Lançado em junho de 2001, durante a 5ª edição da Automec, o programa de relacionamento Caderninho Sabó é um caso de sucesso da indústria de autopeças, não apenas pela sua longevidade, mas também pelos resultados obtidos.
O Caderninho Sabó nasceu de uma pesquisa conduzida pela agência de publicidade Logullo Associados Publicidade, onde foi identificado o hábito do reparador registrar procedimentos técnicos com pequenas dicas de diagnóstico e reparação, além do desejo deste público de ter um canal permanente de intercâmbio de informações entre os reparadores de todo o Brasil.

Acima, Fac símile do Caderninho Sabó número 2;

Daniel Barci, autor da primeira dica publicada no Caderninho Sabó
A resposta ao lançamento do programa pela Sabó foi imediata e seis meses após o lançamento o Caderninho Sabó já tinha recebido mais de 550 dicas enviadas por reparadores e já contava com um grupo de 3 mil associados.
“O grande sucesso do Caderninho Sabó foi, e ainda é, levar para toda a cadeia do aftermarket automotivo notícias e informações atualizadas e algumas vezes até mesmo polêmicas. Atingimos nosso principal objetivo, e criamos um canal de relacionamento com o mercado, para orientar e capacitar os profissionais de oficinas de reparação e também quem atua em vendas. Hoje, vemos a publicação como uma ferramenta que tem poder para mexer com mercado, e promover grandes mudanças”, analisa Marcus Vinicius Pereira da Silva, diretor de aftermarket para a America Latina.
Um dos primeiros reparadores a enviar uma dica certa e se cadastrar no Caderninho Sabó foi Daniel Barci. Na época com 23 anos, trabalhava na Hamilton Car, oficina na zona sul da cidade de São Paulo, onde era responsável pela área de eletrônica embarcada.
Barci estava visitando a feira internacional de autopeças e equipamentos no Pavilhão de Exposições do Anhembi e tomou conhecimento do programa Caderninho Sabó ao visitar o estande da marca. Ele lembrou de seu caderno de notas onde registrava os problemas mais difíceis dos veículos atendidos na Hamilton Car e selecionou os casos mais interessantes para enviar para o Dica Certa Sabó.
“Tive a felicidade de ter minha dica escolhida e publicada e até hoje guardo todas as edições do Caderninho Sabó, especialmente a número 2, onde está publicada minha dica e uma entrevista que fizeram comigo”, comenta Barci, que hoje já tem 31 anos, está casado, é instrutor da Escola Senai Ary Torres, no bairro de Santo Amaro, na capital paulista, e continua lendo mensalmente o Caderninho Sabó.
Nestes oito anos, foram distribuídos 6,5 milhões de exemplares do Caderninho Sabó e o programa registra mais de 13 mil profissionais associados, que foram os responsáveis pelo acervo de 4.920 dicas enviadas, entre estas 460 já publicadas, inclusive com uma edição de um livreto contendo 220 dicas.
Mensalmente, a Central de Atendimento ao Cliente Caderninho Sabó recebe cerca de 3 mil contatos e soluciona dúvidas técnicas, orienta sobre a correta aplicação dos produtos Sabó, além dos diversos serviços de apoio aos profissionais de reparação automotiva e comércio de autopeças oferecidos pela Sabó.
Para conhecer e participar do Programa Caderninho Sabó, basta ligar no 0800 77 12155 e realizar seu cadastro ou visite o site www.sabo.com.br.