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Volkswagen apresenta Tiguan Allspace, primeiro de cinco SUVs da marca até 2020

Primeiro SUV do país desenvolvido sobre a plataforma MQB, o utilitário conta com duas opções de motor: 1.4 TSI Total Flex e 2.0 TSI

Por Caique Silva



A Volkswagen apresentou seu mais recente modelo para o mercado brasileiro dos SUVs, o Tiguan Allspace, disponível nas configurações com cinco e sete lugares. Como resposta ao mercado, que recentemente teve a chegada do Peugeot 5008, a Nova Volskwagen, como a própria montadora diz, lança seu quarto produto. Até 2020 mais quatro modelos do segmento de utilitários esportivos serão lançados no Brasil. 

Em comparação à primeira geração, o Tiguan Allspace está mais comprido, largo, baixo e tem a maior distância entre-eixos da categoria: 2.790 mm, além de possuir três versões de acabamento e duas opções de motorização TSI. O modelo é marcado por ser o primeiro SUV a ser vendido no Brasil possuindo a plataforma modular MQB, presente nos mais recentes modelos da Volkswagen e também o pioneiro da categoria a ser equipado com motor Total Flex – que pode ser abastecido com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. 



Com a modularidade dos bancos, o Novo Tiguan e oferece até 1.870 litros de capacidade de carga total.

Plataforma MQB

Inaugurada pela Volkswagen no Brasil com o Novo Polo, a Estratégia Modular MQB apresenta grande redução de peso nos veículos, fator que resulta em 25% na diminuição do consumo de combustível e está presente também no Volkswagen Virtus e no Novo Polo, outros modelos recém-lançados pela montadora no Brasil. Essa estrutura ainda é vista como uma grande novidade no mercado automotivo e consiste em uma plataforma modular que permite construir diversos modelos de carros na mesma base e está preparada para receber diversas tecnologias nos quesitos de segurança e conforto, como é o caso do modelo que vamos falar agora.



Motorização e câmbio

O motor 1.4 TSI Total Flex com 150 cv a 5.000 rpm e 25,5 kgfm de torque equipa as versões 250 TSI e Comfortline 250 TSI, combinado ao câmbio DSG de 6 marchas. Pertencente à família EA211, esse motor é feito na fábrica da Volkswagen em São Carlos, interior de São Paulo. Tem bloco e cabeçote feitos de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote (variável na admissão; são quatro válvulas por cilindro) e é equipado com injeção direta de combustível e turbocompressor. 

Já a versão topo de linha, a R-Line 350 TSI, traz o motor 2.0 TSI - mesmo motor do Golf GTI - com câmbio DSG de 7 marchas com 220 cv e 35,7 kgfm de torque. Da terceira geração da família EA888, esse motor tem 1.984 cm³ de cilindrada e combina injeção direta de combustível ao turbocompressor. O motor traz duplo sistema de injeção (combinando injeção direta e injeção multiponto. Os 220 cv estão disponíveis já a partir de 4.300 rpm até 6.200 rpm. Os 350 Nm são entregues já a 1.600 rpm e se mantêm até 4.200 rpm.

O Tiguan Allspace R-Line 350 TSI traz 20 cv adicionais (ganho de 10% de potência) e 70 Nm de torque extra (acréscimo de 25%).

A central eletrônica do motor (ECU) traz novos software e hardware. Os pistões e anéis foram redimensionados para os 10 cv extras de potência do motor flexível, que recebeu um catalisador especificamente calibrado para ele. Outras novidades são a guia de válvula que agora tem dupla vedação e a sede de válvulas do cabeçote e as válvulas injetoras com tratamento específico para operar com o combustível de origem vegetal. A sonda lambda passa a ser linear, proporcionando melhor controle na combustão.

Por causa das características do etanol, o sistema de injeção de combustível do motor 1.4 TSI Total Flex utiliza 250 bar de pressão – como referência, o motor 1.4 TSI a gasolina trabalha com 200 bar. Com isso, a galeria de injeção de combustível foi modificada e está ainda mais robusta.

Ainda no sistema de ignição, as velas contam com grau térmico específico e geometria diferenciada para funcionar com qualquer mistura de etanol ou gasolina. O motor 1.4 TSI Total Flex utiliza velas de ignição de dupla platina, o que proporciona ignições e faíscas mais rápidas utilizando menos energia.

Dimensões

O Tiguan Allspace tem 4.701 mm de comprimento, isto é: 274 mm a mais do que o modelo da primeira geração. A largura é de 1.839 mm (+ 30 mm) e a distância entre-eixos é de 2.790 (acréscimo de 185 mm). A altura agora é de 1.658 mm (menos 7 mm). As medidas são as mesmas em todas as versões.



Devido à maior distância entre-eixos, a capacidade do porta-malas do Tiguan é maior do que a da sua antiga geração. Na versão com cinco lugares são 710 litros, o que representa um ganho de 51% no volume do bagageiro. 
As configurações com sete lugares oferecem 216 litros de espaço no bagageiro com as três fileiras de banco em uso. Mantendo duas fileiras de assentos (cinco lugares), o volume sobe para 686 litros e, com a terceira e a segunda fileiras rebatidas, é possível acomodar 1.761 litros dentro do veículo.



Versões

O Tiguan Allspace será oferecido no Brasil em três versões, que variam a nomenclatura de acordo com o tipo de tração, motor, equipamentos e quantidade de assentos. O modelo segue a nova estratégia da Volkswagen de denominação de seus veículos TSI: as siglas ‘250 TSI’ (referente a 250 Nm de torque, gerados pelo motor 1.4 TSI Total Flex) e 350 TSI (referente a 350 Nm de torque, gerados pelo motor 2.0 TSI). 

Tiguan Allspace 250 TSI: A versão 250 TSI está disponível com a motorização 1.4 TSI Total Flex com 150 cv e transmissão DSG de 6 marchas. Nesta versão, o Tiguan Allspace tem cinco lugares e tração 4x2 (dianteira).

Tiguan Allspace 250 TSI Comfortline: A versão intermediária traz o mesmo conjunto mecânico 1.4 TSI Total Flex com 150 cv, tração 4x2 e transmissão DSG de seis marchas de série, mas passa a contar com vários outros equipamentos de tecnologia. Com sete assentos de série, essa versão adiciona bancos dianteiros com ajustes elétricos. 

Tiguan Allspace 350 TSI R-Line: A versão 350 TSI R-Line está disponível com a motorização 2.0 turbo de 220 cv e transmissão DSG de 7 marchas. Na versão topo de linha, o modelo tem sete lugares e tração 4MOTION, além da esportividade no design e na dirigibilidade. 
 

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