Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Citroën C4 Lounge oferece mais conforto do que seu antecessor mas mantém powertrain

Citroën C4 Lounge oferece mais conforto do que seu antecessor mas mantém powertrain


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Anderson Tomé
12 de outubro de 2013

lancamento01

Nova versão do C4 propicia design moderno e maiores níveis de conforto. Esta qualidade  e segurança são dignos de veículos uma categoria superior e ainda conta com os já conhecidos motores THP e 2.0 16V Flex

Lounge significa “sala de estar, ambiente agradável, aconchegante e refinado”. E é exatamente isso o que oferece o novo sedã. Com medidas de 4,62 m de comprimento, 1,78m de largura e 1,50m de altura, o modelo apresenta visual arrojado, além de muito conforto interno.

“O C4 Lounge sintetiza todo o nosso know-how no desenvolvimento e na oferta de produtos inovadores. Um veículo que demonstra onde a marca Citroën pode chegar”, afirma Francesco Abbruzzesi, diretor geral da Citroën do Brasil.

Além da distância entre-eixos mais longa do segmento - 2,71m -, os assentos são envolventes e os encostos traseiros têm reclinação de 29 graus. O resultado de tudo isso é o maior espaço interno da categoria.

Um sedã de concepção européia, com desenvolvimento específico ao gosto de cada região de produção e comercialização.

O novo C4 Lounge será vendido com duas opções de motores:

Motor 2.0i 16V Flex

O motor 2.0i 16V Flex é um motor moderno, robusto, confiável e com atributos ainda não encontrados na concorrência. Possui as seguintes características:

• Comando de Válvulas Variável (VVT – Variable Valve Timing);

• Bloco em alumínio, o que torna o motor mais leve com melhor desempenho térmico;

• Desenvolvido no Brasil para o uso com Etanol (FlexFuel).

Este motor proporciona ao C4 Lounge 143cv com gasolina ou 151cv com álcool, sempre a 5.250 rpm. O torque máximo (20,2 Kgfm com gasolina e 21,7 Kgfm com álcool) é alcançado a 4.000 rpm.

lancamento03Motor Turbo THP 165

O motor Turbo THP 165 (Turbo High Pressure) 16V, fruto da parceria entre PSA Peugeot Citroën e BMW Group, representa o máximo em evolução tecnológica e desempenho. O EP6CDTM é um motor a gasolina com tecnologias inovadoras que oferecem um desempenho de alto nível – com consumo controlado. Cada parceiro trouxe o melhor de sua competência e de seu know-how na concepção e na fabricação do motor. Conta com:

• Injeção direta sequencial;

• Turbocompressor do tipo Twin-scroll;

• Cabeçote de 16 válvulas com duplo comando de válvulas no cabeçote;

• Bomba eletrônica de alta pressão;

• Cabeçote com 2 eixos de comando de válvulas;

• Bomba de óleo com gestão de vazão;

• Cárter duplo.

Este motor oferece uma potência máxima de 165cv a 6.000 rpm e um torque máximo de 240 Nm (24,5 kgfm). O torque máximo já aparece a 1.400 rpm, permanecendo constante até 4.000 rpm. Esta característica garante grande prazer ao dirigir, com retomadas ágeis e potentes, principalmente pelo fato de 156 Nm já estarem disponíveis logo a 1.000 rpm. O conjunto permite ao C4 Lounge acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 8,8 segundos e atingir 214km/h.

A moderna caixa de câmbio Auto6

Outra novidade do C4 Lounge é a nova caixa de câmbio Auto6 automática de seis marchas, desenvolvida pela empresa japonesa AISIN AW (líder mundial em caixas de câmbio) e disponível para as duas motorizações.

Graças ao sistema de controle hidráulico de alta precisão, o escalonamento de marchas foi trabalhado para que a primeira marcha fique limitada a uma velocidade muito baixa para poder sair sistematicamente das lombadas em segunda marcha.

Seu sistema de arrefecimento, eficaz e robusto, foi concebido para as severas condições de rodagens e temperaturas da América Latina.

Configurada para oferecer máximo conforto, ela oferece uma mudança marcante de dirigibilidade no modo Sport, a fim de permitir outras sensações com passagens de marchas mais longas e com acesso a um ruído diferente no motor.

 

Conjunto mecânico conhecido

O C4 Lounge chega ao mercado com a ambição de se tornar uma nova referência de dirigibilidade e prazer ao dirigir em seu segmento. Sua oferta de motores e câmbios, a definição de seu conjunto de suspensões (a parte traseira com soluções nunca aplicadas em qualquer outro modelo do Grupo PSA Peugeot Citroën) e o trabalho do sistema de direção - aqui se tomou como referência imediata o handling do CITROËN DS4 -, permitem alcançar um ponto de supremacia frente a rivais diretos.

“Todo o projeto foi orientado para o aumento do prazer ao dirigir, da segurança e do conforto, muito atento e fiel aos padrões que definem a ‘tipagem’ dos CITROËN mais exclusivos”, explica Frederico Frittoli, responsável pelo Produto/Projeto B73 América Latina. Um caminho baseado na tradição, ousadia e qualidade construtiva.

Sensibilidade na estrada digna da Citroën

Tradição nos veículos da Citroën, as suspensões foram calibradas para garantir conforto aos ocupantes, mas sem abrir mão da estabilidade. O modelo recebeu leis de amortecimento específicas e novos elementos elásticos no conjunto de suspensão traseiro.

A suspensão dianteira utiliza rodas independentes, eixo Pseudo MacPherson com braços inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação. Na traseira, o modelo conta com travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação.

Todo o conjunto de suspensões foi desenvolvido para proporcionar grande estabilidade e filtragem de ruídos, mas sem deixar de lado o conforto, elemento fundamental da marca.

“Desenvolvemos um acerto de suspensão voltado para o conforto, mas que, quando submetido a uma condução mais veloz, reage de forma equilibrada e com reações totalmente previsíveis, anunciadas”, explica Richard Balse, responsável pela Síntese Cliente da marca.

A direção eletro-hidráulica teve as oscilações transversais totalmente controladas. O resultado é um veículo que inspira confiança imediata no condutor e nos passageiros.

Interior

lancamento3Sofisticado por dentro, elegante por fora. Graças a elementos visuais, o sedã apresenta design marcante, na linhagem dos códigos da marca: formas esculpidas, ampla grade, vidro traseiro côncavo – inspirado nos modelos C5 e C6 –, além de faróis e lanternas com estilo marcante.

O modelo chega com luzes diurnas e feixes de led, elementos que traduzem a modernidade do projeto e reafirmam a posição de vanguarda tecnológica da marca. Estas guias criam uma identidade visual única dentro do segmento, tanto de dia quanto de noite.

A nova grade, com o Chevron em destaque, se estende até os faróis, transmitindo a impressão de que o carro é mais largo. Em relação ao projeto mundial, o para-choque recebeu entradas de ar maiores, por conta do clima mais quente no Brasil, e um ângulo de ataque adequado às condições de rodagem brasileiras. Os apliques em acabamento cromado confirmam sua vocação de sofisticação e elegância.

A lateral é fluida e se caracteriza pela ausência de frisos, deixando o visual mais limpo. De lado, ressaltam-se ainda as rodas de liga leve de 17 polegadas, com faces espelhadas e braços direcionais que remetem à esportividade e ao movimento. A carroceria exibe uma sutil musculatura, trazendo para o segmento soluções estilísticas exploradas em modelos de categoria superior. O objetivo visual foi alcançar um aspecto que combinasse elementos familiares e esportivos no mesmo veículo. A coluna C é alongada e, graças à curvatura do vidro traseiro, a tampa traseira pode abrir mais, melhorando o acesso ao porta-malas.

Visto de traseira, o sedã exibe forte caráter, com balanço traseiro integrado e compacto, inspirado nos míticos SM, CX e XM, verdadeira tradição da marca, assegurando um visual dinâmico e proporcional ao modelo. “O equilíbrio de volumes e formas foi nosso ponto de partida. Buscamos, desde o início, desenvolver um design com personalidade própria, mas que se caracterizasse pela harmonia de suas linhas,” explica Thierry Hospitel, diretor de Estilo da América Latina.

O para-choque, com um volumoso difusor preto e a saída dupla de escape, reforça a tendência esportiva, enquanto as lanternas afiladas, unidas por uma moldura cromada, transmitem solidez.

Os detalhes cromados esculpidos em formas depuradas e as rodas de liga leve engrandecem sua silhueta top de linha.

O estilo do C4 Lounge foi desenvolvido conjuntamente por equipes de design da França, China e América Latina.

Pós-venda: Qualidade garantida Citroën

O Citroën C4 Lounge possui 3 anos de garantia contratual e é beneficiado pelo plano de manutenção com Preços Fixos, um programa de pós-venda para as revisões em intervalos regulares de 10.000km. Por meio dele, além do preço fixo e da precisão na verificação dos itens indicados no plano de manutenção periódica, os proprietários do C4 Lounge terão a possibilidade do parcelamento dos custos em quatro pagamentos mensais.

“Estamos oferecendo um pacote bastante atraente aos futuros clientes do modelo, público que exige mão de obra treinada e capacitada, ferramental adequado e a utilização de peças de reposição originais”, explica Eduardo Grassiotto, diretor de Pós-venda da Citroën.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Geral
Geral
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Geral
Geral
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil
Geral
Geral
Governador Alckmin e presidente Schmall inauguram linha de produção do up! na fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté