Resolveu, então, deixar o motor funcionando até estar em temperatura de trabalho, sempre conectado ao scanner em modo contínuo, de forma que diversos parâmetros eram analisados em tempo real. Após apagar a memória de códigos de falha, o usuário percebeu que a leitura do sensor de rotação oscilava bastante, apesar de a rotação ficar constante.
Com a ajuda de um osciloscópio, notou que o sinal do sensor de rotação estava bastante irregular, como se houvessem diversas lacunas na roda fônica. Ao remover a roda fônica, constatou que esta apresentava muitas trincas e o sensor de rotação estava mal fixado a carcaça.
Imediatamente, ele efetuou a troca dos dois componentes, solucionando o problema.
Clique aqui e leia o diagnóstico completo efetuado pelo reparador