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Bragança Paulista forma primeira turma especializada em pintura automotiva


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
25 de março de 2010

O Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos do Estado de São Paulo) identifica que a falta de mão de obra qualificada no segmento de funilaria e pintura pode prejudicar o setor da reparação de veículos. Segundo o presidente da entidade, Antonio Fiola, os profissionais experientes têm, em média, acima de 40 anos e a grande preocupação é que a falta de mão de obra nova capacitada pode ser um entrave.
Esse problema provoca duas situações que prejudicam o mercado: os profissionais que ingressam no mercado não estão preparados para exercerem a função e os experientes são disputados pelas empresas, criando uma situação difícil para o dono da oficina.
O Senai possui cursos de qualificação profissional para auxiliar de pintor de automóvel e polimento em pinturas automotivas, mas a mão de obra qualificada acaba sendo absorvida pela indústria automobilística.

Escola itinerante
Em uma iniciativa inédita dos empresários do setor de reparação de veículos de Bragança Paulista, a primeira turma de 19 alunos em auxiliar de pintor de automóvel foi diplomada no dia 5 de março. O curso intensivo de 80 horas foi realizado pela unidade móvel do Senai, já que, na cidade, a instituição ainda possui cursos na área automobilística. A maioria dos alunos é funcionários de oficinas da região que tiveram a oportunidade de poder ter noções sobre as práticas da profissão que devem contribuir para a melhoria dos serviços.
Na oficina do diretor do Sindirepa-SP na região, Paulo Sérgio de Almeida, dos 18 profissionais da equipe, seis fizeram o curso de auxiliar de pintor de automóvel. O empresário garante que já percebeu a mudança de comportamento e a motivação dos profissionais em colocar em prática o que aprenderam. “Os funcionários, que faziam a preparação para a pintura e participaram do curso, estão animados e querem começar a exercer a função que aprenderam. Isso é bom para eles que vislumbram melhorar e também para a empresa que tem profissionais motivados e interessados no negócio”, comenta.
Almeida, que também faz parte do Ciesp da região, fala da intenção em promover curso para a formação de funileiro na cidade, mas a falta de instrutor dificulta a implantação.
Para solucionar o problema da falta de mão de obra ainda há muito para se fazer e iniciativas como a dos empresários de Bragança Paulista são essenciais para mudar essa situação.
Mesmo com todas as dificuldades que o setor de reparação de veículos enfrenta na área de capacitação, há alguns avanços importantes como a criação da regulamentação da profissão que se tornou realidade com a publicação da norma de qualificação e certificação do mecânico de manutenção e reparação de veículos automotores pela ABNT/CB05 NBR 15681 que partiu da necessidade do Sindirepa-SP em valorizar a mão de obra especializada e criar parâmetros para melhorar a capacitação dos profissionais. A norma foi publicada no início de 2009. Para o presidente do Sindirepa-SP, com a medida, a categoria passou a ter padrões estabelecidos que permitem a profissionalização e o consumidor tem a garantia da qualidade do serviço prestado com o aval da ABNT.

 

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