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Novo i30 1.8 GD 2014 vem com a missão de devolver ao modelo seus dias de glória


Modelo chega com mudanças no conjunto mecânico, mas no restante, continua sendo o mesmo I30 que já conhecemos. Vamos aguardar e ver como será o comportamento dessa nova versão quando chegar nas oficinas independentes

Por: Fernando Naccari e Paulo Handa - 09 de abril de 2014

Novo I-30

A Hyundai começou as vendas do modelo no ano de 2009, onde o veículo foi um fenômeno de mercado, sendo que até a atingir a liderança superando concorrentes de peso como o Ford Focus, Fiat Stilo e VW Golf.  Porém, as coisas mudaram seu rumo quando em 2011 houve um aumento do IPI, o hatch coreano sofreu um duro golpe nas vendas e até o momento não voltou a seus dias de glória

E como em um filme de terror onde quando as coisas já não estão bem e depois ficam ainda piores, o lançamento da segunda geração em 2012, que chegou ao mercado apenas com o “fraco” motor 1.6 flex de 128cv, o mesmo que equipa o HB20, travou completamente a venda nas concessionárias, vendendo apenas 6.000 unidades contra 19.000 da versão anterior 2.0. Conclusão, os  novos i30 ficaram juntando poeira nas concessionárias.

A Hyundai demorou a reagir ao erro, e somente agora lança a nova geração do i30 equipado com o motor 1.8 150cv, mais potente que o 2.0 145cv da primeira versão. Com foco na eficiência energética e na redução do consumo de combustível, o i30 renasce para o mercado nacional com força e vontade de retomar o posto de líder da categoria.

 

Novo i30 2014


Novo I-30 foto 2

 

Este novo motor 1.8 MPI é marcado pela alta eficiência atrelada a um bom desempenho, isso proporciona baixo consumo de combustível. As principais mudanças neste novo motor são os balancins roletados e a redução do atrito obtida em vários componentes.

Um sistema CVVT controla o avanço dos dois comandos de válvulas do cabeçote que em conjunto do coletor de geometria variável de admissão, fornecem o motor do ar que ele necessita. O sistema de gerenciamento eletrônico segue o mesmo padrão do modelo anterior, com uma injeção eletrônica digital mapeada incorporada ao sistema de injeção.

O desempenho e eficiência são entregues às rodas por um sistema de transmissão automática de 6 velocidades “Shigfttronic”, esse sistema chamado A6GF1, é um projeto da própria montadora. É um sistema compacto e leve, que permite uma condução esportiva, porém sem perder o foco na economia de combustível.

O que há de novo?

Um ponto nos chamou a atenção nos itens de série do veículo, são os três modelos da direção elétrica Flex Steer. São eles Comfort (recomendado para uso nas cidades), Sport (para condução na estrada) e Normal (para percursos mistos).

A suspenção do veículo se manteve semelhante a anterior com o habitual MacPherson na dianteira e na traseira um eixo de torção com sistema semi-independente. Sobre a estrutura do chassi, ele é composto por uma liga de aço mais leve, porém em determinados postos-chave há um reforço visando o aumento da rigidez do conjunto.

Os engenheiros da Hyundai focaram sua atenção sobre o barulho que é transmitido ao interior do veículo. Pois na parte dianteira do assoalho foi aplicada uma manta isolante que reduz a vibração dos sons do exterior, outro componente utilizado é uma camada dupla de borrachas nas janelas que proporciona ainda mais a sensação de silêncio.

Novo I-30 Foto 3

A segurança do veículo é garantia por um conjunto de sete airbags, localizados no painel frontal do passageiro, volante. Nas laterais do veículo ainda há um em cada lado, no formato cortina, e um colocado próximo aos joelhos do motorista.

O sistema de controle de freios conta com ABS, EBD (Distribuição eletrônica de frenagem) e EPS (controle de estabilidade). O carro ficou mais estável em comparação a versão anterior.

O Hyundai i30 conta ainda com um sistema de estacionamento com controle eletrônico, recurso que libera espaço na área central dianteira. Ele ainda possui uma tela 7 polegadas sensível ao toque disposta no painel. Câmera de ré  e ar condicionado com comando eletrônico, facilita a escolha da temperatura desejada.

A estética do interior é revestido em couro com detalhes prateados no console central, pedais e manopla,  com características bem semelhante as da versão anterior.

Novo I-30 Foto 4

Nas oficinas

A montadora disponibiliza aos proprietários 6 anos de garantia. Porém engana-se aquele que pensar que este veículo demorará a chegar nas oficinas independentes, pois a Hyundai fornece cobertura somente para motor e câmbio. E os demais componentes, como ficam? Entrevistamos  diversas oficinas que confirmam que a linha de veículos coreana é cliente frequente em suas empresas. A mão de obra cobrada pelas concessionárias é muito cara, há situações que supera o dobro cobrado pelo mercado de reparação independente. Seguindo a lógica das versões anteriores, prepara-se amigo reparador pois este carro, em breve, baterá à sua porta.

O ponto negativo em trabalhar com esse modelo de marca, afirmam os reparadores, é a falta de informação disponibilizada pela montadora. Certamente quem precise de informação técnica e aguarde uma posição das concessionárias ou até da própria Hyundai certamente, “morrerá de fome”.

Esse modelo de veículo possui motor robusto, porém apresenta uma alta sofisticação tecnológica, nós como reparadores não podemos sair desmontando os componentes para achar as falhas. Ele necessita de equipamentos para análise e, em alguns casos, ferramentas especiais. A melhor alternativa que temos para realizar qualquer tipo de manutenção nestes carros é estar munidos de informação, para fazer uma avaliação correta e precisa.

Neste carro o custo de peças é muito alto e não há alternativas de qualidade no mercado de reposição, ficamos assim presos nas genuínas.