A Peugeot apresentou no Brasil os novos 208 Hybrid e 2008 Hybrid, equipados com o motor 1.0 Turbo Flex T200 associado ao sistema híbrido leve Bio-Hybrid de 12V. A chegada dos modelos amplia a gama de veículos eletrificados da Stellantis no país e traz novas demandas para reparadores independentes que atuam com manutenção automotiva.
Pedro Bicudo/Peugeot
Motorização e sistema híbrido
O conjunto mecânico é composto pelo motor 1.0 Turbo Flex T200, de até 130 cv no etanol (125 cv na gasolina) e 20,4 kgfm de torque, com sistema Multiair III no comando de válvulas e transmissão automática do tipo CVT de 7 marchas simuladas.
O diferencial é a presença do BSG (Belt Starter Generator), que atua como alternador, motor de partida e apoio nas acelerações. Esse sistema entrega cerca de 3 cv adicionais e trabalha em conjunto com uma bateria auxiliar EFB de 12V (64Ah), posicionada sob o banco traseiro.
A tecnologia Bio-Hybrid da Stellantis possui 3 modos de operação do sistema elétrico – mas todos são acionados de modo automático:
·
e-Assist: assistência do motor elétrico
ao motor de combustão. Durante acelerações e retomadas, as baterias de lítio e
chumbo fornecem energia para o motor elétrico, que gera torque adicional para o
motor de combustão, reduzindo o consumo de combustível do veículo.
·
Alternador Inteligente: dois modos de
funcionamento que dependem da condição das baterias. No modo alternador, as
baterias de chumbo-ácido e/ou íon de lítio estão com baixos estados de carga, e
o alternador inteligente permite o carregamento das baterias. No modo neutro,
as baterias de chumbo-ácido e/ou íon de lítio estão carregadas, e o alternador
inteligente permite que as baterias mantenham as cargas elétricas do veículo.
· e-Regen: regeneração de energia durante desacelerações. A função de regeneração converte energia mecânica em energia elétrica, que é armazenada nas duas baterias – chumbo-ácido e íon de lítio. O sistema é capaz de regenerar até 25% da energia que seria desperdiçada em um motopropulsor convencional.
Atenção do reparador: esse sistema não permite rodar apenas em modo elétrico, mas exige atenção especial na reposição da bateria auxiliar, que deve ser homologada, sob risco de falhas no gerenciamento eletrônico – feito pelo módulo DSBM (Dual Battery Switch Module ou Módulo de Comutação de Duas Baterias).
Pedro Bicudo/Peugeot
Eficiência e consumo
De acordo com o Inmetro, o consumo registrado do Peugeot 208 é de:
Pedro Bicudo/Peugeot
E com a tecnologia híbrida presente no motor, o SUV possui números de consumo muito parecidos com o irmão hatch:
Pedro Bicudo/Peugeot
O apoio elétrico ajuda a manter a performance em uso urbano, mas reforça a necessidade de atenção no software de gerenciamento, que pode demandar reset via scanner homologado.
Impacto para oficinas e manutenção preventiva
A chegada desses modelos traz pontos importantes para o reparador:
Tecnologia embarcada
O i-Cockpit Peugeot traz novas funções de
monitoramento do fluxo de energia. Já a multimídia i-Connect Advanced de
10” está presente em ambos os veículos, pode integrar o aplicativo MyPeugeot,
com dados de manutenção e telemetria. Portanto, agora o Peugeot 208 possui teclas
piano com controle de volume e acesso inteligente.
Pedro Bicudo/Peugeot
Na parte de segurança, o pacote ADAS inclui recursos como Assistente de Permanência em Faixa (LKA), Alerta de Atenção e Fadiga (DDA), Aviso de Risco de Colisão (FCW), Alerta de Ponto Sego (BSD), Reconhecimento de Limite de Velocidade (SLR) e Frenagem Automática de Emergência (AEB) — todos dependentes de calibração correta em casos de reparo.
Preços e versões
A montadora atualizou o valor de seus veículos hatch e SUV. Também estão presentes novos itens de série nas versões. Agora os preços praticados para o Peugeot 208 são:
O SUV da marca também teve atualização nos preços praticados:
Com a chegada do 208 Hybrid e do 2008 Hybrid, o reparador independente terá cada vez mais contato com tecnologias híbridas leves, portanto apenas realize a manutenção com os equipamentos e ferramentas adequadas.
Pedro Bicudo/Peugeot
Mais do que um lançamento de mercado, os novos Peugeot 208 Hybrid e Peugeot 2008 Hybrid representam o avanço da eletrificação acessível no Brasil e trazem ao setor de reparação o desafio de se preparar para atender uma frota cada vez mais tecnológica. Para o reparador, é a oportunidade de se destacar no mercado dominando novas soluções e oferecendo um serviço de qualidade diante da evolução dos veículos modernos.