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Peugeot anuncia os novos 208 e 2008 Hybrid: tecnologia híbrida leve e novos desafios para reparadores

Com motor 1.0 turbo e sistema híbrido leve Bio-Hybrid, os novos Peugeot 208 e 2008 Hybrid chegam ao Brasil oferecendo mais eficiência e tecnologia.

Lucas Arnaldo
08 de setembro de 2025

A Peugeot apresentou no Brasil os novos 208 Hybrid e 2008 Hybrid, equipados com o motor 1.0 Turbo Flex T200 associado ao sistema híbrido leve Bio-Hybrid de 12V. A chegada dos modelos amplia a gama de veículos eletrificados da Stellantis no país e traz novas demandas para reparadores independentes que atuam com manutenção automotiva.

 

Pedro Bicudo/Peugeot

 

Motorização e sistema híbrido

O conjunto mecânico é composto pelo motor 1.0 Turbo Flex T200, de até 130 cv no etanol (125 cv na gasolina) e 20,4 kgfm de torque, com sistema Multiair III no comando de válvulas e transmissão automática do tipo CVT de 7 marchas simuladas.

O diferencial é a presença do BSG (Belt Starter Generator), que atua como alternador, motor de partida e apoio nas acelerações. Esse sistema entrega cerca de 3 cv adicionais e trabalha em conjunto com uma bateria auxiliar EFB de 12V (64Ah), posicionada sob o banco traseiro.

A tecnologia Bio-Hybrid da Stellantis possui 3 modos de operação do sistema elétrico – mas todos são acionados de modo automático:

·       e-Assist: assistência do motor elétrico ao motor de combustão. Durante acelerações e retomadas, as baterias de lítio e chumbo fornecem energia para o motor elétrico, que gera torque adicional para o motor de combustão, reduzindo o consumo de combustível do veículo.

·       Alternador Inteligente: dois modos de funcionamento que dependem da condição das baterias. No modo alternador, as baterias de chumbo-ácido e/ou íon de lítio estão com baixos estados de carga, e o alternador inteligente permite o carregamento das baterias. No modo neutro, as baterias de chumbo-ácido e/ou íon de lítio estão carregadas, e o alternador inteligente permite que as baterias mantenham as cargas elétricas do veículo.

·       e-Regen: regeneração de energia durante desacelerações. A função de regeneração converte energia mecânica em energia elétrica, que é armazenada nas duas baterias – chumbo-ácido e íon de lítio. O sistema é capaz de regenerar até 25% da energia que seria desperdiçada em um motopropulsor convencional.

Atenção do reparador: esse sistema não permite rodar apenas em modo elétrico, mas exige atenção especial na reposição da bateria auxiliar, que deve ser homologada, sob risco de falhas no gerenciamento eletrônico – feito pelo módulo DSBM (Dual Battery Switch Module ou Módulo de Comutação de Duas Baterias).

 

Pedro Bicudo/Peugeot

 

Eficiência e consumo

De acordo com o Inmetro, o consumo registrado do Peugeot 208 é de:

  • Etanol: 9,1 km/l (cidade) e 9,6 km/l (estrada)
  • Gasolina: 13 km/l (cidade) e 13,8 km/l (estrada)

Carro com montanha ao fundo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Pedro Bicudo/Peugeot

 

E com a tecnologia híbrida presente no motor, o SUV possui números de consumo muito parecidos com o irmão hatch:

  • Etanol: 9 km/l (cidade) e 9,6 km/l (estrada)
  • Gasolina: 13 km/l (cidade) e 13,7 km/l (estrada)

Carro com montanha ao fundo

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Pedro Bicudo/Peugeot

 

O apoio elétrico ajuda a manter a performance em uso urbano, mas reforça a necessidade de atenção no software de gerenciamento, que pode demandar reset via scanner homologado.

Impacto para oficinas e manutenção preventiva

A chegada desses modelos traz pontos importantes para o reparador:

  • Injeção direta: sensível à qualidade do combustível, com risco de carbonização se não houver manutenção preventiva adequada.
  • Câmbio CVT: exige uso de fluido ATF específico e trocas em intervalos corretos para evitar falhas.
  • Sistema elétrico-híbrido: substituição de componentes somente com peças homologadas e equipamentos de diagnóstico atualizados.
  • Suspensão recalibrada: buchas, molas e amortecedores redesenhados para maior conforto, mantendo a capacidade de carga original.
  • Motor Elétrico BSG: Fique atento a correia do motor BSG, que pode apresentar ruído ou desgaste precoce.

    Dica prática: sempre que houver intervenção na parte elétrica ou eletrônica, é necessário o uso de scanner homologado para atualização de software e reset de falhas relacionadas ao sistema híbrido.

Tecnologia embarcada

O i-Cockpit Peugeot traz novas funções de monitoramento do fluxo de energia. Já a multimídia i-Connect Advanced de 10” está presente em ambos os veículos, pode integrar o aplicativo MyPeugeot, com dados de manutenção e telemetria. Portanto, agora o Peugeot 208 possui teclas piano com controle de volume e acesso inteligente. Vista de dentro de carro

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Pedro Bicudo/Peugeot

 

Na parte de segurança, o pacote ADAS inclui recursos como Assistente de Permanência em Faixa (LKA), Alerta de Atenção e Fadiga (DDA), Aviso de Risco de Colisão (FCW), Alerta de Ponto Sego (BSD), Reconhecimento de Limite de Velocidade (SLR) e Frenagem Automática de Emergência (AEB)  — todos dependentes de calibração correta em casos de reparo.

Preços e versões

A montadora atualizou o valor de seus veículos hatch e SUV. Também estão presentes novos itens de série nas versões. Agora os preços praticados para o Peugeot 208 são:

  • Peugeot 208 Style MT – a partir de R$ 91.990
  • Peugeot 208 Active T200 AT – a partir de R$ 108.990
  • Peugeot 208 Allure T200 AT – a partir de R$ 117.990
  • Peugeot 208 GT Hybrid – a partir de R$ 126.990

O SUV da marca também teve atualização nos preços praticados:

  • Peugeot 2008 Active T200 AT – a partir de R$ 133.990
  • Peugeot 2008 Allure T200 AT – a partir de R$ 143.990
  • Peugeot 2008 GT Hybrid – a partir de R$ 162.990

 

Com a chegada do 208 Hybrid e do 2008 Hybrid, o reparador independente terá cada vez mais contato com tecnologias híbridas leves, portanto apenas realize a manutenção com os equipamentos e ferramentas adequadas.

 

Pedro Bicudo/Peugeot

 

Mais do que um lançamento de mercado, os novos Peugeot 208 Hybrid e Peugeot 2008 Hybrid representam o avanço da eletrificação acessível no Brasil e trazem ao setor de reparação o desafio de se preparar para atender uma frota cada vez mais tecnológica. Para o reparador, é a oportunidade de se destacar no mercado dominando novas soluções e oferecendo um serviço de qualidade diante da evolução dos veículos modernos.

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