Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Lançamentos
  4. /
  5. Nas versões hatch e sedã, Toyota apresenta o novo Yaris ao mercado brasileiro

Nas versões hatch e sedã, Toyota apresenta o novo Yaris ao mercado brasileiro

Posicionado entre o Etios e o Corolla, o Toyota Yaris chegou recentemente ao mercado brasileiro para repetir o sucesso obtido em diversos países do mundo

Caique Silva
19 de agosto de 2018

Produzido na planta de Sorocaba, interior de São Paulo, o compacto Premium japonês conta com os motores 1.3, de 98/ 101 cv e 12,5/ 12,9 kgfm de torque, e 1.5, de  105/ 110 cv e 14,3/ 14,9 kgfm (gasolina/ etanol). Os motores 1.3 e 1.5 litro Dual VVT-i já equipam o Toyota Etios, outro modelo da marca muito bem avaliado no mercado.  

As opções de câmbio são o manual de seis velocidades e o automático tipo CVT, as mesmas usadas pelo Corolla. 

VERSÕES 

O novo Yaris chega ao Brasil em cinco versões. Para o modelo hatch, são elas: XL manual e XL CVT, XL Plus Tech CVT (todas com motorização 1.3 litro), XS e XLS, estas com câmbio CVT e motor 1.5 litro. 

A carroceria sedã possui as mesmas versões, somente com motorização 1.5 litro. 

DESEMPENHO 

A linha Yaris é equipada com a família de propulsores produzidos na planta de motores da Toyota, localizada em Porto Feliz (SP) e está disponível em duas opções de motorização, 1.3L e 1.5L para a versão hatch e 1.5L para o sedã.  

Os motores 1.3L e 1.5L, ambos 16V Flexfuel, trazem a tecnologia de duplo comando de válvulas variável Dual VVT-i da Toyota, que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível, prometendo resultar em melhor desempenho e menor consumo. 

Para equipar o Yaris, os engenheiros da Toyota trabalharam em melhorias nos propulsores que os fizeram render mais potência do que no Etios. Para isso, um novo sistema de exaustão foi exclusivamente redesenhado para o Yaris e um novo processo de recalibração para a carroceria e o novo trem de força foi realizado. 

Sendo assim, temos: 

- 1.3L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 101 cv a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 94 cv, a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de 12,9 kgfm (com etanol) e de 12,5 kgfm (com gasolina), sempre a 4.000 rpm. Em comparação com o Etios, o ganho foi de 3 cv e 0,2 kgfm de torque com etanol e de 6 cv com gasolina em comparação com o Etios. 

- 1.5L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 110 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 105 cv, a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração, a 4.000 giros, é de 14,9 kgfm (com etanol) e de 14,3 kgfm (com gasolina). Para esta motorização, o ganho de potência também foi de 3 cv e 0,5 kgfm de torque com etanol e de 3 cv com gasolina em comparação com o Etios. 

Ambos os propulsores são construídos com bloco e cabeçote de alumínio, e prometem oferecer a combinação entre desempenho e durabilidade. Além disso, o sistema de propulsão do Yaris conta com sistema ETCSi de abertura da borboleta do acelerador, que corrige acelerações desnecessárias, garantindo eficiência na combustão com maior economia e acelerações mais rápidas. 

Ainda falando de motores, o sistema flex com aquecimento de combustível inteligente reconhece a necessidade e aquece o combustível para uma partida imediata e sem falhas. 

SUSPENSÃO 

Na parte dianteira, o Yaris tem a suspensão McPherson com batente hidráulico, que evita batidas secas quando a roda desce ao limite do curso do amortecedor. 

Tanto o sistema de suspensão frontal quanto o traseiro tiveram a altura elevada em 13 mm em comparação com o projeto global do Yaris. Com isso, o carro está apto para encarar o perfil de solo brasileiro. Na traseira, foi adotado o eixo de torção com barra estabilizadora. 

AMORTECEDOR  

Principal lançamento da Toyota para 2018, o Yaris possui um amortecedor equipado com a tecnologia Multi-Tuned Valve (MTV), um sistema de válvulas projetado a fim de proporcionar uma ampla gama de ajustes e otimizar a performance de ruído. 

Em comparação com as válvulas passivas convencionais, a tecnologia desenvolvida apresenta rendimento e durabilidade superior, possibilitando o equilíbrio ideal entre o controle do veículo e o conforto do condutor. 

SEGURANÇA 

O Yaris conta com importantes componentes de segurança, presentes nos mais recentes modelos da frota circulante no Brasil, como controle de tração (TRC), estabilidade (VSC) e assistente de subida em rampa (HAC), freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistente de frenagem (BAS). 

Além disso, o modelo ainda conta com melhor calibração dos freios, os componentes mecânicos do cilindro mestre foram ajustados para proporcionar uma curva de frenagem mais suave e melhor controle.  

CONCORRENTES 

Com as carrocerias hatch e sedan, o Toyota Yaris disputa espaço no mercado com grandes modelos, como o Volkswagen Novo Polo, Fiat Argo, Hyundai HB20 e Peugeot 208 na primeira categoria, e Hyundai HB20S, Volkswagen Virtus, Fiat Cronos, Chevrolet Prisma – em sua versão LTZ, topo de linha –, Honda City, Nissan Versa e Chevrolet Cobalt.  

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Lançamentos
Lançamentos
Peugeot traz pela primeira vez o Peugeot E-208 GTi, promove test-drives dos novos 208 e 2008 GT híbridos e apresenta sua visão futurista no Salão do Automóvel de São Paulo
Lançamentos
Lançamentos
Geely EX2: o elétrico urbano mais eficiente do Brasil chega com tração traseira e foco técnico em desempenho e equilíbrio
Lançamentos
Lançamentos
Novo Jetta GLI 2025: Volkswagen inicia vendas do sedã esportivo com motor EA888 e diferencial eLSD