Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Nova versão do C4 propicia design moderno e maiores níveis de conforto. Esta qualidade e segurança são dignos de veículos uma categoria superior e ainda conta com os já conhecidos motores THP e 2.0 16V Flex
Lounge significa “sala de estar, ambiente agradável, aconchegante e refinado”. E é exatamente isso o que oferece o novo sedã. Com medidas de 4,62 m de comprimento, 1,78m de largura e 1,50m de altura, o modelo apresenta visual arrojado, além de muito conforto interno.
“O C4 Lounge sintetiza todo o nosso know-how no desenvolvimento e na oferta de produtos inovadores. Um veículo que demonstra onde a marca Citroën pode chegar”, afirma Francesco Abbruzzesi, diretor geral da Citroën do Brasil.
Além da distância entre-eixos mais longa do segmento - 2,71m -, os assentos são envolventes e os encostos traseiros têm reclinação de 29 graus. O resultado de tudo isso é o maior espaço interno da categoria.
Um sedã de concepção européia, com desenvolvimento específico ao gosto de cada região de produção e comercialização.
O novo C4 Lounge será vendido com duas opções de motores:
Motor 2.0i 16V Flex
O motor 2.0i 16V Flex é um motor moderno, robusto, confiável e com atributos ainda não encontrados na concorrência. Possui as seguintes características:
• Comando de Válvulas Variável (VVT – Variable Valve Timing);
• Bloco em alumínio, o que torna o motor mais leve com melhor desempenho térmico;
• Desenvolvido no Brasil para o uso com Etanol (FlexFuel).
Este motor proporciona ao C4 Lounge 143cv com gasolina ou 151cv com álcool, sempre a 5.250 rpm. O torque máximo (20,2 Kgfm com gasolina e 21,7 Kgfm com álcool) é alcançado a 4.000 rpm.
O motor Turbo THP 165 (Turbo High Pressure) 16V, fruto da parceria entre PSA Peugeot Citroën e BMW Group, representa o máximo em evolução tecnológica e desempenho. O EP6CDTM é um motor a gasolina com tecnologias inovadoras que oferecem um desempenho de alto nível – com consumo controlado. Cada parceiro trouxe o melhor de sua competência e de seu know-how na concepção e na fabricação do motor. Conta com:
• Injeção direta sequencial;
• Turbocompressor do tipo Twin-scroll;
• Cabeçote de 16 válvulas com duplo comando de válvulas no cabeçote;
• Bomba eletrônica de alta pressão;
• Cabeçote com 2 eixos de comando de válvulas;
• Bomba de óleo com gestão de vazão;
• Cárter duplo.
Este motor oferece uma potência máxima de 165cv a 6.000 rpm e um torque máximo de 240 Nm (24,5 kgfm). O torque máximo já aparece a 1.400 rpm, permanecendo constante até 4.000 rpm. Esta característica garante grande prazer ao dirigir, com retomadas ágeis e potentes, principalmente pelo fato de 156 Nm já estarem disponíveis logo a 1.000 rpm. O conjunto permite ao C4 Lounge acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 8,8 segundos e atingir 214km/h.
Outra novidade do C4 Lounge é a nova caixa de câmbio Auto6 automática de seis marchas, desenvolvida pela empresa japonesa AISIN AW (líder mundial em caixas de câmbio) e disponível para as duas motorizações.
Graças ao sistema de controle hidráulico de alta precisão, o escalonamento de marchas foi trabalhado para que a primeira marcha fique limitada a uma velocidade muito baixa para poder sair sistematicamente das lombadas em segunda marcha.
Seu sistema de arrefecimento, eficaz e robusto, foi concebido para as severas condições de rodagens e temperaturas da América Latina.
Configurada para oferecer máximo conforto, ela oferece uma mudança marcante de dirigibilidade no modo Sport, a fim de permitir outras sensações com passagens de marchas mais longas e com acesso a um ruído diferente no motor.
O C4 Lounge chega ao mercado com a ambição de se tornar uma nova referência de dirigibilidade e prazer ao dirigir em seu segmento. Sua oferta de motores e câmbios, a definição de seu conjunto de suspensões (a parte traseira com soluções nunca aplicadas em qualquer outro modelo do Grupo PSA Peugeot Citroën) e o trabalho do sistema de direção - aqui se tomou como referência imediata o handling do CITROËN DS4 -, permitem alcançar um ponto de supremacia frente a rivais diretos.
“Todo o projeto foi orientado para o aumento do prazer ao dirigir, da segurança e do conforto, muito atento e fiel aos padrões que definem a ‘tipagem’ dos CITROËN mais exclusivos”, explica Frederico Frittoli, responsável pelo Produto/Projeto B73 América Latina. Um caminho baseado na tradição, ousadia e qualidade construtiva.
Tradição nos veículos da Citroën, as suspensões foram calibradas para garantir conforto aos ocupantes, mas sem abrir mão da estabilidade. O modelo recebeu leis de amortecimento específicas e novos elementos elásticos no conjunto de suspensão traseiro.
A suspensão dianteira utiliza rodas independentes, eixo Pseudo MacPherson com braços inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação. Na traseira, o modelo conta com travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação.
Todo o conjunto de suspensões foi desenvolvido para proporcionar grande estabilidade e filtragem de ruídos, mas sem deixar de lado o conforto, elemento fundamental da marca.
“Desenvolvemos um acerto de suspensão voltado para o conforto, mas que, quando submetido a uma condução mais veloz, reage de forma equilibrada e com reações totalmente previsíveis, anunciadas”, explica Richard Balse, responsável pela Síntese Cliente da marca.
A direção eletro-hidráulica teve as oscilações transversais totalmente controladas. O resultado é um veículo que inspira confiança imediata no condutor e nos passageiros.
Sofisticado por dentro, elegante por fora. Graças a elementos visuais, o sedã apresenta design marcante, na linhagem dos códigos da marca: formas esculpidas, ampla grade, vidro traseiro côncavo – inspirado nos modelos C5 e C6 –, além de faróis e lanternas com estilo marcante.
O modelo chega com luzes diurnas e feixes de led, elementos que traduzem a modernidade do projeto e reafirmam a posição de vanguarda tecnológica da marca. Estas guias criam uma identidade visual única dentro do segmento, tanto de dia quanto de noite.
A nova grade, com o Chevron em destaque, se estende até os faróis, transmitindo a impressão de que o carro é mais largo. Em relação ao projeto mundial, o para-choque recebeu entradas de ar maiores, por conta do clima mais quente no Brasil, e um ângulo de ataque adequado às condições de rodagem brasileiras. Os apliques em acabamento cromado confirmam sua vocação de sofisticação e elegância.
A lateral é fluida e se caracteriza pela ausência de frisos, deixando o visual mais limpo. De lado, ressaltam-se ainda as rodas de liga leve de 17 polegadas, com faces espelhadas e braços direcionais que remetem à esportividade e ao movimento. A carroceria exibe uma sutil musculatura, trazendo para o segmento soluções estilísticas exploradas em modelos de categoria superior. O objetivo visual foi alcançar um aspecto que combinasse elementos familiares e esportivos no mesmo veículo. A coluna C é alongada e, graças à curvatura do vidro traseiro, a tampa traseira pode abrir mais, melhorando o acesso ao porta-malas.
Visto de traseira, o sedã exibe forte caráter, com balanço traseiro integrado e compacto, inspirado nos míticos SM, CX e XM, verdadeira tradição da marca, assegurando um visual dinâmico e proporcional ao modelo. “O equilíbrio de volumes e formas foi nosso ponto de partida. Buscamos, desde o início, desenvolver um design com personalidade própria, mas que se caracterizasse pela harmonia de suas linhas,” explica Thierry Hospitel, diretor de Estilo da América Latina.
O para-choque, com um volumoso difusor preto e a saída dupla de escape, reforça a tendência esportiva, enquanto as lanternas afiladas, unidas por uma moldura cromada, transmitem solidez.
Os detalhes cromados esculpidos em formas depuradas e as rodas de liga leve engrandecem sua silhueta top de linha.
O estilo do C4 Lounge foi desenvolvido conjuntamente por equipes de design da França, China e América Latina.
Pós-venda: Qualidade garantida Citroën
O Citroën C4 Lounge possui 3 anos de garantia contratual e é beneficiado pelo plano de manutenção com Preços Fixos, um programa de pós-venda para as revisões em intervalos regulares de 10.000km. Por meio dele, além do preço fixo e da precisão na verificação dos itens indicados no plano de manutenção periódica, os proprietários do C4 Lounge terão a possibilidade do parcelamento dos custos em quatro pagamentos mensais.
“Estamos oferecendo um pacote bastante atraente aos futuros clientes do modelo, público que exige mão de obra treinada e capacitada, ferramental adequado e a utilização de peças de reposição originais”, explica Eduardo Grassiotto, diretor de Pós-venda da Citroën.